MANUAL DOS PRÉMIOS FUNDACOMfundacom.lat/wp-content/uploads/2018/01/MANUAL... · soal. IMAGEM &...

Post on 28-Feb-2018

214 views 1 download

Transcript of MANUAL DOS PRÉMIOS FUNDACOMfundacom.lat/wp-content/uploads/2018/01/MANUAL... · soal. IMAGEM &...

M A N U A L D O S P R É M I O S F U N D A C O M 2 0 1 8

Prémios Fundacom Lisboa 2018

2

18Perguntas frecuentes

19I Edição

05¿Como funcionam?

06Categorias

10Júris

12Galeria

14Regulamento

16Cerimónia

ÍNDICE

Prémios Fundacom Lisboa 2018

3

ÍNDICE

Prémios Fundacom Lisboa 2018

4

Prémios Fundacom Lisboa 2018

5

¿COMO FUNCIONAM?

REGULAMENTO II EDIÇÃO PRÉMIOS FUNDACOM LISBOA 2018

Os Prémios Fundacom reconhecem a ex-celência e as boas práticas de relações pú-blicas e comunicação organizacional em todos os seus aspetos – externos, internos e integrados – premiando os melhores pro-jetos de comunicação produzidos e divulga-dos nas línguas castelhana e/ou portuguesa.

Podem participar empresas públicas ou pri-vadas; agências de Comunicação / Relações Públicas; organismos Governamentais e profissionais.

Cada participante deverá entregar um dos-sier de apresentação que ilustre o melhor possível o projeto, os seus objetivos, os meios utilizados, etc.

Para más informação sobre os materiais a entregar, deverá con-sultar o regulamento da edição dos Pré-mios Fundacom co-rrespondente.

Prémios Fundacom Lisboa 2018

6 CAMPANHA EXTERNA

Conjunto de ações e respetivos suportes, in-tegrados de forma coerente, com o objetivo estratégico de agregar valor à imagem ins-titucional da organização junto do público externo.

— INDÚSTRIAS (SECTORES PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO)

— SERVIÇOS (SECTOR TERCIÁRIO)

— ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, ASSOCIAÇÕES E ONG

CAMPANHA INTERNA

Conjunto de ações e respetivos suportes, in-tegrados de forma coerente, com o objetivo estratégico de motivar, desenvolver ou po-tenciar o espírito de pertença dos públicos internos (colaboradores, acionistas, entre outros).

— CAMPANHA DE ÂMBITO TRANSNACIONAL

— CAMPANHA DE ÂMBITO NACIONAL

[CATEGORIAS]

As organizações podem candidatar-se a qualquer uma das 23 categorias dos Prémios Fundacom, as quais se agrupam, tematicamente, da seguinte forma:

Prémios Fundacom Lisboa 2018

7CAMPANHAS INTEGRADAS

Conjunto de ações desenvolvidas através de diversos canais e suportes de comunicação, dirigidas a públicos internos e externos com o mesmo conteúdo, com o objetivo de gerar reconhecimento, lealdade e reputação, de modo a aumentar o valor da marca e de apoiar a imagem corporativa da organização.

— CAMPANHA DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Conjunto de ações online e offline, integradas de maneira coerente, com o objetivo de gerir a comunicação durante uma mudança organizacional. Estas ações são dirigidas a audiências internas ou externas, e implementadas com  sentido estratégico e evolutivo.

— CAMPANHA DE REDES SOCIAIS

Conjunto de ações online, integradas com os objetivos estratégicos da comunicação da organização, desenvolvidas e aplicadas na construção, ampliação ou manutenção da relação da organização com os seus públi-cos nas redes sociais, ou através dos blogs institucionais ou de autor, que sejam objeto

de atualizações regulares e que apresentem conteúdo classificável para a comunicação organizacional.

— CAMPANHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Conjunto de ações e de suportes, integrados de maneira coerente, com o objetivo de vin-cular os valores da organização e de com-portamento social ou ambiental (coesão, sustentabilidade e diversidade).

