Letras e LivrançasLetras e Livranças Secundária de Paços de Ferreira 6 Requisitos da...

Post on 23-Apr-2018

219 views 3 download

Transcript of Letras e LivrançasLetras e Livranças Secundária de Paços de Ferreira 6 Requisitos da...

Escola Secundária de Paços de Ferreira

1

Letras e LivrançasLetras e LivrançasLetras e LivrançasLetras e Livranças

Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:Trabalho realizado por:Trabalho realizado por: Sandra Costa Nº 15 10ºS

Cátia Nunes Nº 15 10ºS Maio 2008

Escola Secundária de Paços de Ferreira

2

ÍndiceÍndiceÍndiceÍndice Introdução…………………………………………………………………………………………………………………..3 Letra……………………………………………………………………………………………………………………………..4 Intervenientes na letra…………………………………………………………………………………………….5 Requisitos da letra…………………………………………………………………………………………………….6 Formas de transmissão da letra……………………………………………………………………………..7 Época de pagamento da letra…………………………………………………………………………………..8 Endosso………………………………………………………………………………………………………………………..9 Livrança………………………………………………………………………………………………………………………10 Preenchimento da Livrança…………………………………………………………………………………….11 Existem dois tipos fundamentais de livranças…………………………………………………..12 Desconto da livrança……………………………………………………………………………………………….13 Vencimento e pagamento o vencimento pode ser………………………………………………14 Operações Bancárias……………………………………………………………………………………………….15 O que é um banco?.......................................................................................................16 Tipos de bancos………………………………………………………………………………………………………..17 A importância da actividade bancária no desenvolvimento das outras actividades…………………………………………………………………………………………………………………18 Caracterização das operações passivas e activas……………………………………………..19 Tipos de contas………………………………………………………………………………………………………..20 Procedimentos para a abertura de uma conta…………………………………………………...21 Conclusão……………………………………………………………………………………………………………………22

Escola Secundária de Paços de Ferreira

3

IntIntIntIntrrrroduçoduçoduçoduçãoãoãoão Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de técnico de

secretariado, que tem como objectivo falar de letras, livranças e operações bancárias, pois foi o tema tratado no módulo 9.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

4

LetraLetraLetraLetra

A letra é um título de crédito à ordem, sujeito a formalidades, através das quais uma pessoa sacador – ordem à outra, que lhe pague a si ou a terceiro – tomador – uma certa importância em determinada data.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

5

Intervenientes nIntervenientes nIntervenientes nIntervenientes na letraa letraa letraa letra

Os intervenientes na letra são:Os intervenientes na letra são:Os intervenientes na letra são:Os intervenientes na letra são:

SSSSacadoracadoracadoracador: pessoa que dá a ordem de pagamento e portanto, emite o saque (credor). S S S Sacado:acado:acado:acado: pessoa a quem é dada a ordem de pagamento (devedor). Aceitante:Aceitante:Aceitante:Aceitante: o sacado após ter concordado com o saque e ter assinado a letra. Tomador ou beneficiárioTomador ou beneficiárioTomador ou beneficiárioTomador ou beneficiário:::: pessoa a favor de quem ou á ordem de quem é dada ordem de pagamento. Endossante:Endossante:Endossante:Endossante: aquele que transfere os direitos constantes da letra para outra pessoa, através do endosso. Endossado:Endossado:Endossado:Endossado: aquele a quem os direitos são transmitidos. Avalista:Avalista:Avalista:Avalista: pessoa que se responsabiliza pelo pagamento da letra no todo ou em parte.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

6

Requisitos da letraRequisitos da letraRequisitos da letraRequisitos da letra A letra cA letra cA letra cA letra contém:ontém:ontém:ontém:

• A palavra «letra» inserta no próprio texto do título e expressa na língua emprega para a redacção desse título;

• O mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada; • O nome daquele que deve pagar (sacado); • A época de pagamento; • A indicação do lugar em que se deve efectuar o pagamento; • O nome da pessoa a quem ou á ordem de quem deve ser paga; • A indicação da data em que e o lugar onde a letra é passada; • A assinatura de quem passa a letra (sacador).

