Mediterrâneo, Florestas Temperadas e Tundras

Post on 13-Jun-2015

500 views 2 download

description

slide de geografia

Transcript of Mediterrâneo, Florestas Temperadas e Tundras

1CNP-IFRR

Biomas Mediterrâneo,

Florestas Temperadas e

Tundras.Samuel dos SantosNatália MachadoMarcus Vinícius Eduarda CutrimIone de Jesus

2

Trundra

O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores.

Nesse bioma, a vegetação se desenvolve apenas no verão, que dura de dois a três meses por ano, com temperatura máxima de 10oC. Nos outros meses do ano, a tundra permanece congelada, atingindo -20oC.

3

Tundra

• Nela, a vegetação que consegue sobreviver são plantas de pequeno porte, como musgos, líquens e arbustos, que servem de alimento aos animais que ali vivem. Nesse bioma não existem árvores, pois a pouca claridade e o frio impedem o seu crescimento.

4

• A Tundra é classificada em dois tipos diferentes:

• Tundra alpina: encontrada no alto de montanhas em diversos países;

• Tundra ártica: tipo de solo bastante permeável.

5

• O solo da tundra é chamado de permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.

• O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1 metro e ele é totalmente impermeável.

6

Tundra Ártica

• Surge a sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Gronelândia.

7

• Situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.

8

Animais

• Eles sobre tudo aves e mamíferos, apenas utilizam a Tundra no curto Verão, migrando, no Inverno, para regiões mais quentes. Os animais que ali vivem permanentemente, como os ursos polares, bois almiscarados (na América do Norte) e lobos árticos, desenvolveram as suas próprias adaptações para resistir aos longos e frios meses de Inverno, como um pêlo espesso, camadas de gordura sob a pele e a hibernação.

9

Por exemplo:

• Os bois almiscarados apresentam duas camadas de pêlo, uma curta e outra longa. Também possuem cascos grandes e duros o que lhe permite quebrar o gelo e beber a água que se encontra por baixo.

Obs:.Os répteis e anfíbios são poucos ou encontram-se completamente ausentes devido às temperaturas serem muito baixas.

10

Tundra Alpina

• Encontra-se em vários países e situa-se no topo das altas montanhas.

• É muito fria e ventosa e não tem árvores.

11

• Ao contrário da Tundra Ártica, o solo apresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost. Apresenta ervas, arbustos e musgos, tal como a Tundra Ártica. Encontram-se animais como as cabras da montanha, alces, marmotas (pequeno roedor), insetos (gafanhotos, borboletas, escaravelhos).

12

Floresta Temperada

13

Floresta Temperada

• O bioma é o típico de certas regiões da Europa e do leste da América do Norte, Japão, Austrália e extremidades da América do Sul onde o clima é temperado e as quatro estações do ano são bem delimitadas.

14

Existem dois tipos de florestas temperadas

O aspecto que as diferencia é a ocorrência ou não da queda das folhas no inverno. Quando as árvores perdem folhas periodicamente, a floresta é chamada de caducifólia, quando isso não ocorre, é denominada de perenifólia.

15

• A vegetação dessas florestas varia desde enormes árvores até pequenos arbustos: carvalhos, pinheiros, cedros, faias, etc.

16

Flora

• Predominam as plantas decíduas ou caducifólias, ou seja, as folhas adquirem colorações amareladas e alaranjadas e começam a cair, perdem as folhas no fim do outono e as readquirem na primavera.

17

Exemplos de clima Verão, Primavera, Outono, Inverno

18

Essa perda das folhas é uma adaptação ao inverno, rigoroso ou estação seca, pois faz com que a planta reduza sua atividade metabólica, conservando a água durante o período em que a maior parte dela fica imobilizada no solo sob forma de gelo, suportando assim as baixas temperaturas.

19

Nas florestas temperadas chega a haver quatro camadas de vegetação:

Uma camada de árvores, cujas copas formam uma cobertura contínua, com cerca de 8 metros a 30 metros de altura;

Uma camada de arbustos, com cerca de 5 metros;A camada de capins e outras plantas herbáceas (não

lenhosas), que florescem tipicamente na primavera antes das árvores refazerem as frondes (copa);

A camada rasteira, que consiste de musgos e hepáticas, cobertas por uma camada de folhas caídas.

20

21

Fauna

• Em relação a fauna, a floresta abriga várias espécies de mamíferos, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, além de pequenos mamíferos arborícolas (que vivem nas árvores) como esquilos.

22

• As aves também estão presente nessa floresta, como as corujas.

23

• Os mamíferos se protegem do frio em troncos ocos. Os ursos que adquiriram gordura durante todo o verão, mantêm a temperatura do corpo. A maioria dos insetos e de outros invertebrados abandona as árvores e arbustos e migra para o solo

24

Solo

• O solo é constituído principalmente de material orgânico (partes de vegetais, insetos e outros animais em decomposição) e de bactérias, protozoários,fungos, vermes e artrópodes que se alimentam dessa matéria orgânica.

25

Floresta mediterrânea

26

Floresta mediterrânea

• Este tipo de bioma localiza-se na região mediterrânica entre 30 e 40 º de latitude Norte. Apresenta 4 estações.

27

Clima

• É quente e seco no Verão e moderado e húmido no Inverno. A temperatura varia entre os 3 e os 33ºC.

28

As espécies arbóreas identificadas na vegetação mediterrânea são sobreiro, azinheiro, oliveira-brava, pinheiro, cedro e cipestre.

Atualmente, a floresta mediterrânea original quase não existe mais, isso é resultado da ação antrópica (pecuária, extração de madeira, agricultura, entre outros).

A vegetação em questão é formada basicamente por maquis e garrigue.

29

REGIME TERMOPLUVIOMÉTRICO

• O clima temperado mediterrâneo • Verões quentes, longos;• Invernos amenos.

A amplitude térmica anual é pouco acentuada (entre 6 e 17 °C). A precipitação distribui-se de forma irregular e ocorre sobretudo no Outono e no Inverno. O número de meses secos pode variar entre 4 a 6.

30

Maquis

É uma zona de mato que se encontra na região mediterrânica, em geral em solo siliciosos, fase de degradação de áreas onde predominava o sobreiro.

31

• É composto por arbustos muito densos e de difícil penetração. Entre as várias espécies de plantas que compõem o maquis, destacam-se o medronheiro, o loureiro, a urze, a giesta espinhosa, a piteira e alguns cactos.

32

Garrigue

• Caracteriza-se por ser uma formação vegetal menos densa do que o maquis, constituída por pequenos arbustos, mais ou menos dispersos.

33

• O garrigue desenvolve-se, geralmente, em solos calcários, onde outrora predominou a azinheira. Forma áreas muito aromáticas e onde predominam o buxo, o carrasco, o alecrim, o rosmaninho, a alfazema e o timo.

34

A Fauna

• É muito variada, e também se encontra adaptada às condições ambientais. Por exemplo, os animais são normalmente pequenos, necessitam de pouca água e têm hábitos noturnos. Aparecem coelhos, lebres, javalis, ratos do campo, veados, texugos, diversos tipos de répteis (cobra-de-escada, cobra rateira, ....), uma variedade grande de aves (codornizes, cegonhas, abetardas, pardais...), sobretudo aves migratórias, e de insectos (escaravelho-das-bolas, ...).

35

texugos

cobra-de-escada

escaravelho-das-bolas

cegonhas

36

OBRIGADO A TODOS