EVENTO INTERNO

Ação previamente planeada, em tempo e local definidos, com os seus respetivos suportes e objetivos institucionais ou de motivação, dirigida exclusivamente ao público interno, tal como ações de formação ou teambuilding, celebrações, concursos, lançamentos, inaugurações, convenções, workshops e eventos culturais ou desportivos.

— ATÉ 500 COLABORADORES

— MAIS DE 500 COLABORADORES

Prémios Fundacom Lisboa 2018

8

EVENTO EXTERNO

Ação previamente planeada, em tempo e lo-cal definidos, com os seus respetivos supor-tes e objetivos institucionais ou promocio-nais, dirigida a públicos externos, tal como celebrações, concursos, lançamentos, inau-gurações, convenções, workshops e aconte-cimentos culturais ou desportivos.

— ATÉ 1000 PESSOAS

— MAIS DE 1000 PESSOAS

PUBLICAÇÕES

— RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Publicação, impressa ou digital, editada pela organização, que faça referência aos seus valores empresariais e ao seu compor-tamento social, ambiental ou económico.

— PUBLICAÇÃO EXTERNA

Suporte impresso ou digital, em formato revista ou jornal, de periodicidade regular e sem carácter comercial, que tenha diversi-dade temática e conteúdos de informação, de opinião ou de entretenimento, dirigido a um ou mais públicos externos.

— PUBLICAÇÃO INTERNA

Suporte impresso ou digital, em formato re-vista ou jornal, de periodicidade regular, e sem carácter comercial, que tenha diversi-dade temática e conteúdos de informação, de opinião ou de entretenimento, dirigido ao público interno.

— NEWSLETTER OU WEBLETTER

Suporte impresso ou digital, de periodicida-de regular ou não, com conteúdos breves e em especial informativo, dirigida a um pú-blico ou externo específicos, e distribuído pelos canais tradicionais ou digitais.

Prémios Fundacom Lisboa 2018

9

MULTIMÉDIA & DIGITAL

— RÁDIO E TELEVISÃO CORPORATIVAS

Canal de rádio ou televisão produzido pela organização, com programação e conteú-dos próprios e com difusão nos meios de comunicação de rádio ou televisão, dirigido ao público interno e/ou externo, sem fins comerciais.

— VÍDEO

Suporte audiovisual distribuído em formato físico ou através de Internet, com objetivos claros em matéria de comunicação organi-zacional, dirigido a uma audiência específi-ca, externa ou interna.

— COMUNICAÇÃO MÓVEL E APPS

Utilização de aplicações para smartphones e/ou tablets com objetivos de comunicação organizacional, dirigidos a públicos especí-ficos, internos ou externos. A candidatura deve ter instruções para fazer o download da aplicação.

— WEBSITE E BLOG

Suporte digital para internet, com conteúdos integrados coerentemente com os objetivos estratégicos em matéria de comunicação, e que é dirigida a um público permanente. No caso dos hotsites, o mesmo é dirigido a um público temporário, já que o mesmo perma-nece unicamente até à conclusão da ação, devendo aqui ter um objetivo estratégico claro de comunicação: evento, lançamento, questionário ou votação.

— INTRANET

Suporte digital para rede interna, com con-teúdos integrados de forma coerente com o objetivo estratégico principal de informar o público interno da organização. Igualmente pode permitir a gestão da informação pes-soal.

IMAGEM & DESIGN

— INFOGRAFIA E APRESENTAÇÃO VISUAL DE DADOS

Composição gráfica, cartoon e desenhos animados, desenhos ou gráficos publicados num dos suportes descritos nas categorias de 1 a 22. Não será analisado o contexto temático que a envolve, mas apenas a sua interação estética com o leitor.

