Maricélia n. souza polli linguagem e matemática

Post on 05-Jul-2015

270 views 2 download

Transcript of Maricélia n. souza polli linguagem e matemática

Alfabeletrar: “Jornada de Mato Grosso”

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los

sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."

( Carlos Drummond de Andrade )

Escola Estadual DJALMA CARNEIRO DA ROCHA

Profª: Maricélia N. Souza Polli.

Área: Linguagem.

Nº de aluno: 13(treze)

Ano Letivo 2012.

Turma: 1 fase do I Ciclo

Turno: Vespertino.

Carga horária: 10h.

Eixo articulador:

Oralidade

Narrar acontecimentos ou histórias com começo meio e fim;

Interagir fazendo uso da Oralidade;

Reconta oralmente os gêneros lidos ou ouvidos.

Leitura diária de história para o aluno;

Apresentações das histórias escolhida pelo aluno;

Ilustração e dramatização das histórias;

Permitir que as crianças sintam-se capazes de escolher e compartilhar com as outras os livros escolhido.

Compreender os diferentes tipos de leituras existentes no universo dos leitores e escritor;

Para essa atividade faz-se necessário que o educador tenha prática de leituras em sala de aula com diferentes gêneros textuais, e transmita para a criança o gosto de ler um livro. Todos os dias leem para eles um texto e no de correr da aula outras crianças também fazem apresentações de livros. Toda segunda-feira, levo-os à biblioteca para escolher os livros para

ler em casa com a família, e durante a semana as crianças realizam às apresentações e comentário dos livros escolhidos. Cada aluno ganhou uma bolsinha confeccionada com EVA para carregar os livros escolhido. Alguns das história são vistas também em filmes.

Os recursos usados para realização dessa atividade foram os diferentes gêneros;

Microfone;

Vídeo;

T.V. e D.V. D;

Papel:

Tinta para colorir os desenhos.

Posso afirmar que essa atividade é bastante prazerosa para as crianças, porque no momento que vamos começar as apresentações precisa-se estipular uma regra, por que todos querem ser o primeiro a apresentar ou relatar. O resultado é muito bom, percebo isso na desenvoltura das crianças. “criança estimulada cresce e aprende para a vida toda, criança reprimida cresce com baixa estima”. Criança é obra do criador, precisa ser amada por todos.

No momento que realizamos essas atividades percebe-se, que a criança que está com dificuldade ela solta-se e começa a narrar fatos que acontecem em sua vida, e leve-me a refletir o porquê de outras atitudes.

Cabe relatar que em uma historia que foi apresentada, por um aluno, “Mariana do Contra”, ele afirmou que sua irmã era igualzinha a menina do texto.

Também outra historia que envolveu muito as crianças no momento da reflexão foi “Fogo no Céu”, algumas delas, ressaltaram que seus pais ainda colocam fogo no quintal e na roça. A partir da reflexão desse tema (queimada,) as crianças falaram que iriam pedir aos pais pra não colocar fogo, afirmando o prejuízo a saúde dos seres vivos.

Durante essas atividades as crianças ficam muito empolgadas para que chegue à sua vez, de contar sua história escolhida. Na minha turma todos gostam de apresentar suas histórias ou contar fatos que ouviram ou presenciaram. Faz-se necessário que o educador organize situações efetivas de leitura com o objetivo de incentivar as crianças ler por prazer de ler, e aprender á ouvirem o que outros leem para elas, favorecendo o desenvolvimento das capacidades de ouvir e produzir textos orais. (orientações Curriculares).

Vale ressaltar, que alguns pais, fazem leitura junto com seus filhos, durante os dias que os livros ficam eles. É importante essa atividade, a mesma ajuda desinibir crianças tímidas, basta que exista um elo de confiança, do aluno para aluno e aluno para professor, que exista amizade e troca de experiência.

"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade.

Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção". Paulo Freire

Eixo articulador:

Tratamento da Informação..

Realiza diferentes agrupamentos e

reagrupamentos por contagem e nos diferentes formatos.

Agrupar e reagrupar, usando diversos tipos de

materiais.

Apresentação da atividade e organização dos grupos;

Combinar as regras;

Pesquisa. (colher folha ao redor da escola)

Contagem das folhas colhidas pelos grupos;

Identificar e agrupar;

A importância e a função das folhas;

Desenhar as folha

Desenvolver capacidades de observação, coleta organização, agrupamento e reagrupamento sem prejudicar o meio ambiente.

Com o intuito de fazer dessa atividade um momento de aprendizagem coletiva, sugeri para as crianças que organizarem em três grupos, para a coleta das folhas. Para essa pesquisa extraclasse, foram feito alguns combinado, colher duas folhas de tipos diferente de plantas para cada grupo, entendendo que era o melhor para o meio ambiente e os seres vivos.Os recursos necessários para essa pesquisa foram, as sacolas para colocar as folhas, caderno para registrar os agrupamentos, cartolina para montar os cartazes para exposição, fita crepe para colar as folhas.

Quando trabalhamos com criança é interessante, eles falam e perguntam tudo. Um das crianças relatou que a melhor aula é de matemática, principalmente quando saímos para pesquisar no pátio da escola. Posso afirmar que todos gostaram das atividades. Quando eu estava fotografando perguntaram pra quem eu iria mandar essas fotos.

Alguns alunos relataram que gostavam de arrancar folhas das plantas e jogarem no chão, aproveitando essa fala, trabalhei a função das folhas. A cada trabalho realizado é importante ficar atento observando as estratégias que as crianças usam para resolver suas atividades, e como elas organizam, sendo, necessário fazemos intervenções sem tirar o brilho.

Quando cheguei à sala e apresentei a atividade e falei que iríamos fazer uma pesquisa no pátio da escola à turma ficaram animadíssima. Algumas questionaram, antes que eu relatasse como seria essa atividade. Então acalmei a turma, expliquei passo a passo como seria essa coleta e fizemos alguns combinados para que a nossa pesquisa acontecesse com sucesso e uma aprendizagem satisfatória á todos

Durante a atividade foi muito bom observar as crianças colhendo as folhas, falando como eram as folhas colhidas, o formato, o tamanho, a cor, diziam para o colega do grupo não pegar mais de duas folhas, e também para não correr e pisar nas plantas pequenas. Na separação das folhas eles separaram por tamanho, cor, formato, folha comestível, folhas medicinais. Cada grupo fez a contagem do todo, quando organizaram, percebeu-se que um ajudava o

outro do seu grupo quando não conseguia, aconteceu uma aprendizagem fantástica, troca de experiência, ajuda mútua e satisfação por ter conseguido realizar, no final parabenizei a todos pela a grata participação. È nesses momentos na vida das crianças, que se percebe o quanto o ensino das ciências propiciam a elas o entendimento da realidade com a ação das pessoas no meio que vivem. Com essa atividade estimulou a curiosidade do cotidiano e perceberam a capacidade de resolver problemas. (Orientações Curriculares).