Núcleo Celular → Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.

Post on 07-Apr-2016

217 views 0 download

Transcript of Núcleo Celular → Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.

Núcleo Celular→ → Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.metabólicas.

Uma célula em intérfase, isto é, que não está se dividindo, apresenta os Uma célula em intérfase, isto é, que não está se dividindo, apresenta os seguintes componentesseguintes componentes:·1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas com poros, onde há intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. ·2. Nucleoplasma, Cariolinfa ou Suco Nuclear- é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas.·3. Nucléolo - Trata-se de um corpúsculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o suco nuclear, rico em RNA ribossômico.

- CROMOSSOMOS e CROMATINA: - Os cromossomos correspondem aos filamentos de DNA e proteínas espiralizados e condensados visíveis unicamente durante o processo de divisão celular. - A cromatina corresponde aos filamentos desespiralizados ou desenrolados, que acabam formando uma trama ou malha denominada retículo nuclear , no período de intérfase.

TIPOS DE CROMATINAA heterocromatina é a região mais condensada da cromatina, seus genes estão inativos. Já a eucromatina é a região menos condensada, onde encontramos os genes são transcritos. Na microscopia, a heterocromatina fica mais corada que a eucromatina.

DNA SEDUZINDO

LOCALIZAÇÃO DO DNA

O DNA está associado a proteínas formando a cromatina

- O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero. Quando a célula está prestes a se dividir, as cromátides se duplicam formando cromátides irmãs (que até que ocorra a separação final, ficam ligadas pelo centrômero).

- Forma cromossômica:

- Classificação cromossômica:

•Todas as células do nosso corpo (exceto as dos gametas) são diplóides, ou seja, possuem dois cromossomos de cada tipo (no caso, 23 pares de cromossomos homólogos ). Quando uma célula possui apenas um cromossomo de cada tipo (no caso os gametas, com 23 cromossomos), dizemos que ela é haplóide.

→ Nº diplóide de cromossomos em algumas espécies:

AnimalAnimal

Nº DiplóideNº Diplóide

HumanoHumano 4646

CachorroCachorro 7878

BoiBoi 6060

CavaloCavalo 6464

SapoSapo 2222

CamarãoCamarão 254254

Cariótipo•É o estudo da constituição cromossômica dos seres vivos. Na espécie humana, é composto de 46 cromossomos, em 23 pares (22 pares de autossomos e o par sexual), permitindo a análise das anomalias numéricas ou estruturais dos cromossomos.

• O Núcleo celular pode ser classificado em

relação a:

→ FORMA: Na maioria das células, o núcleo possui forma mais ou menos esférica, mas pode apresentar outras formas

→ POSIÇÃO: Na maioria das células, o núcleo ocupa posição central; porém, pode ser periférico, como nos ovócitos, células secretoras, células adiposas e musculares esqueléticas

→ NÚMERO: As células são predominantemente uninucleadas. Em alguns casos, são binucleadas, como nos grãos de pólen e me alguns protozoários ciliados, ou polinucleadas, como nas fibras musculares esqueléticas.

→ As polinucleadas são classificadas em dois tipos, de acordo com sua origem:• Sincício: resultante da fusão de várias células uninucleadas, como ocorre nas fibras musculares esqueléticas e nos osteoclastos (células vermelhas do tecido ósseo)

• Plasmódio: resultante de uma célula uninucleada que realizou divisão apenas do núcleo, permanecendo o citoplasma sem se dividir. Ocorre nos parasitas causadores da malária, do gênero Plasmodium.