Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Post on 24-Jul-2015

145 views 2 download

Transcript of Modelo de Negócio e Lean Canvas no #SWFloripa - Mar/2015

Modelo de Negócio & Lean Canvas

Startup Weekend Florianópolis 2015

Rafael Leite – rafael.leite@bizstart.com.br

9 / 10 STARTUPS FALHAM

66% DAQUELAS QUE

SOBREVIVEM MUDAM

DRASTICAMENTE SEUS

PLANOS.

O QUE IMPORTA NÃO É O

MELHOR PLANO A, MAS ENCONTRAR UM PLANO

QUE FUNCIONE ANTES QUE ACABEM OS

RECURSOS.

O RECURSO MAIS

ESCASSO É O

TEMPO!

O QUE É MODELO DE NEGÓCIO?

CLIENTE

DORES

ANSEIOS

JOB TO BE DONE

Clayton M. Christensen

JOB TO BE DONE

JOB TO BE DONE

JOB TO BE DONE

JOB TO BE DONE

JOB TO BE DONE

JOB TO BE DONE

JOB TO BE DONE

PROPOSTA DE VALOR

RECEITAS E DESPESAS

EXEMPLO DE MODELO DE NEGÓCIO

LEAN CANVAS

Lean Canvas

LEAN CANVAS

LEAN CANVAS

BUSINESS MODEL CANVAS

LEAN CANVAS

Mensagem única, clara e convincente que indica o motivo de sua solução ser diferente e valer a pena prestar atenção.

Top 3 funcionalidades

Top 3 problemas

Atividades chave dos usuários que irá medir

Não podem ser facilmente copiados ou comprados

Público-alvo

Caminhos até os clientes

- Modelos de receita - Receitas - Margem de lucro - Lifetime Value (valor do tempo de vida)

- Custos de aquisição de clientes - Custos de distribuição - Tecnologia - Pessoas

EXEMPLO DE LEAN CANVAS

CALORIAZ

LEAN CANVAS

1. Separar clientes de usuários

2. Identifique grupos pequenos de clientes

3. Um canvas para cada segmento de clientes

4. Algumas áreas podem ficar em branco

5. Pense no presente

DICAS GERAIS:

LEAN CANVAS

1. Defina os clientes

2. Identifique os primeiros adotantes

3. Liste os principais problemas

4. Liste as alternativas existentes

CLIENTES E PROBLEMAS

CALORIAZ - CLIENTES E PROBLEMAS

PROBLEMA

• Fazer dieta é muito chato e entediante

• É difícil persistir numa dieta

• Conviver com o fracasso na dieta é péssimo

Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Adotantes iniciais: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

SEGMENTOS DE CLIENTES

LEAN CANVAS

1. Mira nos adotantes iniciais

2. Foco nos benefícios

PROPOSTA DE VALOR

CALORIAZ - PROPOSTA DE VALOR

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

PROPOSTA DE VALOR ÚNICA

Ser feliz é mais importante do

que contar calorias.

LEAN CANVAS

1. Listar uma solução para cada problema

2. Não gaste muito tempo nisso

SOLUÇÃO

CALORIAZ - SOLUÇÃO

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

SOLUÇÃO

• Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado

• Interação social

• Compartilhamento de experiências

LEAN CANVAS

1. Construir e testar caminhos para os clientes

CANAIS

CALORIAZ - CANAIS

CANAIS

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

•Grupos de discussão sobre dietas

•Blogs

• Formadores de opinião

LEAN CANVAS

1. O preço é parte do produto

2. O preço determina seus clientes

3. Ser pago é a primeira forma de validação

CUSTOS E RECEITAS

CALORIAZ - CUSTOS E RECEITAS

ESTRUTURA DE CUSTOS

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

FONTES DE RECEITA

• Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00

• Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês

• 30 dias de Trial

• Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90)

• Break-even point: R$3.200 / R$9,90 = 324 clientes

LEAN CANVAS

1. Os números que mostram como seu

negócio avança

2. Documente as principais atividades dos

usuários que indicarão uso do seu produto

MÉTRICAS CHAVE

CALORIAZ - MÉTRICAS CHAVE

MÉTRICAS CHAVE

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião

- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes

Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês

• Criar conta

• Anotar resumo do dia

• Compartilhar

LEAN CANVAS

1. Uma vantagem competitiva real é algo que

não pode ser facilmente copiado ou

comprado

2. Informação interna, Referência pessoal, O

time dos sonhos, Clientes existentes,

Networking, Comunidade

VANTAGEM COMPETITIVA

CALORIAZ - VANTAGEM COMPETITIVA

VANTAGEM COMPETITIVA

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião

- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes

Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês

- Criar conta - Anotar resumo do dia - Compartilhar

• Conhecimento do mercado

• Contato com clientes

CALORIAZ - LEAN CANVAS

- Fazer dieta é muito chato e entediante; - É difícil persistir numa dieta; - Conviver com o fracasso na dieta é péssimo. Alternativas existentes: Não fazer dieta, contadores de calorias web, contadores de calorias mobile, planilhas, caderninhos, diários, grupos de discussão.

