LÍNGUA 7º ANO1. O que faz deste texto um poema? DESAIO DO DIA 11 Poema É um gênero textual com...

Post on 23-Jul-2020

5 views 0 download

Transcript of LÍNGUA 7º ANO1. O que faz deste texto um poema? DESAIO DO DIA 11 Poema É um gênero textual com...

LÍNGUAPORTUGUESA

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS7º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IICultura: a pluralidade na expressão humana

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 17.1Conteúdos

• Estudos textuais: Poema • O predomínio da forma no poema: Conceito, Rima,

Estrofe e Verso.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeConhecer o gênero textual poema e identificar suas características.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Pronomes indefinidosSão aqueles que fazem referências vagas, imprecisas e genéricas a substantivos (3a. pessoa)Qualquer candidato deverá chegar na hora, quaisquer que sejam suas dificuldades.

REVISÃO

5

Pronomes indefinidosvariáveis: algum, nenhum, todo, outro, certo, vário, tanto, quanto, qualquer, qual, bastante, muito, pouco.invariáveis: alguém, ninguém, outrem, tudo, nada, algo, cada, que, quem.

REVISÃO

6

Pronomes indefinidosAlgo, tudo e nada referem-se a coisas; alguém, ninguém e outrem referem-se a pessoas. Mais, menos e cada podem se referir a coisas ou pessoas.

Cada família.Cada coisa.

REVISÃO

7

Morfossintaxe do pronome indefinidoOs pronomes indefinidos podem acompanhar ou representar um substantivo. Serão respectivamente pronomes adjetivos ou pronomes substantivos e desempenharão funções sintáticas típicas do adjetivo e do substantivo:

REVISÃO

8

Os pronomes alguém, ninguém, outrem, algo e nada sempre têm valor de substantivo.

Alguém pegou a minha caneta!

Alguns candidatos faltaram à prova.

REVISÃO

9

Pronomes interrogativosSão os pronomes indefinidos que, quem, qual, quanto e (o) que quando empregados em frases interrogativas diretas ou indiretas.

Quantos anos você tem?

REVISÃO

10

Leia: AS POMBASRaimundo Correia

Vai-se a primeira pomba despertada...Vai-se outra... mais outra... enfim dezenasDe pomba vão-se dos pombais, apenasRaia sanguínea e fresca a madrugada…

1. O que faz deste texto um poema?

DESAFIO DO DIA

11

PoemaÉ um gênero textual com características específicas: versos, sonoridades (rimas, ritmo, jogos sonoros com palavras).

AULA

12

Poema - Círculo Vicioso

AULA

13

PoemaConstrução:

• versos; • estrofes; • exploração das palavras como recursos visuais.

AULA

14

PoemaIntenção

• sensibilizar; • provocar emoções e sentimentos.

Linguagem • Musicalidade; • Combinações sonoras com as palavras; • Ritmo; • Linguagem figurada.

AULA

15

Violões que choramJoão da Cruz e Sousa Vozes veladas, veludosas vozes,Volúpias dos violões, vozes veladas,Vagam nos velhos vórtices velozesDos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

AULA

16

Poema Haicai: forma de poema, surgida no Japão no século XVI, composta de três versos. Geralmente relaciona natureza a aspectos da existência humana; valoriza o momento; é como um flagrante do olhar sobre um detalhe da natureza.HAICAIEstrela BoniniTempestade fazAs três pás do moinhoPerderem a paz.

AULA

17

Leia o Haicai.HAICAI

Estrela Bonini

Tempestade fazAs três pás do moinhoPerderem a paz.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

18

1. O haicai quase sempre faz um flagrante de um momento. Qual é o flagrante que, provavelmente, a poetisa quis expressar? a) Um momento de paz que pode vir a ser perturbado.b) Um momento de agitação que precisa de paz.

c) Um momento de incerteza que faz pensar em tempestade.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

19

2. Transcreva as palavras que rimam, isto é, que repetem o som final.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

20

O predomínio da forma no poema: o verso O verso é uma sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica, correspondente em geral a uma linha do poema.

AULA

21

ALÉM DA TERRA, ALÉM DO CÉU Além da Terra, além do Céu,no trampolim do sem-fim das estrelas,no rastro dos astros,na magnólia das nebulosas.Além, muito além do sistema solar,até onde alcançam o pensamento e o coração,vamos!

AULA

22

vamos conjugaro verbo fundamental essencial,o verbo transcendente, acima das gramáticase do medo e da moeda e da política,o verbo sempreamar,o verbo pluriamar,razão de ser e de viver.Carlos Drummond de Andrade ANDRADE, C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro:

Nova Aguilar, 2002.

AULA

23

O predomínio da forma no poema: a estrofe Estrofe ou estância é o agrupamento de versos.

AULA

24

O predomínio da forma no poema: a rima Em um texto não literário, a ocorrência de rima pode ser considerada um uso inadequado da língua. Sem saber a razão da confusão, o rapaz correu e foi tomado por ladrão. Acabou indo para a prisão.

AULA

25

O predomínio da forma no poema: a rima

Rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora de palavras no final de versos (rima externa) e, às vezes, no interior de versos (rima interna).

AULA

26

Leia os textos:RELÓGIO Diante de coisa tão doídaconservemo-nos serenos. Cada minuto de vidanunca é mais, é sempre menos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

Ser é apenas uma facedo não ser, e não do ser. Desde o instante em que se nascejá se começa a morrer.

(Cassiano Ricardo)

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

28

Rua de RimasGuilherme de Almeida A rua que eu imagino, desde menino, para o meu destino pequeninoé uma rua de poeta, reta, quieta, discreta, direita, estreita, bem feita, perfeita,com pregões matinais de jornais, aventais nos portais, animais e varais nos quintais;

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

29

e acácias paralelas, todas elas belas, singelas, amarelas,douradas, descabeladas, debruçadas como namoradas para as calçadas;e um passo, de espaço a espaço, no mormaço de aço baço e lasso;e algum piano provinciano, quotidiano, desumano, mas brando e brando,

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

soltando, de vez em quando, na luz rara de opala de uma sala uma escala clara que embala;e, no ar de uma tarde que arde, o alarde das crianças do arrabalde;

e de noite, no ócio capadócio, junto aos lampiões espiões, os bordões dos violões;e a serenata ao luar de prata (mulata ingrata que mata...);e depois o silêncio, o denso, o intenso, o imenso silêncio...

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

31

1. Na sua opinião, que características indicam que os textos lidos são poemas?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

32