O crescimento da população brasileira

Post on 14-Apr-2017

99 views 0 download

Transcript of O crescimento da população brasileira

DISCIPLINA

Professor

Tema conforme Planejamento

Nº de Aulas para desenvolver o Tema

Geografia- EM

ADRIANA GOMES MESSIAS

Crescimento da PopulaçãoBrasileira

02 AULAS

O Crescimento

da Populacional

Brasileiro

OBJETIVO

• Entender o fenômeno do crescimento populacional no Brasil.

• Compreender os efeitos e consequências desse crescimento populacional para o meio ambiente e qualidade de vida das pessoas. • Identificar alternativas de equacionamento para a questão do crescimento populacional.

REFERÊNCIAS PARA APROFUNDAMENTO, ESTUDO E PESQUISA

http://teen.ibge.gov.br/

Introdução• O Brasil tem uma população de 204.450.649

habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os dados são estimativas de população feitas com base no dia 1º de julho de 2015.

Para pensar!em fase de transição para nos tornarmos um país idoso no ano

de 2050.

Estrutura Etária

• A estrutura etária e por sexo é fundamental para os pais planejar o bem estar social, mostrando a necessidade de criação de novos empregos, vagas escolares, leitos hospitalares, infraestrutura urbana e também a previdência social (aposentadoria).

Tipos de pirâmides etárias e características:

Pirâmide Jovem: base larga, devido à elevada natalidade e topo estreito em consequência de uma elevada mortalidade e esperança média de vida reduzida. As pirâmides deste tipo representam populações muito jovens típicas dos países menos desenvolvidos.

Pirâmide envelhecida: base mais estreita do que a classes dos adultos. Reflecte uma diminuição da natalidade e um aumento da esperança média de vida. É características dos países desenvolvidos.

Pirâmide adulta: a base é ainda larga mas existe um aumento da classe dos adultos e dos idosos. A taxa de Natalidade está a diminuir e a esperança média de vida a aumentar.

• O Estado mais populoso, São Paulo, tem 44,4 milhões de habitantes - 21,7% da população total do país.

• Já no Estado menos populoso, Roraima, vivem 505,6 mil pessoas - 0,2% da população total.

Problemas com aumento populacional: violência e crime

Banalização do crime

No Rio de janeiro,Instantes após o acidente os Bombeiros localizaram as vítimas, que foram cobertas com cangas antes de serem removidas da areia. Foi então que uma foto de banhistas jogando bola ao lado dos corpos foi parar na internet. A frieza daqueles que se divertiam a poucos metros das vítimas chocou os internautas.

A Queda do crescimento populacional pode ser explicada por: uso de anticoncepcionais, dificuldade econômica, mulher no mercado de trabalho e melhorias do nível de informação.

A década do Golpe e Ditadura Militar foi a com menor taxa de crescimento anual da população: medo, adaptação da migração do campo para cidade ou pílula anticoncepcional? Foi “fora da curva”, mas, a partir de então, a queda foi contínua.

Para pensar!!!!!

Para Pensar!

• E a Educação?

PEA(População Economicamente Ativa)

• População em Idade Ativa é uma classificação etária que compreende o conjunto de todas as pessoas teoricamente aptas a exercer uma atividade econômica.

(PEA)As pessoas ocupadas são classificadas em:

• Empregados - aquelas pessoas que trabalham para um empregador ou ou mais, cumprindo uma jornada de trabalho, recebendo em contrapartida uma remuneração em Dinheiro ou outra forma de pagamento (moradia, alimentação, vestuário, etc.).

• Incluem- se, entre as pessoas empregadas, aquelas que prestam serviço militar obrigatório e os clérigos.

• Os empregados são classificados segundo a existência ou não de carteira de trabalho assinada.

• Conta Própria - aquelas pessoas que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício, sem empregados.

• Empregadores - aquelas pessoas que exploram uma atividade econômica ou exercem uma profissão ou ofício, com auxílio de um ou mais empregados.

• Não Remunerados - aquelas pessoas que exercem uma ocupação econômica, sem remuneração, pelo menos 15 horas na semana, em ajuda a membro da unidade domiciliar em sua atividade econômica, ou em ajuda a instituições religiosas, beneficentes ou de cooperativismo, ou, ainda, como aprendiz ou estagiário.

Problemas sociais