ky Trocadores de calor a placas BaseLine - · PDF fileTrocadores de calor a placas BaseLine...

Post on 07-Feb-2018

228 views 4 download

Transcript of ky Trocadores de calor a placas BaseLine - · PDF fileTrocadores de calor a placas BaseLine...

.

kyA melhor escolha para serviços em processo e utilidadesTrocadores de calor a placas BaseLine

BaseLine.

.

AplicaçõesResfriamento e aquecimento de laticínios, produtos de cervejaria,bebidas e produtos viscosos, bem como pasteurização em algumasaplicações.

Princípio de operaçãoO trocador de calor a placas é formado por um conjunto de placas demetal corrugadas com orifícios para passagem de dois fluidos entreos quais será feita a transferência de calor.

O conjunto de placas é montado entre uma placa de estrutura e umaplaca de pressão, sendo comprimido por parafusos de aperto.

As placas estão equipadas com uma gaxeta que veda o canal edireciona os fluidos para dentro de canais alternados. O número deplacas é determinado pela velocidade do fluxo, pelas propriedadesfísicas dos fluidos, pela queda de pressão e pelo programa detemperatura. As corrugações das placas promovem a turbulência dofluido, permitindo o apoio das placas contra a pressão diferencial.

EstruturaAs placas e a placa de pressão são suspensas por uma barra detransporte superior, sendo posicionadas por uma barra de orientaçãoinferior. As duas barras são fixas a uma coluna de apoio. Em tiposmaiores, alguns parafusos de aperto são equipados com arruelasdo rolamento de esferas para facilitar a abertura e fechamento daunidade. Esta estrutura é projetada somente para montagem em solo.Os pés padrão são presos.

Uma unidade pode conter diversas seções, separadas por placas deconexão com conexões intercambiáveis. (Não é válido para M3-Base).

PlacasA corrugação das placas permite a passagem entre as placas, agindode forma a apoiar cada placa contra outra adjacente aumentandoa turbulência, resultando em uma transferência térmica eficaz. Osbocais e juntas de canto são dispostos de forma que os dois meiosfluam através de canais alternados.

As placas possuem um padrão em V para máxima resistência em altaspressões de trabalho. Encontram-se disponiveis diferentes designsde entalhe para se obter a transferência térmica ideal e uma baixaperda de pressão.

Uma área de distribuição exclusiva permite uma vazão eficaz sobre asuperfície das placas.

As placas são reversíveis e possuem fluxo paralelo, o que significa queapenas um tipo de placa é necessário.

Princípio de fluxo do trocador de calor a placas.