Memorando iii reunião do conselho unidos pela missão

Post on 06-Jun-2015

423 views 1 download

Transcript of Memorando iii reunião do conselho unidos pela missão

MemorandoIII Reunião do Conselho

Unidos Pela Missão

Data: 16 de Julho de 2011 – 15h30Local: Essência do Vale (Cruzeiro/SP)

Conforme consta, o conselho da UPM reuniu-se na tarde do dia 16/07/2011 para tratar de assuntos pertinentes a relevância e resultados dos eventos que já foram feitos bem como buscar o aprimoramento para o planejamento das novas atividades que serão feitas no futuro. Nessa reunião, estavam presentes os seguintes membros do conselho:

Presença:

Pastor Ely Cabral – Igreja Monte Horebe (Guaratinguetá/SP) Renan Weber – Igreja Monte Horebe (Guaratinguetá/SP) Lucas Barbosa – Igreja Monte Horebe (Guaratinguetá/SP) Marcus Vinicius – Igreja Evangélica Congregacional (Cruzeiro/SP) Marcos Chavante – Igreja Evangélica Congregacional (Cruzeiro/SP) Fernanda Gavazzi – Igreja Evangélica Congregacional (Cruzeiro/SP) Josemar Cardoso – Igreja Evangélica Congregacional (Cruzeiro/SP) Bernadete Cardoso – Igreja Evangélica Congregacional (Cruzeiro/SP) Pastor Eliandro Vianna – Igreja Água Viva (Curitiba/PR) Júlio – Igreja Batista Monte Gerizim (Cruzeiro/SP) Thiago Henrique – Inovi (Guaratinguetá/SP) Vinícius Braga – Inovi (Guaratinguetá/SP) Felipe Antunes – Inovi (Guaratinguetá/SP) Guilherme Iamarino – Igreja Presbiteriana (Campinas/SP) Rodrigo Barcelos – Igreja Verbo da Vida (Guaratinguetá/SP) Guilherme Barcelos – Igreja Verbo da Vida (Guaratinguetá/SP)

Tópicos Abordados:

A reunião iniciou-se e as atividades foram executadas conforme seguem:

1. Apresentação dos membros e definição de Unidade.

Conforme se apresentavam, os presentes foram solicitados a definir pessoalmente a palavra Unidade. O que procurávamos era ter contextos para nortear o restante da reunião pois o Unidos Pela Missão atua com a visão da unidade das várias e distintas denominações evangélicas, portanto, buscava-se saber a opinião dos membros com relação à contextualização do termo visando o entendimento de todos sobre o assunto para com isso seguirmos todos na mesma direção.

2. Follow-up Josemar e Barnadete

Aos líderes dos jovens da Igreja Evangélica Congregacional, que nos acompanhavam pela primeira vez, foi feita uma rápida explanação sobre as noções gerais do UPM, tais como:

Como iniciou o movimento? Através do Intercambio acontecido na Igreja Batista Monte Gerizim em Cruzeiro (2006) que inicialmente integrou 3 igrejas. Após esse evento, os jovens mantiveram contatos e dessa amizade buscou-se transformar essa sinergia em uma união que inspire outras igrejas a potencializar seus ministérios e encorajar outros líderes de jovens e outras igrejas a se unirem para criar instrumentos onde a unidade esteja visível.

O que buscamos?O UPM busca fortalecer e treinar futuras lideranças de jovens, levantar outras igrejas e criar novas tecnologias para trabalhar com os jovens, deixar de ser apenas local e ser translocal e buscar meios para se conseguir uma estrutura para conseguirmos colocar nossa paixão pelos trabalhos sociais em andamento.

Como criar vínculos e gerar relacionamentos duradouros entre essas igrejas?Para alcançarmos esses objetivos e começar a caminhar foi criada uma agenda para 2011 que conta com 4 eventos:

Grato Sou - Igreja Monte Horebe (Guaratinguetá/SP) UPM Igreja Evangélica Congregacional (Cruzeiro/SP) Intercâmbio - Igreja Batista Monte Gerizim (Cruzeiro/SP) Parada Jovem Inovi (Guaratinguetá/SP).

