LÍNGUA 7º ANO - centrodemidias.am.gov.br€¦ · Unidade IV Ciência: o homem na construção do...

Post on 11-Jul-2020

0 views 0 download

Transcript of LÍNGUA 7º ANO - centrodemidias.am.gov.br€¦ · Unidade IV Ciência: o homem na construção do...

LÍNGUAPORTUGUESA

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS7º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IVCiência: o homem na construção do conhecimento

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 38.1ConteúdoEstudos textuais: romance

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeConhecer o gênero textual romance e suas características.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Concordância verbal: regra geralO verbo e seu sujeito deverão concordar em número e pessoa. O aluno chegou à escola.Os alunos chegaram à escola.

REVISÃO

5

Concordância verbal: verbos dar, bater, soarOs verbos DAR, BATER e SOAR, na indicação das horas, esses verbos concordam com o numeral.Bateu uma hora no relógio da catedral.

REVISÃO

6

Bateram doze horas no relógio da catedral.Soavam cinco badaladas na matriz.Deu uma hora ainda há pouco.

REVISÃO

7

Concordância verbal: verbos dar, bater, soarOs verbos dar, bater e soar, na indicação das horas, esses verbos concordam com o numeral. Quando o sujeito for determinado, entretanto, esses verbos concordarão com esse sujeito:

O relógio bateu doze badaladas.Os sinos deram uma hora.

REVISÃO

8

Concordância verbal: verbo EXISTIRO verbo existir é pessoal e, portanto, concorda com o seu sujeito. Em locução verbal, o verbo que o acompanha é que concorda com o sujeito.

REVISÃO

9

Aqui perto existem bons restaurantes.Devem existir mais dois aprovados que não constam da lista.

REVISÃO

10

Leia: Olhos de ressaca

Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, Tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...

DESAFIO DO DIA

11

Que gênero textual está presente no fragmento do texto apresentado?

DESAFIO DO DIA

12

RomanceRomance é uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.

AULA

13

Romances da literatura mundial

“Dom Quixote” de Miguel de Cervantes

AULA

14

Romances da literatura mundial

“Moby Dick” de Herman Melville

AULA

15

Romances da literatura mundial

“Orgulho e Preconceito” de Jane Austen

AULA

16

Romances da literatura mundial

“Os Maias” de Eça de Queiroz

AULA

17

Romances da literatura mundial

“O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Bronte

AULA

18

Romances da literatura mundial

“As Viagens de Gulliver” de Jonathan Swift e muito mais…

AULA

19

RomanceUm romance pode contar diferentes tipos de história, podendo ser denominado de “romance policial”, “romance de aventuras”, “romance regional”, “romance histórico”, “romance urbano”, “romance indianista” etc.

AULA

20

Romance: característicasSuas características são a narrativa longa, geralmente dividida em capítulos, os personagens variados em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pode apresentar espaço e tempo variados.

AULA

21

Romance: característicasOs personagens do romance são fictícios, vivendo acontecimentos imaginários. Os personagens centrais (heróis) passam a ser homens comuns vivendo dramas corriqueiros como complicações sentimentais, sociais ou financeiras.

AULA

22

Eles são abordados por inteiro, ficando a alma fraturada entre os desejos íntimos e a realidade quase sempre hostil, apresentando uma complexidade maior.

AULA

23

Romance: características Com o romance nasce a análise psicológica e o conflito interior dos personagens são temas recorrentes, além dos conflitos dos indivíduos com o mundo, sobretudo na luta contra as normas sociais e os preconceitos.

AULA

24

Romance: característicasSede de amor, de justiça e de dignidade humana que impelem ao desejo de mudança de um mundo, geralmente insensível e injusto são comumente abordados no romance. No entanto, o resultado desse esforço é, na maioria das vezes, o fracasso.

AULA

25

Desamparado, o personagem ou adere à ordem opressiva ou sucumbe à desilusão, à loucura e até à morte. Porém algumas obras do gênero o herói triunfa.

“A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.”

Machado de Assis

AULA

26

1. Defina, a partir dos conceitos de nossa aula, o que se entende por romance.2. Enumere três características do romance.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

27

1. Romance é uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.2. Características: Os personagens do romance são fictícios, vivendo acontecimentos imaginários. Os personagens centrais (heróis) passam a ser homens comuns vivendo dramas corriqueiros como complicações sentimentais, sociais ou financeiras, análise psicológica e o conflito interior dos personagens.

INTERATIVIDADE

28

Estrutura do romanceO romance pertence ao gênero narrativo da literatura, pois apresenta uma sequência de fatos interligados que ocorrem ao longo de certo tempo.

AULA

29

A marca principal desse tipo de texto é a relação temporal que se estabelece entre os fatos, mesmo que não sejam narrados na sequência temporal em que ocorreram, é sempre possível reconstituir essa sequência.

AULA

30

Estrutura do romanceUm romance apresenta quatro elementos em sua estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo.Narrador – aquele que conta o que aconteceu na história. Ele faz parte da narrativa, é um elemento da estrutura, não devendo ser confundido com o autor. O narrador pode ser uma das personagens e relacionar-se com outras. Nesse caso é um narrador em primeira pessoa.

AULA

31

Estrutura do romancePersonagens – são os elementos do texto que praticam as ações e provocam o desenvolvimento da história. São representações fictícias de seres humanos, que podem ser descritos do ponto de vista físico e psicológico. A personagem principal de um romance é chamada de protagonista.

AULA

32

Estrutura do romanceEnredo – é o nome que se dá a sequência dos fatos da narrativa. A palavra enredo vem de rede, o que sugere um entrelaçamento de fatos. O enredo apresenta situações de conflito e a partir dele se chega ao tema, que é o motivo central do texto.

AULA

33

Estrutura do romanceTempo – as ações das personagens acontecem no tempo. Num romance pode existir o tempo cronológico e o tempo psicológico. O tempo cronológico é o tempo exterior, marcado pela passagem das horas, dos dias etc.

AULA

34

Os fatos do enredo podem ser organizados numa sequência de antes e depois, isto é, numa sucessão temporal. O tempo psicológico é o tempo interior aquele que transcorre dentro das personagens. Por ser subjetivo, não pode ser medido ou calculado. É o tempo da memória, das reflexões.

AULA

35

Um romance apresenta quatro elementos em sua estrutura: narrador, personagem, enredo e tempo. Explique como se caracterizam estes elementos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

36

Gabarito da DLINarrador – aquele que conta o que aconteceu na história. Ele faz parte da narrativa, é um elemento da estrutura, não devendo ser confundido com o autor.Personagens – são os elementos do texto que praticam as ações e provocam o desenvolvimento da história. São representações fictícias de seres humanos, que podem ser descritos do ponto de vista físico e psicológico.

INTERATIVIDADE

37

Enredo – é o nome que se dá a sequência dos fatos da narrativa. A palavra enredo vem de rede, o que sugere um entrelaçamento de fatos. O enredo apresenta situações de conflito e a partir dele se chega ao tema, que é o motivo central do texto.Tempo – as ações das personagens acontecem no tempo. Num romance pode existir o tempo cronológico e o tempo psicológico. O tempo cronológico é o tempo exterior, marcado pela passagem das horas, dos dias etc. Os fatos do enredo podem ser organizados numa sequência de antes e depois, isto é, numa sucessão temporal.

INTERATIVIDADE

38