Pessoas que estão fazendo ou desejam fazer dieta para perder peso ou ganhar massa muscular Early Adopters: Mulheres acima dos 25, que estão desesperadas para perder peso.

Ser feliz é mais importante do que contar calorias. Conceitos de Alto Nível: - Dieta não é escravidão. - Uma forma de dieta para quem não suporta fazer dietas.

- Anotar o resumo do dia num formato livre e descompromissado - Interação social - Compartilhamento de experiências

- Grupos de discussão sobre dietas - Blogs - Formadores de opinião

- 30 dias de Trial - Assinatura = 1 Big Mac por mês (~R$9,90) - Break-even point: 3.200 / 9,90 = 324 clientes

Custo para lançar = 170 horas * R$40/h = R$6.800,00 Custo com pessoal = 2 pessoas * 10 horas por semana * R$40/h = R$3.200/mês

- Criar conta - Anotar resumo do dia - Compartilhar

- Conhecimento do mercado - Contato com clientes

PREMISSAS: HIPÓTESES & FATOS

HIPÓTESES

FATOS

SUA MISSÃO:

TRANSFORMAR HIPÓTESES EM

FATOS

MVP – Minimum Viable Product

Produto Mínimo Viável

MVP

“É o menor conjunto possível de recursos que dá autonomia ao produto para solucionar o ponto mais crítico de um problema e demonstrar o seu valor.”

-- Steve Blank

Mínimo Produto Viável:

ZAPPO’S

MVP CONCIERGE

MVP CONCIERGE

SE VOCÊ ESTÁ FELIZ COM

O SEU MVP, É SINAL QUE

FOI MUITO LONGE.

Por: Ash Maurya

Existe um problema que merece ser resolvido?

Problema e Solução

3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP

Por: Ash Maurya

As pessoas querem a minha solução para este problema?

Problema e Solução

Produto e Mercado

3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP

Problema e Solução

Produto e Mercado

Escala

Por: Ash Maurya

Como eu posso acelerar o crescimento do meu negócio?

3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP

Problema e Solução

Produto e Mercado

Escala

3 ESTÁGIOS DE UMA STARTUP

Startup Weekend

FASES DO RUNNING LEAN

1. Compreender

o Problema

2. Definir a Solução

3. Validação

Qualitativa

4. Verificação

Quantitativa

FASES DO RUNNING LEAN

FASE 1: COMPREENDER

O PROBLEMA

Quem possui o problema? Qual é o principal problema? Como é resolvido hoje?

FASES DO RUNNING LEAN

FASE 2: DEFINIR A

SOLUÇÃO

Como a solução deve funcionar? Quem será o primeiro adotante? O modelo de cobrança funciona?

FASES DO RUNNING LEAN

FASE 3: VALIDAR

QUALITATIVAMENTE

Percebem a proposta de valor? Como encontrar primeiros adotantes suficientes para apoiar a aprendizagem? Está sendo Pago?

LEAN CANVAS

Mensagem única, clara e convincente que indica o motivo de sua solução ser diferente e valer a pena prestar atenção.

Top 3 funcionalidades

Top 3 problemas

Atividades chave dos usuários que irá medir

Não podem ser facilmente copiados ou comprados

Público-alvo

Caminhos até os clientes

- Modelos de receita - Receitas - Margem de lucro - Lifetime Value (valor do tempo de vida)

- Custos de aquisição de clientes - Custos de distribuição - Tecnologia - Pessoas

E AGORA?

GET OUT OF THE BUILDING

A VERDADE ESTÁ LÁ FORA.

FALHE RÁPIDO, APRENDA RÁPIDO.

ENTREVISTA DE PROBLEMA

ENTREVISTA DE SOLUÇÃO E PREÇO

ENTREVISTA DE MVP

Google: “ebook bizstart”

APOIO

Neste ebook estão os guias de entrevista já em português, bem como o lean canvas usado nos exemplos:

Imagens: gettyimages.com

Rafael Leite rafael.leite@bizstart.com.br http://bizstart.com.br