A criação dessa agenda unificada tornou possível esse vínculo, mais é preciso estreitar esse atrelo.

3. O que se ouviu do Grato Sou?

Segundo o anfitrião, Pr. Ely da Igreja Monte Horebe (Guaratinguetá/SP), o evento superou as expectativas com relação às outras igrejas que vieram e participaram. ‘’O evento dessa proporção só foi possível pois as outras denominações que se comprometeram em estar unidades compareceram e levaram seus jovens.’’

3.1. Sugestões para melhoria nos demais eventos, baseado nas dificuldades encontradas no primeiro evento GRATO SOU:

Tentar viabilizar uma agenda orgânica onde ‘’uma igreja entre dentro da outra’’, ou seja, que possibilite todas as igrejas parem para um evento especifico, fortalecendo a Unidade entre todas as igrejas.

Pensar em um evento onde seja possível a real integração entre as igrejas, não apenas o conselho da UPM, mais todos os jovens de todas as igrejas. Ficou no ar para 2012 a idéia de uma conferencia que possibilite juntar os jovens das igrejas para um evento onde realmente haja mais tempo para uma maior interatividade entre os jovens, para que a galera possa experimentar esse conceito de unidade na pratica.

4. Reflexão sobre missão

4.1 Diferença entre Missão e Missões

Embora a conexão seja quase que automática entre missão e enfrentar barreiras transculturais em outras nações, o fato de ir para outras nações significa que estamos fazendo missões. Enquanto para MISSÕES alguns tem chamado especifico e são corajosos indo para outros locais/nações, MISSÃO todos podem fazer em seu local de trabalho, sua casa, sua cidade. Missão é a(s) ferramenta(s) que podemos utilizar para alavancar a visão de Deus na terra através do amor para com o próximo, independente de quem o próximo seja, pois ninguém da as mãos se o coração não tiver sido conquistado.

4.2. Qual seu jeito de fazer missão?

A resposta para essa pergunta mostrou-se retórica, ou seja, qual sua vocação? Fazer aquilo que se gosta é um jeito de fazer missões para o reino de Deus. Missão é feita com amor, diálogo, respeito e não apenas ‘’enfiar Jesus guela abaixo das pessoas’’. Para tanto, é preciso usar abordagens relacionais - focando no relacionamento - e saber quais as necessidades reais das pessoas pois as vezes há dificuldades em levar meus amigos na igreja, então por que não levar a “igreja” aos meus amigos?

5. Definição do eixo de atuação da UPM e próximos passos:

5.1. O que queremos fazer?

Propostas para 2012

Seminário de Missão Integral para Lideres de Jovens e Líderes da UPM. Curso de Nivelamento para capacitar Líderes da UPM para fazer eventos

maiores ligados a missão integral. Focar na comunicação: O Sr. Marcos Paiva estava presente para colocar toda sua

expertise em prol da UPM e trazer novos meios de comunicação que serão utilizados para comunicar a visão da UPM

Ficou também um forte desejo em nossos corações em organizarmos uma mobilização através do Ministério da Educação para trazermos a nossa região uma marcha contra abuso e exploração sexual infantil. Para tanto ouviremos no decorrer dos dias o Tiago da ONG Macanudos que já participa de ações do tipo para que nos indique o melhor caminho a seguir para que esse projeto saia do papel.

5.2. Como faremos?

Por ultimo, para que consigamos ganhar mais terreno em menos tempo, foi proposta e aceita a divisão de alguns membros em grupos de trabalho. As divisões dos grupos para realizarem tarefas especificas foi aceita voluntariamente pelos membros abaixo:

Grupo de planejamento Estratégico para os eventos de Missão IntegralVinícius/ Kito/ Marcos Junior

Grupo de enfrentamento Thiago/ Lucas/ Guilherme

Grupo para inovações tecnológicas e comunicaçãoMarcos Paiva/ Renan.

OBS: Nessa reunião também tivemos a participação do Guilherme Lamarino que atua em na região de Campinas através da ONG aRocha. aRocha tem foco em fazer missão através de ações ambientais e socio-ambientais, ensinando crianças a cuidarem melhor da casa terra que Deus nos deu pra morar e evangelizando através dessa visão e preocupação ambiental.