Escola Secundária de Paços de Ferreira

7

Formas de transmissãFormas de transmissãFormas de transmissãFormas de transmissãoooo da letra da letra da letra da letra

A letra mesmo que não contenha expressamente a cláusula “à ordem” é transmissível por meio de endosso.

Quando o sacador tiver inserido na letra as palavras não á ordem, ou uma expressão equivalente, a letra não pode ser endossada, sendo apenas transmissível pela forma e com os efeitos de uma cessão ordinária de créditos.

As formas de transmissão são:As formas de transmissão são:As formas de transmissão são:As formas de transmissão são: AceiteAceiteAceiteAceite:::: Acto pelo qual o sacado opõe a sua assinatura na letra,

tornando-se responsável pelo seu pagamento na data designada. Aval:Aval:Aval:Aval: Garantia dada a favor de um interveniente na letra de que o seu

pagamento total ou parcial será efectuado. O aval pode revestir duas formas que são:O aval pode revestir duas formas que são:O aval pode revestir duas formas que são:O aval pode revestir duas formas que são: Aval completo:Aval completo:Aval completo:Aval completo: Constituído pela assinatura do avalista precedida das seguintes fórmulas, “bom para aval”, “por garantia”, ou outro que claramente exprimam a mesma intenção de garantir o pagamento da letra. Aval incompleto:Aval incompleto:Aval incompleto:Aval incompleto: Constituído pela simples assinatura do avalista aposta na fase anterior da letra, desde que tal assinatura não seja do sacador nem do aceitante.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

8

Época de pagamento da letraÉpoca de pagamento da letraÉpoca de pagamento da letraÉpoca de pagamento da letra Vencimento e pagamento:Vencimento e pagamento:Vencimento e pagamento:Vencimento e pagamento: À vista:À vista:À vista:À vista: A letra é pagável à apresentação e deve ser apresentada a pagamento dentro do prazo de um ano, a contar da sua data. A termo de vista: A termo de vista: A termo de vista: A termo de vista: Vencimento a termo de vista -a letra vence-se no prazo nela indicado, contando-se este a partir do aceite ou da data do protesto por falta de aceite. Termo de dataTermo de dataTermo de dataTermo de data: : : : A letra vence-se decorrida o prazo nela estabelecido, que se calcula a partir da data do saque. Em dia fixo:Em dia fixo:Em dia fixo:Em dia fixo: A letra vence-se no dia estipulado.

Protesto da letraProtesto da letraProtesto da letraProtesto da letra Protesto por falta de aceiteProtesto por falta de aceiteProtesto por falta de aceiteProtesto por falta de aceite – quando o sacado se recusa a aceitar a

letra. Deve ser efectuado até ao dia do vencimento. Protesto por falta de pagamentoProtesto por falta de pagamentoProtesto por falta de pagamentoProtesto por falta de pagamento – Quando o aceitante não paga a letra. Deve ser efectuado nos dois dias úteis seguintes ao vencimento.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

9

EndossoEndossoEndossoEndosso Endossar uma letra significa transferir para outrem todos os direitos

dela emergentes. Formas de EndossoFormas de EndossoFormas de EndossoFormas de Endosso::::

Completo:Completo:Completo:Completo: Consiste em designar em qualquer parte da letra, ou numa folha em anexo o nome do novo proprietário da letra (o endossado) sobre a forma de “pague-se ao Sr. X, ou à sua ordem”, seguido da data e assinatura do endossante.

Incompleto ou em branco:Incompleto ou em branco:Incompleto ou em branco:Incompleto ou em branco: Para ser válido terá que conter no verso da letra ou numa folha em anexo a assinatura do endossante.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

10

LivrançaLivrançaLivrançaLivrança A Livrança é um documento através do qual o subscritor ou signatário

se compromete a pagar a um beneficiário ou à ordem deste um determinado valor (valor nominal da livrança) numa determinada data (data de vencimento).