CATEGORÍA EXTRA

— ESTRATÉGIA GLOBAL DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Conjunto de ações e de respetivos supor-tes, integrados de forma coerente com o objetivo estratégico de agregar valor à ima-gem institucional da organização junto dos públicos externos; e/ou de motivar, desen-volver e de potenciar o espírito de pertença dos públicos internos.

Prémios Fundacom Lisboa 2018

10

Os Prémios Fundacom têm como funda-mento a transparência e a imparcialidade. Os Júris destes prémios, pertencem aos países das associações que impulsionam a Fundacom, são personalidades reconheci-das, idóneas e imparciais.

O sistema de avaliação é simples e o mes-mo é realizado por Júris independentes à Organização dos Prémios e à Fundacom.

¿QUE CRITÉRIOS UTILIZA O JÚRI DURANTE A AVALIAÇÃO?

Avalia-se o foco estratégico e conceptual de cada projeto e como, segundo a estra-tégia implementada, tem-se em conta o seu desenvolvimento, assim como a integração das diversas ferramentas de comunicação.

Também se avalia a criatividade do projeto: o uso de novos métodos, técnicas ou estra-tégias, em conceito e execução; a continui-dade e a qualidade da comunicação com o grupo de foco; a gestão e a organização interna da campanha; os resultados decla-rados dos projetos contra os objetivos es-tabelecidos e os recursos utilizados para alcançar estes resultados.

¿O QUE AVALIAM OS JÚRIS?

Os júris avaliam os projetos com base nos materiais entregues pela empresa, organi-zação ou pelo profissional, durante o pro-cesso de candidatura.

JÚRIS

PRESIDENTES DO JÚRI

Prémios Fundacom Lisboa 2018

11

Prémios Fundacom Lisboa 2018

12

Um projecto coliderado por profissionais da comunicação de fala hispano-portuguesa no mundo.

Prémios Fundacom Lisboa 2018

13

Prémios Fundacom Lisboa 2018

14

FASES DOS PRÉMIOS

FASE NACIONAL

— O júri de cada país elege, entre todas as candidaturas nacionais, até três projetos por categoria para passar à fase final.

— No caso das candidaturas provenientes dos países onde não se tenha constituído júri, as mesmas são distribuídas por um dos vários júris segundo a seguinte re-lação:

• Projetos da Bolívia, Uruguai e Paraguai: Júri da Argentina.

• Projetos do Perú e Equador: Júri do Chile.

• Projetos da Venezuela e Panamá: Júri da Colômbia.

• Projetos dos Estados Unidos (em língua espanhola), Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Belize: Júri do México.

• Projetos de Cuba, Porto Rico e dos demais países do Caribe: Júri da República Dominicana.

• Projetos de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe: Júri de Portugal.

• Projetos dos Estados Unidos (em língua portuguesa) e os restantes projetos em português: Júri do Brasil.

• Todos os projetos em língua espanhola que não sejam provenientes de algum dos países anteriormente mencionado: Júri de Espanha.

Nota:  As candidaturas na fase nacional, independentemente de quem as avalie, só competirão nessa fase com os projetos do seu próprio país. As candidaturas, pas-sarão assim, à fase internacional global classificadas por países.

FASE FINAL GLOBAL

— Com um voto válido por país, o júri inter-nacional vota em todos os projetos can-didatos que passaram à fase final, não votando nos projetos do seu próprio país.

— São nomeadas os 4 projetos candidatos mais votados em cada categoria, vencen-do a mais votada.

— Os nomeados são anunciados antes da cerimónia, sendo o vencedor conhecido apenas durante a própria cerimónia de entrega de prémios.

CUSTOS DE INSCRIÇÃO

Preço por candidatura:

— Registo aos Prémios Fundacom, indepen-dentemente do número de candidaturas: 100 € por entidade.

— Categorias dos agrupamentos de Cam-panha, Eventos e Meios e Ferramentas: 200 € (categoria 1 a 22).

