O relato

Post on 29-Jan-2018

428 views 1 download

Transcript of O relato

GÊNEROS NARRATIVOS: Relato

ManoelNeves

O relato é um texto no qual são apresentadas as informações básicas [os fatos] referentes a um acontecimento específico. O principal objetivo do relato, oral ou escrito, é informar, reconstruindo para o leitor/ouvinte uma seqüência de acontecimentos. Por esse motivo, os relatos focalizam as ações.

contexto de circulação

RELATO conceito e contexto de circulação

há inúmeros contextos [boletins de ocorrência, contos e romances, entre outros]

A seguir, apresento um exemplo de Boletim de Ocorrência, extraído de http://www.dhnet.org.br/3exec/novapolicia/modelopedido.html e usado na prova da redação da UFV.

RELATO em exemplo

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO TITULAR DA ____ DELEGACIA.

CIDADÃO DA SILVA (NOME COMPLETO), brasileiro, estudante (PROFISSÃO), residente e domiciliado na rua da cidadania, n. 1988, bairro da Justiça, Natal - RN, vem, perante Vossa Senhoria, apresentar PEDIDO DE LAVRAÇÃO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA E ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA O SR. DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS (NOME COMPLETO), residente e domiciliado na Rua dos Violadores da Liberdade, sem número, nesta Capital (caso o agressor seja desconhecido, pode-se fornecer características ou evidências que permitam uma possível identificação, como o local de trabalho, ambiente que costuma frequentar, características físicas, etc.), pelo que passa a expor:

01. No dia ___________ (citar o dia, mês e ano), às ______ (indicar o horário), nas proximidades ________________ (especificar o local), sofreu-se uma discriminação por orientação sexual.

02. Naquela oportunidade ______________ (especificar o fato ocorrido, por exemplo: mau atendimento em um estabelecimento comercial, tratamento diferenciado, ‘convite’ para se retirar do local ou usar roupa “adequada’, agressão física, brincadeiras pejorativas e de mau gosto, etc.).

03. Tem-se a consciência de que o homossexual, enquanto cidadão, não pode sofrer discriminações pela sua orientação sexual, conforme dispõe o art. 7º, XVII da Lei Orgânica Municipal e o art. 1º da Lei Promulgada nº 152/8, os quais proíbem a prática de qualquer discriminação por orientação sexual no âmbito do Município de Natal. Ademais, a própria Constituição Federal, em seu art. 5º, afirma que todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza.

04. Diante da ocorrência desta situação, requer-se a Vossa Senhoria a lavração do devido Boletim de Ocorrência e abertura de inquérito contra o ofensor. Requer-se também (em casos de agressão física), o encaminhamento ao ITEP para realização de exame de corpo de delito.

Nestes termos, pede deferimento.

Natal, 28 de junho de 2001.

RELATO análise do exemplo

tempo cronológico personagens superficiais presença de ação

quem o quê

onde por que quando

quanto como

lead

A resposta a essas perguntas visa a fornecer ao leitor as informações essenciais do que se narra.

Espera-se que o relato apresente a estrutura de uma narrativa tradicional.