íNdice de desenvolvimento humano

Post on 07-Jun-2015

1.986 views 0 download

Transcript of íNdice de desenvolvimento humano

Índice de Desenvolvimento Humano

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que

engloba três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida. É uma maneira

padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. O índice foi

desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo

usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

no seu relatório anual.

Coeficiente de Mortalidade

Relação entre a freqüência absoluta de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer. Pode ser geral, quando inclui todos os óbitos e toda a população da área em estudo, e pode ser específico por idade, sexo, ocupação, causa, etc... 

Mortalidade Infantil:Mortalidade infantil consiste no óbito de crianças durante o seu primeiro ano de vida e é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil que consiste na mortalidade infantil observada durante um determinado período de tempo, normalmente um ano, referida ao número de nascidos vivos do mesmo período

Expectativa de Vida

Numa dada população, expectativa de vida à nascença ou expectativa de vida é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas no momento (ano de observação). É calculada tendo em conta, além dos nascimentos e obituários, o acesso a saúde, educação, cultura e lazer, bem como a violência, criminalidade, poluição e situação econômica do lugar em questão. Também é o número de anos que em média, uma pessoa terá probabilidade de viver

O que é ter Saúde? Ter saúde não é só estar sem doenças ou enfermidades. Ter saúde é estar se

sentindo bem nas dimensões biológica, psíquica e social. Significa estar interagindo com plena consciência no meio em que estou inserido, sem colocar em risco a qualidade de vida. Corpo e mente têm de estar atendidos num contexto geral e aí uma das questões fortemente ligadas à saúde é a dos direitos sexuais, pois a sexualidade também determina nossa forma de interagir e estar integrado de forma saudável ao ambiente.

Saúde:Um bem pra toda Vida

Para ter saúde, o mais importante é lembrar, no dia-a-dia, dos pequenos cuidados que podemos ter para construir um organismo forte e resistente.

O bem-estar não acontece por acaso, ele vem de noites bem dormidas, de uma alimentação correta e saudável, da ausência de vícios, dos bons hábitos, de exercícios físicos e de uma mente tranqüila e bem disposta. É simples, a prevenção é o melhor remédio.

É importante saber que devemos trabalhar, estudar, nos esforçar, porém, devemos também praticar momentos de lazer e relaxamento junto à família ou amigos.

Vacinas, exames preventivos, visitas periódicas ao dentista, ginástica, disciplina, tudo isso deve fazer parte de uma rotina de cuidados permanentes. Mas, se por acaso a saúde estiver em risco, lembre-se: nada melhor que o acompanhamento de um especialista: médico, dentista, psicólogo, etc. Vale a pena fazer tudo para manter aquele brilho saudável no olhar.

Expectativa de Vida á 30 anos atrás e atualmente

O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de "revolução demográfica". No último meio século, a expectativa de vida aumentou em cerca de 20 anos. Se considerarmos os últimos dois séculos, ela quase dobrou.

A expectativa de vida ao nascer aumentou de 46,5 anos, em 1950-1955, para 65, em 1995-2000. O Brasil acompanhou essa evolução, estando sempre um pouco acima da média mundial: 50,9 anos em 1950-55 para 67,2 em 1995-2000 - mas um pouco abaixo da média da América Latina (de 51,4 a 59,3 anos). A diferença entre os países mais e menos desenvolvidos vem diminuindo: de uma distância de 25,2 anos entre as expectativas de vida dos dois grupos em 1950-55 (41 contra 66,2 anos), a diferença caiu para 12 anos, menos da metade (62,9 contra 74,9).Essa queda é inevitável, dada a tendência de envelhecimento global, pois as expectativas de vida dos países muito velhos crescem menos naturalmente.

Quais eram as principais causas de morte e quais são atualmente ?

1- Doenças do coração 2- Neoplasias 3-Doenças cerebrovasculares 4- Morte sem assistência médica 5 -Sintomas, sinais e achados anormais clínicos 6-Agressões 7- Diabetes mellitus 8- Doenças crônicas das vias aéreas inferiores 9- Acidentes de transporte 10- Pneumonia

No seu município, as políticas públicas preocupam-se em oferecer maneiras diversificas de práticas esportivas que atendam a população como um todo (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos?

A política estadual para esporte e lazer tem objetivos em investimentos de recursos para infra-estrutura dos espaço públicos de Mato Grosso do Sul .

Montar um painel ou apresentação multimídia com recortes de revistas que trazem receitas milagres para ficar em forma (mínimo 2 recortes), em seguida o grupo irá apresentar críticas sobre o produto pesquisado.    

É comum que uma pessoa que deseja emagrecer procure a farmácia em busca de uma solução rápida, como se tomar determinado “remédio” fosse o necessário para alcançar o seu peso ideal achando que, se deu certo com um “colega” dará também consigo. Porém, por trás dessa ilusória rápida perda de peso, se escondem efeitos colaterais e insucesso.

Várias pesquisas já mostraram isso, que somente o uso de drogas para emagrecer não é suficiente para uma perda de peso permanente, saudável e eficiente.

Resumindo : a melhor busca para emagrecer, é procurando um especialista neste caso , como um nutricionista. Para que o tratamento de emagrecimento seja saudável.