LÍNGUA 6º ANO PORTUGUESA PROF.ª RISONILDE ARAÚJO...Marque a alternativa que apresenta uma...

Post on 07-Nov-2020

3 views 0 download

Transcript of LÍNGUA 6º ANO PORTUGUESA PROF.ª RISONILDE ARAÚJO...Marque a alternativa que apresenta uma...

LÍNGUAPORTUGUESA 6º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL

PROF.ª SHEILA RODRIGUES

PROF.ª RISONILDE ARAÚJO

Unidade ITecnologia – Corpo, movimento e linguagem na era da informaçãoAula 10.1Revisão e Avaliação

AULA

2

Classificação da palavra quanto ao número de sílabasSílaba é um ou mais fonemas pronunciados em uma só voz, toda sílaba tem como base uma vogal. A classificação das sílabas pode variar quanto ao número de sílabas, ou quanto à posição da sílaba tônica.

REVISÃO 1

3

monossílabas uma sílaba

dissílabas duas sílabas

trissílabas três sílabas

polissílabas

cão

ta

ma

tar

hi

ca

ta

po

co

ru

ga

ta mo

tu

quatro ou mais sílabas

REVISÃO 1

4

Quanto à quantidade de sílabas: - Monossílabos: tem somente uma sílaba. Exemplo: um, cor, sol- Dissílabos: tem duas sílabas. Exemplo: ca-sa, cha-ve, ór-gão, pi-pa- Trissílabos: tem três sílabas. Exemplos: ca-der-no, ca-ne-ta, cin-zei-ro- Polissílabos: tem mais de três sílabas. Exemplo: ma-ra-cu-já, in-fe-liz-men-te

REVISÃO 1

5

Classificação das palavras quanto à posição da sílaba tônica.Sílaba tônica é a pronunciada com mais intensidade, nem sempre a sílaba tônica leva um acento gráfico. De acordo com a localização da sílaba tônica podemos classificar as palavras como:

REVISÃO 1

6

JA - CA CA

RÉ JU

JA HISLA RIA

NE TÓ

CU - LOS

Ó

MA-TE

TI-CA

REVISÃO 1

7

Oxítonas: quando a sílaba tônica é a última da palavra. Exemplo: ma-ra-cu-já, ca-fé, re-com-por Paroxítonas: quando a sílaba tônica é a penúltima da palavra. Exemplo: ca-dei-ra, ca-rá-ter, mei-as Proparoxítonas: quando a sílaba tônica é a antepenúltima da palavra. Exemplo: sí-la-ba, me-ta-fí-si-ca, lâm-pa-da

REVISÃO 1

8

1. Marque a alternativa que apresenta uma palavra que não é monossílaba. a) quem, jáb) mar, florc) pá, temd) quem, mãoe) pé, ali

REVISÃO 1

9

2. Com relação ao número de sílabas, marque a única alternativa que não apresenta apenas palavras TRISSÍLABAS. a) leitura, espelho, iguanab) Observar, aposta, guaritac) Arlindo, mosquito, canelad) Olinda, sacada, floreirae) caneca, aguei, carnaval

REVISÃO 1

10

3. A palavra BAÚ pode ser assim classificada: a) monossílaba, ditongo, oxítonab) monossílaba, hiato, paroxítonac) dissílaba, hiato, oxítonad) dissílaba, ditongo, paroxítonae) monossílaba, hiato, proparoxítona

REVISÃO 1

11

4. Com relação à classificação da palavra DESCONTROLADO, quanto ao número de sílabas, podemos dizer que se trata de uma palavra:

a) pentassílabab) proparoxítonac) paroxítonad) polissílabae) polissêmica

REVISÃO 1

12

Classifique em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

a) Separados: se-pa-ra-dos b) Urubu: u-ru-bu c) Linguiça: lin-gui-ça d) Magnetismo: mag-ne-tis-mo e) Lírios: li-rios f) Assassinato: as-sas-si-na-to g) Obcecado: ob-ce-ca-do

INTERATIVIDADE

13

Descrição objetivaO objetivo principal é relatar as características do que vai ser descrito de modo preciso, isentando-se de comentários pessoais ou atribuições de quaisquer termos que possibilitem as múltiplas interpretações. A garota era loura, olhos azuis, extrovertida, dinâmica e inteligente. Entrou na passarela, demonstrou toda a sua competência e sagrou-se como vencedora.

REVISÃO 2

14

Descrição objetiva preocupa-se com a exatidão dos detalhes e com a precisão dos vocábulos. Qual dos dois fragmentos melhor exemplifica a descrição objetiva? Por quê?

REVISÃO 2

15

“Mônica tem 1,65 de altura e 50 kg. Branca, olhos claros, cabelos castanhos, compridos e lisos.”

“O sujeitão, que parecia um carro de boi cruzando com trem de ferro, já entrou soltando fogo pela folga do dente de ouro.” (José Cândido de Carvalho)

REVISÃO 2

16

Descrição de pessoas:- Aspectos físicosGênero, idade, cor de pele, cabelos, olhos, boca, etc.Descrição de objetos:- ângulo em que ele está;- espaço;- relação entre objeto e observador;- peso do objeto, textura, forma, cor etc.

REVISÃO 2

17

“A cama larga, coberta com uma colcha rendada, ocupava quase todo o quarto aconchegante com suas almofadas de seda e paredes cobertas de retratos familiares [...] Os retratos familiares eram antigos, amarelados e convencionais com seus grupos de homens e mulheres de preto, cercados de crianças de cachos e botinhas.”

Telles, Lygia Fagundes. As meninas. Rio de janeiro: Rocco, 1998.

REVISÃO 2

18

Descrição subjetivaA subjetiva - perfaz-se de uma linguagem mais pessoal, na qual são permitidas opiniões, expressão de sentimentos e emoções e o emprego de construções livres em que revelem um “toque” de individualismo por parte de quem a descreve.

REVISÃO 2

19

Descrição de pessoas:- Aspectos psicológicosSão as características emocionais e mentais do ser: comportamento, qualidade, defeito, personalidade, caráter, virtude e preferência.“Dona Cômoda tem três gavetas. E um ar confortável de senhora rica. Nas gavetas guarda coisas de outros tempos, só para si. Foi sempre assim, dona Cômoda: gorda, fechada, egoísta.” (Mário Quintana)

REVISÃO 2

20

Frases imperativas: as que expressam ordens; proibições; conselhos, convite, pedido.Ex: Traga isso pra mim! Silêncio! Não venha para cá! Economize água! Preserve a natureza! Venha a minha festa de aniversário! Traga-me uma xícara de café!

REVISÃO 2

21

Frases exclamativas: expressa estado de emoção, apresentam exclamação.Ex: Que prova fácil! Este bolo está uma delícia!

REVISÃO 2

22

Frase exclamativa

“Amar ao próximo”!

Esse é meio batido, né?

Um conceito que abale o mun-do velho e traga

esperança? Mas não foi testado

ainda...

E então, alguma ideia para um novo pensamento?

REVISÃO 2

23