LÍNGUA EJA PROF.ª SHEILA RODRIGUES PORTUGUESA · 2019. 8. 8. · Provérbios São ditos populares...

Post on 08-Oct-2020

2 views 0 download

Transcript of LÍNGUA EJA PROF.ª SHEILA RODRIGUES PORTUGUESA · 2019. 8. 8. · Provérbios São ditos populares...

PROF.ª SHEILA RODRIGUES

PROF.ª RISONILDE ARAÚJO5.ªEJA FASE

LÍNGUAPORTUGUESA

Unidade IVCiências - O homem na construção do conhecimento

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 39.1ConteúdoGênero textual: Crônica e Ditados populares

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeReconhecer as características dos ditados populares e da crônica em textos e frases.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Variação fonética-fonológica, sintática, semântica e lexical.

Essa estrada vai pra São

Paulo?

Sei não, dotô... mais si ela fô

Vai fazê uma falta danada pra nóis!

REVISÃO

5

Variações linguísticas são diferenças que umamesma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com as condições sociais,culturais, regionais e históricas.

Variedade Linguística • norma culta ou padrão • variedades regionais • variedades sociais

REVISÃO

6

Qual o significado desse texto?

O que os olhos nãoveem o coração

não sente.

DESAFIO DO DIA

7

Ditados Populares

Ou provérbio ou ainda adágio é uma frase do popular, com um texto mínimo de autor desconhecido que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural.

Gato escaldadotem medo de

água fria.

AULA

8

Provérbios

São ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano.

Os provérbios são conhecidos como ditos populares e também constam nos textos sagrados chamados de Provérbios de Salomão.

AULA

9

Provérbios

Dai a César o que de César e a Deus o que é de Deus. (Mateus 22:21-Bíblia) Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

AULA

10

Ditados Populares

Filhos criados, trabalho dobrado. Deus ajuda quem cedo madruga. Quando um não quer, dois não brigam. O Pior cego é aquele que não quer ver. O preguiçoso trabalha dobrado.

AULA

11

Ditado Popular

Quem corre, cansa.Quem anda,

alcança.

AULA

12

Provérbio Chinês

"Para vencer na vida, exija muito

de si e pouco dos outros"

Confúcio

AULA

13

1. Qual o efeito de sentido desse ditado popular: “Não adianta chorar pelo leite derramado”.

Não adianta chorar pelo leite derramado

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

14

2. Diga um exemplo de um ditado popular de sua comunidade.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

15

Crônica

AULA

16

Crônica

É uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. A palavra crônica deriva do grego "chronos" que significa "tempo".

AULA

17

Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados à arte, esporte, ciência, etc. Suas principais características:

• Narrativas curtas; • Situações do cotidiano;

AULA

18

• Linguagem coloquial bem próxima da conversa informal; • Cenário ou ambiente; • Marcas temporais; • Foco narrativo: 1ª pessoa e em 3ª pessoa; • Podem ser: irônica, humorísticas, etc.

AULA

19

A bola(Luís Fernando Veríssimo)

AULA

20

A outra noite

Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:as. São Paulo: Ática, 1979.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

21

– O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.– Mas, que coisa. . .Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.– Ora, sim senhor. . .

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

22

E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse uma "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

(BRAGA, Rubem. A outra noite. In: PARA gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 1979.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

23

Após ler o texto, assinale a alternativa correta nas questões de 1 a 3. 1. a) Quais são os personagens da história? b) Onde acontece a narrativa?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

24

2. Como era a noite para o narrador?

a) Um luar apagado, mas com nuvens coloridas, uma paisagem real. b) Um luar obscuro, e as nuvens agitadas, uma paisagem medonha. c) Um luar alegre, e a nuvens calmas, uma paisagem de felicidade. d) Um luar lindo, e as nuvens lá de cima eram alvas, uma paisagem irreal.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

25

3. Considerando a maneira como é narrada, a reação do taxista (no final), pode-se inferir que ele ficou:

a) sensibilizado com a conversa. b) curioso por mais informações.c) agradecido com o presente. d) desconfiado com o pagamento.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

26