Núbia, berço da Civilização na África.. No cartaz vemos a palavra Candaces. O que será que ela...

Post on 22-Apr-2015

185 views 1 download

Transcript of Núbia, berço da Civilização na África.. No cartaz vemos a palavra Candaces. O que será que ela...

A Núbia e o Reino de Kush

Núbia, berço da Civilização na África.

No cartaz vemos a palavra Candaces.

O que será que ela significa?Por que será que a Escola de samba

Salgueiro escolheu essa palavra e essa imagem para representar seu tema nesse carnaval?

De onde elas são?Em que época viveram?Você já ouviu falar de alguma rainha negra?

O Reino de Kush.Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a segunda e a sexta Catarata do Rio Nilo;

No interior da Núbia floresceu o Reino de Kush com suas capitais: Napata, na margem esquerda do Niloe Meroe, na margem direita. Napata destacou-se como centro religioso e Meroe capital econômica do reino Cuxita.

O Reino de Kush.A História da Núbia ainda é pouco conhecida, pois

os sítios arqueológicos da região quase não foram escavados. Além disso, a escrita Meroíta , desenvolvida na Núbia, não foi decifrada por completa.

Os primeiros tempos …Os núbios viviam da caça, da coleta e da pesca em

comunidades espalhadas ao longo do Rio Nilo. Aprenderam a represar e distribuir as águas do Nilo, passando, a aproveita-las para a agricultura. Inicialmente , as plantas mais cultivadas pelos núbios foram o trigo, cevada e o sorgo.

O Sorgo.

Sorgo Originário da África, provavelmente da Núbia, o sorgo

mede 1,7 m de altura e é um rico cereal rico em proteínas.

Atualmente, alguns tipos de sorgo são usados somente na alimentação de animais,como bois, carneiros e camelos. Alguns sorgos são utilizados na alimentação humana. Além desses usos, o sorgo é empregado na fabricação de barras de cereais, farinha, álcool, entre outros.

O Sudão, país africano cujo território corresponde aproximadamente ao da antiga Núbia, é hoje o quinto maior produtor de sorgo. O Brasil vem se destacando na produção de sorgo.

Mineração, artesanato e comércio.O solo cuxita era riquíssimo em metais, como

ouro e o ferro, e pedras preciosas ,como o rubi. Escavações recentes em Meróe revelam templos e muros folheados de ouro. Os governantes cuxitas exerciam rigido controle sobre a extração e o comércio de minérios, garantindo com isso seus rendimentos e poder. O ouro cuxita era usado no comércio com o Egito e com Roma. Quanto o ferro, e provável que Meróe tenha sido o lugar a partir do qual se difundiu o conhecimento da fusão e do manuseio desse na África.

Entre os artesaos cuxitas destacam-se os ferreiros, os marceneiros , os teceloes, os ceramistas e os joalheiros.

O Reino de KushA História de Kush está estreitamente ligada

à do Egito: os arqueólogos encontraram grande número de objetos egípcios (vasos, perolas, e outros) em terras núbias e produtos núbios ( marfim, ouro, ébano etc.) em terras egípcias, o que prova o intenso contato comercial entre eles. Sabe-se também que, por volta de 1530 A.C.,o reino de Kush foi conquistado pelo Egito. Em 730 A.C., no entanto, ocorreu o contrario: os cuxitas conquistaram o Egito, dando inicio à dinastia dos faraós negros, que durou ate 657 A.C.

Pirâmide Cuxita.

Vasos canópico núbio.

Caracterisicas do Reino de Kush.O Reino de Kush se destingue dos demais reinos

antigos por duas importantes caracteristicas : o modo como o rei era eleito e o papel da mulher na politica.

A escolha do Rei – O rei era escolhido dentre os eleitos pelos lideres da comunidade e pela consulta ao deus da cidade.

O papel da mulher na politica-As mulheres ocupavam posicoes importantes no Reino de Kush. A mae do rei, por exemplo, recebia o titulo de senhora de Kush ou candace.

Quando seu filho se casava, ela adotava a esposa do filho como sua filha.Assim influenciava o governo, tanto por meio do filho como da nora.

Por varias vezes, a rainha-mae ocupou, ela propria, o poder politico. entre as candaces que chegaram ao poder encontra-se Amanirenas.

Uma das poucas vezes que a Africa antiga aparece na historia universal e quando se conta que o povo cuxita, comandado por uma mulher enfrentou o poderoso Imperio Romano.