O relato

5
GÊNEROS NARRATIVOS: Relato Manoel Neves

Transcript of O relato

Page 1: O relato

GÊNEROS NARRATIVOS: Relato

ManoelNeves

Page 2: O relato

O relato é um texto no qual são apresentadas as informações básicas [os fatos] referentes a um acontecimento específico. O principal objetivo do relato, oral ou escrito, é informar, reconstruindo para o leitor/ouvinte uma seqüência de acontecimentos. Por esse motivo, os relatos focalizam as ações.

contexto de circulação

RELATO conceito e contexto de circulação

há inúmeros contextos [boletins de ocorrência, contos e romances, entre outros]

Page 3: O relato

A seguir, apresento um exemplo de Boletim de Ocorrência, extraído de http://www.dhnet.org.br/3exec/novapolicia/modelopedido.html e usado na prova da redação da UFV.

RELATO em exemplo

Page 4: O relato

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO TITULAR DA ____ DELEGACIA.

CIDADÃO DA SILVA (NOME COMPLETO), brasileiro, estudante (PROFISSÃO), residente e domiciliado na rua da cidadania, n. 1988, bairro da Justiça, Natal - RN, vem, perante Vossa Senhoria, apresentar PEDIDO DE LAVRAÇÃO DE BOLETIM DE OCORRÊNCIA E ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA O SR. DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS (NOME COMPLETO), residente e domiciliado na Rua dos Violadores da Liberdade, sem número, nesta Capital (caso o agressor seja desconhecido, pode-se fornecer características ou evidências que permitam uma possível identificação, como o local de trabalho, ambiente que costuma frequentar, características físicas, etc.), pelo que passa a expor:

01. No dia ___________ (citar o dia, mês e ano), às ______ (indicar o horário), nas proximidades ________________ (especificar o local), sofreu-se uma discriminação por orientação sexual.

02. Naquela oportunidade ______________ (especificar o fato ocorrido, por exemplo: mau atendimento em um estabelecimento comercial, tratamento diferenciado, ‘convite’ para se retirar do local ou usar roupa “adequada’, agressão física, brincadeiras pejorativas e de mau gosto, etc.).

03. Tem-se a consciência de que o homossexual, enquanto cidadão, não pode sofrer discriminações pela sua orientação sexual, conforme dispõe o art. 7º, XVII da Lei Orgânica Municipal e o art. 1º da Lei Promulgada nº 152/8, os quais proíbem a prática de qualquer discriminação por orientação sexual no âmbito do Município de Natal. Ademais, a própria Constituição Federal, em seu art. 5º, afirma que todos são iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza.

04. Diante da ocorrência desta situação, requer-se a Vossa Senhoria a lavração do devido Boletim de Ocorrência e abertura de inquérito contra o ofensor. Requer-se também (em casos de agressão física), o encaminhamento ao ITEP para realização de exame de corpo de delito.

Nestes termos, pede deferimento.

Natal, 28 de junho de 2001.

Page 5: O relato

RELATO análise do exemplo

tempo cronológico personagens superficiais presença de ação

quem o quê

onde por que quando

quanto como

lead

A resposta a essas perguntas visa a fornecer ao leitor as informações essenciais do que se narra.

Espera-se que o relato apresente a estrutura de uma narrativa tradicional.