INFORMATIVO DA ASSINTEC - Disciplina · bem como preparadas as flores e perfumes da lavação. Dia...

Post on 08-Nov-2018

220 views 0 download

Transcript of INFORMATIVO DA ASSINTEC - Disciplina · bem como preparadas as flores e perfumes da lavação. Dia...

INFORMATIVO DA ASSINTEC – 33

FESTAS RELIGIOSAS

LAVAÇÃO DAS ESCADARIAS DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO

ROSÁRIO - CURITIBA – PR

Valmir Biaca

A lavação das escadarias da Igreja do Rosário de São Benedito:

Festas Religiosas de Matriz Festas Religiosas de Matriz Africana.Africana.

Festa da Lavação da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos

Homens Pretos de São Benedito

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito.

Histórico: Apareceu para São Domingos de Gusmão, em 1208 e lhe entregou um rosário.

Tornou-se o ícone da luta contra oshereges.

Alemanha (1409): Primeira irmandade de N.S do Rosário, denominada : “Irmandade das Alegrias de Nossa Senhora para Irmãos e Irmãs do Rosário.

Lisboa (1478)surgiu a primeira Irmandadedo Rosário dos Brancos de Portugal.

Os portugueses adotaram como padroeira das navegações.

Brasil, em 1586, os jesuítas fundaram várias

irmandades do Rosário para congregar os escravos

dos engenhos.

Curitiba, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos

Homens Pretos de São Benedito foi inaugurada em

1737. Demolida em 1931 reconstruída em 1946,

guarda em sua fachada atual azulejos originários da

primeira construção.

A Igreja possui estilo Barroco. Era a terceira igreja de Curitiba, depois da Matriz e da Igreja da Ordem.

 Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos

Pretos em Salvador

Erguida entre 1704 e 1796, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi levantada por escravos e tingiu de azul o coração do Centro Histórico. Herança dos tempos anteriores à abolição, os fundos da igreja possui um cemitério de escravos. Está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Salvador

O interior tem uma rica decoração em entalhes e azulejos pintados com cenas diversas. Os altares são em estilo neoclássico, e ostentam finas estátuas do século XVIII, de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio de Cartegerona e São Benedito.

A lavação das escadarias da Igreja do Rosário de São Benedito: origens .

A lavação das escadarias da Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito teve início em 2009, no dia 20 de novembro. A cerimônia foi organizada pelo Centro Cultural Humaitá e Festival Paranaense do Samba, abrindo as comemorações do Dia da Consciência Negra em Curitiba.

A lavagem do Bonfim e a origem da lavagem na Igreja do Rosário.

Originalmente, a lavagem era um ato realizado por escravos. Aos poucos a lavagem se popularizou e se transformou numa festa, mobilizando milhares de pessoas.

O culto ao Senhor do Bonfim começa a assumir extraordinária importância em Salvador. Contudo, para os discípulos de religiões de matriz africana o culto é direcionado a Oxalá, sincretizado com o Senhor do Bonfim.

A lavagem acontece na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis.

Meios de divulgação da Festa

Em 2011, quando o mundo estácelebrando o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, o Centro Cultural Humaita realiza, em novembro, o ciclo de eventos CURITIBA AFRO para valorizar e dar visibilidade às artes e culturas de matriz africana no Paraná.

A primeira etapa do evento CURITIBA AFRO consiste na seleção de projetos de aplicação da Lei Federal 10.639/03, que determina o ensino da história e cultura indígena, africana e afrobrasileira em sala de aula.

Dia 19, as 15h, com Palestra sobre o “Afoxé”, termo que significa “O Poder da Palavra” e uma oficina de Toques, Cantigas e Traduções, onde serão apresentados os afoxés cantados na Lavação e no Cortejo que segue, bem como preparadas as flores e perfumes da lavação.

Dia 20, a celebração começa em um Culto Inter-Religioso, as 9h30, na Igreja do Rosário, e após a Lavação, um cortejo de Afoxé desce até o Pelourinho de Curitiba, passando pelas Gameleiras sagradas (Iroco) da Praça Tiradentes. A festa é uma homenagem à padroeira dos artistas e preservadores das culturas populares! No sincretismo, Nossa Senhora do Rosário representa Mamãe Oxum, a Senhora da doçura, da beleza e da riqueza.

Venha de branco, traga suas flores e sua alegria! A Lavação é uma festa aberta a todos!

Desta forma, a expressão “Curitiba de Todas as Gentes” ganha mais este contorno. Sejam todas e todos muito bem vindos à CURITIBA AFRO!

Serviço:18 de novembroPrêmio Orirerê – Cabeças IluminadasPremiação para projetos de ensino da história e cultura indígena, africana e afrobrasileira em sala de aula.Horário: 9h Local: Assembléia Legislativa do ParanáIngresso: gratuito***18 de novembroAulão de Dança AfroHorário:18hLocal: Praça Santos AndradeIngresso: gratuito***19 de novembro Seminário de Dança AfroRumos e Desafios da Dança AfroHorário: 9hLocal: Teatro Londrina, Memorial de CuritibaIngresso: gratuito

19 de novembro Afoxé – O Poder da PalavraPalestra com Babalorixá Jorge Kibanazambi, Acácio Lima e Iyá Gunã.Horário: 15hLocal: Teatro Londrina, Memorial de CuritibaIngresso: gratuito***19 de novembro Afoxé – O Poder da PalavraOficina de Toques, Cantigas e TraduçõesHorário: 16hLocal: Teatro Londrina, Memorial de CuritibaIngresso: gratuito***20 de novembro Lavação das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito (antiga Igreja dos Pretos)

Culto Inter-ReligiosoHorário: 9h30Local: Igreja do RosárioIngresso: gratuitoLavação das Escadarias e Cortejo de AfoxéHorário: 10h20Local: Escadarias da Igreja do RosárioIngresso: gratuito***27 de novembro Show Vozes NegrasEspetáculo poético-musical com personalidades da cena musical curitibana.Horário: 19hLocal: Teatro SESI CietepIngresso: R$15 e R$30

FESTAS AFRO:

IEMANJÁERÊS – Cosme e DamiãoORIXÁS...