— Pela categoria denominada “Estratégia Global de Comunicação Corporativa”: 400 € (categoria 23).

Para candidaturas do Brasil (ABERJE), Espan-ha (Dircom) e Portugal (APCE) consulte as respetivas associações.

Em breve estão disponíveis mais infor-mações relativas ao Programa e aos preços de inscrição na cerimónia. Um programa social para acompanhantes também será disponibilizado.

PRÉMIOS

Os vencedores de cada categoria recebem um troféu distintivo personalizado.

Os vencedores e nomeados de cada catego-ria recebem, igualmente, um diploma perso-nalizado digital e o direito a utilizar um selo impresso ou digital com um link para a pági-na web da Fundacom, onde se certificará o seu prémio ou nomeação.

REGULAMENTO

Prémios Fundacom Lisboa 2018

15

REGULAMENTO

Deve ser entregue, através da plataforma eletrónica, um dossier de apresentação que ilustre o melhor possível o projeto, os seus objetivos, os meios utilizados, etc., com tex-tos, ilustrações, fotos, vídeos, entre outros.

O dossiê de candidatura serve para ava-liação do júri, uso oficial e para divulgação. Todo o material entregue pode ser usado e difundido pela Fundacom e respetivas associações parceiras, sem necessidade de prévia autorização, respeitando os direitos aplicáveis. Este dossiê de candidatura deve incluir sempre que aplicável:

— Foto em alta resolução do projeto.

— Vídeo em Baixa Resolução do projeto com uma duração máxima de 140 segun-dos.

— Link para o Vídeo HD do projeto com uma duração máxima de 140 segundos.

— Logotipo do projeto (se aplicável).

— Foto da equipa/autor responsável pelo projeto.

— Logotipo da empresa.

— Sumário executivo do projeto em um parágrafo (1.000 caracteres máximos, in-cluindo espaços).

— Memória descritiva do projeto comum máximo de 2.500 palavras o 6 páginas.

DESCARREGUE O MANUAL DOS PRÉMIOS

*Neste manual poderá encontrar toda a informação relacionada com os Prémios Fundacom.

16

A Cerimónia dos Prémios Fundacom 2018, terá lugar em Portugal, na cidade de Lisboa, no Casino Estoril, a 23 de maio de 2018.

Um programa com keynote speakers que farão apresentações sobre matéria relevan-te em espanhol ou português, e apresen-tações individuais em formato ‘Ted Talk’ por parte dos finalistas dos Prémios Fundacom 2018, recheará o dia 23 de maio que termi-nará com a Cerimónia dos Prémios Funda-com 2018.

Em breve estão disponíveis mais infor-mações relativas ao Programa e aos preços de inscrição na cerimónia. Um programa social para acompanhantes também será disponibilizado.

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS

17

Premios Fundacom Lisboa 2018

Prémios Fundacom Lisboa 2018

18 ¿Quem pode participar?

Podem participar Empresas Privadas o Pú-blicas, Agências de Comunicação/Relações Públicas, ONG, Associações, Organismos Governamentais y Profissionais de todo o mundo, com projetos difundidos, desen-volvidos ou implementados durante o ano 2017, em espanhol ou português.

¿Pode participar qualquer organização ou empresa dos países onde haja associações dinamizadoras, ainda que não sejam mem-bros dessa respetiva associação?

Sim.

¿Podem participar organizações de países não pertencentes à Fundacom?

Sim, podem participar organizações de qualquer país do mundo.

¿Pode um mesmo projeto, ou um excerto concorrer a mais que uma categoria (exemplo: Publicação, Infografia e Apresentação Visual de Dados)?

Sim. Por exemplo, uma publicação pode concorrer na categoria “Relatório de Susten-tabilidade” e uma infografia que inclua na

categoria “Infografia e Apresentação Visual de Dados”.

Com quantas entradas pode concorrer uma empresa?

Com quantas se quiser em general e em cada categoria, ou seja, cada organização pode ter um número ilimitado de entradas.

