NG3_Ansiedade

Post on 15-Jun-2015

751 views 0 download

Transcript of NG3_Ansiedade

Trabalho elaborado por:Isabel Marques

A ansiedade é uma perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia,  intranquilidade, desassossego, ansiedade, medo, etc. que provoca um mal estar e uma tensão constante.

Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre a fazer coisas por forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor.

Normalmente as pessoas ansiosas são "nervosas", apreensivas e têm dificuldades na concentração e de reflexão.

Como sofrem de uma agitação e mal estar constante por vezes têm dificuldade em dormir ou têm um sono não reparador podendo ter sonhos e pesadelos ou um sono leve o que as leva a sentirem-se cansadas ou com pouca energia durante o dia.

Por vezes existem sensações corporais como excesso de transpiração, taquicardia, transtornos respiratórios, dores de estômago, más digestões, perturbações intestinais e outras alterações do sistema nervoso autónomo.

Algumas vezes este estado de espírito agrava outras situações como alergias, dermatites, e outras devido ao stress e ansiedade constantes

Por vezes usa-se a psicoterapia para dar uma ajuda nesta situação assim como a prática de exercícios relaxantes como o yoga, tai-chi e outros exercícios físicos por forma a libertarem o stress e a descontraírem a pessoa.

No entanto há que fazer um outro género de trabalho para que se localizem as causas por detrás da ansiedade e para que dessa forma se consigam trabalhar e eliminar as causas da ansiedade.

A ansiedade é uma característica das personalidades ansiosas e como tal a ansiedade tem muito a ver com a personalidade da pessoa que como se sabe é herdada e criada ao longo da vida.

A ansiedade é muitas das vezes herdada da família e há que fazer um trabalho familiar e um trabalho que faça um outro tipo de abordagem daquele que normalmente se faz.

Há que mudar a maneira de ver e de sentir da pessoa e para isso tem  de se levar a pessoa a ver e a resolver situações que a afectam a nível inconsciente e sem ela se dar conta.

Depois de retirar alguns pontos de referência sobre ansiedade existe várias causas tendo como efeito um conflito interno na personalidade da pessoa sendo provocado por (ansiedade realista)a perda e controle de instintos ( ansiedade neurótica), tendo sempre um sentimento de culpa ou vergonha ( ansiedade moral), as incertezas do futuro quer pessoal quer para os que rodeiam levam ansiedade, as mudanças de vida, (separações de pessoas queridas, desemprego etc).

“Na vida há uma coisa que não muda, a esperança no futuro”

FIM

Ansiedade …