MISSÃO DA ESCOLA DA ESCOLA BÍBLICA BÍBLICA. MISSÃO DA ESCOLA DA ESCOLA BÍBLICA BÍBLICA.

Post on 07-Apr-2016

293 views 3 download

Transcript of MISSÃO DA ESCOLA DA ESCOLA BÍBLICA BÍBLICA. MISSÃO DA ESCOLA DA ESCOLA BÍBLICA BÍBLICA.

MISSÃOMISSÃO DA ESCOLADA ESCOLA

BÍBLICABÍBLICA

MISSÃOMISSÃO DA ESCOLADA ESCOLA

BÍBLICABÍBLICA

MISSÃOMISSÃO DA ESCOLADA ESCOLA

BÍBLICABÍBLICA

Bem vindos à Bem vindos à Escola Bíblica Bíblica

MISSÃOMISSÃO DA ESCOLADA ESCOLA

BÍBLICABÍBLICA

Missão da Missão da Escola Bíblica Bíblica

Transformar as pessoasTransformar as pessoas em discípulas de Cristo, em discípulas de Cristo, através do ensino e da através do ensino e da

prática da palavra prática da palavra de Deusde Deus

OBJETIVOMostrar ao estudante da

palavra de Deus que o cristianismo bíblico e

verdadeiro nunca ensinou a imortalidade da alma, mas,

sim, a ressurreição.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se

alma vivente. (Gn 2:7)

TEXTO TEXTO

BÁSICOBÁSICO

O que é alma? Se você for até o dicionário, encontrará, entre as várias respostas possíveis a seguinte: “Parte imortal do ser humano”. Mas será que este conceito reflete o pensamento bíblico sobre o que é a alma? Muitos pensam que sim. Contudo, nós, promessistas, pensamos que não. Nesta lição, exporemos as razões. Antes, vale dizer que a resposta a essa primeira pergunta não é sem importância.

CONTINUA

Dela resultam falsas crenças, tais como reencarnação, purgatório, tormento eterno, oração pelos mortos, etc. Neste estudo, entretanto, ficará provado que a Bíblia não ensina a imortalidade da alma. A grande esperança dos cristãos é a ressurreição dos mortos. Esta e a próxima lição estão interligadas. Uma é continuidade da outra. Nesta, você verá que a alma não é imortal; na próxima, o que acontece com um ser humano depois da morte. Iniciemos, então, esta exposição bíblica.

DIRETO

AO PONTO

O ser humano tem uma alma

imortal que sobrevive após

a morte?

Cremos que o ser humano

não possui uma alma; ele é

uma alma.

Cremos no ser total e

indivisível. Quando morre,

a alma também morre.

I – A DOUTRINA

ENTENDIDA

Leia Gn 2:7 e responda: Por que acreditamos que o ser humano não possui uma alma, mas é uma alma?

PARA REFLETIR...

1

PARA REFLETIR...

Qual é o principal significado da palavra “espírito”, na Bíblia,quando se refere ao ser humano? É certo afirmar que “espírito” é algo que tenha personalidade própria e que, ao “desencarnar”, fica vagando por aí? Baseie-se em Jó 32:8, 33:4; Sl 146:4; Lc 23:46.

2

PARA REFLETIR...

3

Qual é a fórmula da composição humana? O que é a alma? O que acontece com ela, quando a vida cessa? Recorra ao comentário e a Ec 12:7; Ez 18:4, 20.

PARA REFLETIR...

Com base em Gn 3:4; Ec 9:5-10 e no comentário, responda: O que os gregos pensavam e o que os espíritas pensam hoje a respeito da alma? Quem é o pai da idéia de que a almaé imortal?

4

PARA REFLETIR...

Leia 1 Ts 4:13-18; Jo 5:28-29, e comente esta frase: “A esperançacristã, portanto, não é a imortalida- de da alma, mas a ressurreição”. Fale sobre as palavras que os muitos evangélicos usam para consolar alguém que perdeu um ente querido. Qual é a maneira bíblica para este consolo?

5

PARA REFLETIR...

Existem alguns textos que parecem sugerir que a almasobrevive após a morte, como, por exemplo, 1 Rs 17:21-22 e Gn 35:18. Explique esses textos.

6

II – A DOUTRINA

APLICADA

COMO APLICARCOMO APLICAR EM SUA VIDA?EM SUA VIDA?

PARA REFLETIR...

Se o ser humano é um ser integral (corpo-espírito), então, nossa missão com relação a ele deve ser também integral. Comente com a classe o que isso significa. Baseie-se na primeira aplicação.

7

PARA REFLETIR...

Leia a segunda aplicação e responda: Por que a morte é decisiva? Depois dela, existe outra chance de alguém se salvar?

8

Muitos tentam maquiar a terrível realidade a respeito da morte com palavras e conceitos que não são bíblicos. Certamente, você já viu e ouviu alguém consolar outro que perdeu ente querido com as seguintes palavras: “Ele(a) agora está lá no céu com Deus” ou “Ele(a) está num bom lugar”. Assim, a morte fica menos feia. Parece até uma coisa boa. Mas não é. A morte é nossa inimiga!

continua

Nossa esperança não está na crença de que a alma permanece viva e vai para um lugar melhor. Isso é falácia. Nossa esperança está na ressurreição (cf. 1 Ts 4:13-18). O desafio que temos é o de nos alimentarmos com essa verdade. Portanto, não percamos mais tempo: ... vivamos neste mundo de maneira sóbria, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus (Tt 2:12-13 – AS21). No próximo estudo, trataremos desta questão com mais detalhes. Até lá.

LIÇÃO 11

O DESTINO DOS MORTOS 14 DE DEZEMBRO DE 2013

ESTUDE DURANTE A SEMANA.PARTICIPE DO DEBATE

EM CLASSE.

Próxim

o

Sábado