Escola Secundária de Paços de Ferreira

11

Preenchimento da LivrançaPreenchimento da LivrançaPreenchimento da LivrançaPreenchimento da Livrança

• Nome e morada do sacador; • Local de pagamento/domicilio; • Local e data de emissão; • Valor por extenso; • Importância (indicação da importância em algarismos; • Vencimento; • Ordem de pagamento; • Assinatura do subscritor; • Nome e morada do subscritor; • Número de identificação bancária; • Numero da Livrança; • Imposto selo.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

12

Existem dois tipos fundamentais de livranças:Existem dois tipos fundamentais de livranças:Existem dois tipos fundamentais de livranças:Existem dois tipos fundamentais de livranças: ComerciaisComerciaisComerciaisComerciais As livranças comerciais titulam créditos originados por operações comerciais efectuadas entre dois agentes económicos. FinanceirasFinanceirasFinanceirasFinanceiras As livranças financeiras, mais comuns em Portugal, destinam-se basicamente a sustentar operações bancárias de concessão de crédito.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

13

Desconto da livrançaDesconto da livrançaDesconto da livrançaDesconto da livrança Não é necessário o tomador da livrança esperar pela data do seu

vencimento, para receber a importância nele estipulado, podendo negociar com o banco o seu desconto, sendo obrigado a pagar os respectivos juros que incidem sobre os dias que faltam até à data de vencimento inscrito na livrança.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

14

Vencimento e pagamento o vencimento pode ser:Vencimento e pagamento o vencimento pode ser:Vencimento e pagamento o vencimento pode ser:Vencimento e pagamento o vencimento pode ser: À vista; A termo de vista; A termo de data; Em dia fixo.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

15

Operações BancáriasOperações BancáriasOperações BancáriasOperações Bancárias

Escola Secundária de Paços de Ferreira

16

O que é um banco?O que é um banco?O que é um banco?O que é um banco?

Banco é uma instituição financeira que aceita depósitos e concede empréstimos. Dentre as principais funções dos bancos actualmente podemos destacar:

- Depósitos: são as contas correntes ou poupança realizadas pelos correntistas;

- Transacções: aceite de cheques, transferências entre contas correntes e pagamentos;

- Empréstimos;

- Cofres: guarda de valores para seus clientes;

- Câmbio: troca de moedas estrangeiras.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

17

Tipos de bancosTipos de bancosTipos de bancosTipos de bancos

Banco Comercial;

Banco de Investimento;

Banco de Desenvolvimento;

Banco Misto.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

18

A importância da actividade bancária no A importância da actividade bancária no A importância da actividade bancária no A importância da actividade bancária no desenvolvimento das oudesenvolvimento das oudesenvolvimento das oudesenvolvimento das outras actras actras actras actividadestividadestividadestividades

É com os depósitos, as transacções e os empréstimos que um país se desenvolve e se desenvolve.

Escola Secundária de Paços de Ferreira

19

CaracterizaçCaracterizaçCaracterizaçCaracterização das ão das ão das ão das operações passivas e activasoperações passivas e activasoperações passivas e activasoperações passivas e activas Operações bancárias: activas e a curto prazo:

• O desconto • O redesconto • O reporte • A antecipação sobre títulos de mercadorias • A abertura de crédito em conta corrente • O crédito por aceite, por aval e outras garantias

Operações bancárias passivas:

• Os depósitos à ordem, a prazo e com pré-aviso • A colocação de títulos • A emissão do papel-moeda • Outras operações bancárias passivas

Escola Secundária de Paços de Ferreira

20

Tipos de contasTipos de contasTipos de contasTipos de contas

• CDB • Poupança • Conta corrente • Conta bancária vinculada

Escola Secundária de Paços de Ferreira

21

Procedimentos para a abertura de Procedimentos para a abertura de Procedimentos para a abertura de Procedimentos para a abertura de uma contauma contauma contauma conta Dispor da quantia mínima exigida pelo banco, preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente, e apresentar os originais dos seguintes documentos:

• No caso de pessoa física: - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como carteira profissional, carteira de trabalho ou certificado de reservista); - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e - comprovante de residência.

• No caso de pessoa jurídica: - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial); - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentarmos a conta; - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Escola Secundária de Paços de Ferreira

22

ConclusConclusConclusConclusãoãoãoão Com este trabalho consegui adquirir mais conhecimentos sobre o tema e foi também bastante importante, visto que é um tema que nos vai ajudar no futuro como secretários.