Interpolar Valores Nulos e Negativos-refazer Para Postar

Post on 30-Jan-2016

24 views 0 download

description

arcgis

Transcript of Interpolar Valores Nulos e Negativos-refazer Para Postar

1

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO-CEDES

PROCEDIMENTO PARA INTERPOLAR VALORES NULOS E NEGATIVOS DAS IMAGENS SRTM NO ArcGis v10

EXTENSÃO 3D Analyst

José Francisco Ladeira Neto Data 11/2010

2

Introdução: Algumas imagens SRTM(s) vem com valores nulos e negativos, portanto o método aplicado neste procedimento visa por meio de edição e interpolação a retirada desses valores.

3

Índice: Abrindo Imagem SRTM no ArcGIS-ArcMap......................................................................04 a 06 Convertendo Imagem Raster em Shapefile Pontual.........................................................07 a 08 Editando Arquivo Pontual..................................................................................................09 a 15 Criando Arquivo TIN..........................................................................................................16 a 18 Criando Modelo Digital do Terreno-MDT..........................................................................19 a 21

4

Abrindo Imagem SRTM no ArcGIS-ArcMap

- Clicar com o botão do lado direito do mouse em Layers, clicar em Add Data ir até o Diretório onde está a imagem, selecionar e clicar em Add.

5

- Imagem SRTM aberta.

Obs.: observa-se que existem valores negativos na imagem e no canto superior direito valores nulos (células na cor branca).

6

- Detalhe do canto superior direito da imagem, onde há maior concentração de valores nulos.

7

Convertendo Imagem Raster em Shapefile Pontual - Abrir o Arc Toolbox – Conversion Tools, clicar na ferramenta Raster to Pont, na janela Raster to Pont em Input raster clicar na pasta, ir até o Diretório selecionar a imagem em Output point features, clicar na pasta para selecionar o Diretório de destino e dar nome ao shapefile, Ok.

Obs.: A conversão de raster para shapefile pontual, pode demorar dependendo do tamanho do arquivo raster.

8

- Arquivo pontual convertido, com falhas no grid regular, estas falhas são os valores nulos da imagem.

9

Editando Arquivo Pontual - Abrir o arquivo pontual, clicar no módulo Editor – Start Editing.

10

- Para retirar os valores negativos, clicar com o botão do lado direito do mouse no arquivo pontual, clicar em Open Attribute Table, com a tabela de atributos aberta, clicar no ícone no canto superior esquerdo em Table Options.

11

- Clicar em Select By Attributs.

12

- Na tela Select by Attributs, selecionar os valores negativos, clicar duas vezes em “GRD_CODE” (valor de z), clicar duas vezes no sinal de menor <, clicar em Get Unique Values na tela clicar duas vezes no número 0(zero), clicar Apply. Exemplo: “GRD_CODE” < 0

13

- Valores negativos selecionados, 1523 pontos, clicar na tecla DEL.

14

- Falhas no grid regular, estas falhas são os valores negativos extraídos da imagem.

15

- Salvar edição, clicar no módulo Editor – Save Edits.

Obs.: Dependendo do tamanho do arquivo pontual, pode levar algum tempo para salvar.

16

Criando Arquivo TIN - Triangular Irregular Network

- Abrir o arquivo pontual salvo, utilizando a extensão 3D Analyst, ferramenta Create TIN From Features, para criar o arquivo TIN. Na tela Create TIN From Features, em Layers habilitar o arquivo pontual em Height source,clicar na seta selecionar GRID_CDE (valor de z)em Triangulate as, clicar na seta selecionar mass points e em Tag value fiels, clicar na seta selecionar GRID_CODE (valor de z)em Output TIN, clicar na pasta para selecionar Diretório de destino e dar nome ao arquivo, Ok.

17

-TIN criado.

18

- Detalhes do TIN e da imagem SRTM com valores nulos. No TIN os valores nulos foram interpolados e também os espaços dos pontos negativos.

19

Criando Modelo Digital do Terreno-MDT - Abrir o TIN, utilizando a extensão 3D Analyst, ferramenta TIN to Raster, para criar nova imagem sem os valores nulos e negativos, na janela TIN to Raster em Input TIN, clicar na seta para selecionar o TIN em Output Raster, clicar na pasta para selecionar o Diretório de destino e digitar nome do arquivo raster em Output Data Type (optional), clicar na seta selecionar FLOAT em Method (optional), clicar na seta selecionar LINEAR em Sampling Distance (optional), clicar na seta selecionar CELLSIZE digitar tamanho da célula desejada 0.00083333333 = 90metros, Ok.

20

- Detalhe do Modelo Digital do Terreno-MDT criado a esquerda e da imagem SRTM a direita.

21

- Modelo Digital do Terreno-MDT sem os valores nulos e sem as células negativas.

Obs.: A imagem tem extensão .img, podendo ser exportada para .tif no ArcGis.