¿Qual o custo para concorrer?

Para participar são devidos 100 € pelo regis-to da empresa. Para além disso, são devidos 200 € por candidatura, para projetos das categorias 1 a 22 (Campanhas, Eventos, e Meios & Ferramentas), e 400 € para projetos da categoria 23 (Estratégia Global de Comu-nicação Corporativa).

Exemplo: Uma empresa apresenta duas candidaturas, uma a melhor Relatório de Sustentabilidade e outra a melhor Infografia e Apresentação Visual de Dados.

O custo para a empresa seria:

Registo nos Prémios Fundacom 100€

Custo da candidatura “Relatório de Sustentabilidade” 200€

PERGUNTAS FREQUENTES

Prémios Fundacom Lisboa 2018

19

Custo da candidatura “Infografia e Apresentação Visual de Dados” 200€

TOTAL 500€

¿Qual é a data limite para a inscrição?

Inscrição online de trabalhos desde o dia 15 de janeiro até ao dia 4 de março de 2018. Serão aceites os projetos desenvolvidos du-rante o ano de 2017.

¿Como se submetem as candidaturas?

Através da página webwww.fundacom.lat

na Secção Prémios e fazer clic no menu “Inscrição”.

Ali deve realizar a apresentação das entra-das e detalhar, por exemplo, a campanha, os seus objetivos, a equipa responsável e os recursos de apoio com os textos, imagens, fotografias e vídeos correspondentes. Estes documentos só estarão disponíveis para os membros do júri, com restrições de uso e direitos de autor/cópia.

¿O que avaliam os Júris?

Os júris avaliam os projetos com base nos materiais entregues pela empresa, organi-zação ou pelo profissional, durante o pro-cesso de candidatura.

¿Que critérios utilizarão os Júris para a avaliação?

Os Júris avaliam o enfoque estratégico e conceptual de cada projeto e como, segun-do a estratégia implementada, se levou a cabo o seu desenvolvimento, assim como a integração das diversas ferramentas de co-municação.

Também avaliam a criatividade do projeto; o uso de novos métodos, técnicas ou estra-tégias, de conceção e execução; a continui-dade e a qualidade da comunicação com o público-alvo; a gestão e organização interna da campanha; os resultados declarados dos projetos versus os objetivos estabelecidos e os recursos utilizados para atingir esses re-sultados.

¿Quanto pago por participar na categoria 2, com duas candidaturas na categoria 20

e uma na categoria 23?

Serão 1.100 €

200 € (categoria 2) + 400 € (2x categoria 20) + 400 € (categoria 23) + 100 € de Registo.

Registo nos Prémios Fundacom 100 €

Categoria 2 200 €

Categoria 20 200 €

Categoria 20 200 €

Categoria 23 400 €

TOTAL 1.100 €

¿Como faço para assistir à Cerimónia de Prémios?

Através deste link poderá consultar toda a informação sobre o evento e custos de re-gisto.

¿Como faço para submeter candidaturas do Brasil, Espanha e Portugal?

Deberás realizarlo a través de la asociación correspondiente, quien pondrá a tu dispo-sición toda la información que necesites y te informará sobre la normativa respectiva.

Te dejamos los enlaces respectivos:

BRASIL - ABERJE

ESPANHA - DIRCOM

PORTUGAL – APCE

I EDIÇÃO MIAMI 2017A cerimónia da I Edição dos Prémios Fundacom foi realizada em Miami (EUA), a 5 de abril de 2017.

Inscreveram-se 114 projetos de comunicação, oriundos de 10 países distintos, nas 25 categorias destes prémios. Os júris, 75 especialistas de 8 países, foram responsáveis pela avaliação de todos os projetos em duas fases, uma nacional e outra internacional.

VER I EDIÇÃO

CONTATO

T. [+34] 91 702 13 77info@fundacom.lat

www.fundacom.lat