O renascimento cultural, a renovação religiosa e

Post on 25-Jun-2015

229 views 2 download

Transcript of O renascimento cultural, a renovação religiosa e

O Renascimento, a renovação religiosa na Europa e a reação da Igreja Católica

através da Contrarreforma

O que lembra a palavra Renascimento?

O Renascimento foi um resgate de uma cultura greco-romana apontada como a origem da civilização ocidental, os renascentistas buscavam enfrentar o domínio da igreja católica sobre a sociedade medieval europeia. Diferenças entre a cultura na Grécia e Roma e no período Medieval:

Grécia e Roma Liberdade de pensamento, separação de religião e liberdade de criação artística e intelectual.

Idade média europeia Cultura dependente da aprovação da religião, influência da Igreja na maioria das criações artísticas e intelectuais.

Informações importantes acerca do Renascimento:

• O Renascimento se ocorreu entre os séculos XIV e XVI e teve na Itália enriquecida pelo comércio com o Oriente Médio, o principal local de desenvolvimento.

• O aumento do comércio criou uma camada de comerciantes enriquecidos que passaram a investir na produção artística: esculturas, pintura, literatura, filosofia, etc. A burguesia viu no patrocínio às artes e literatura, como uma forma de ganhar prestígio social.

• Além das Artes e Filosofia, durante o renascimento, os pensadores e cientistas passaram a questionar algumas teorias da Igreja católica. Um exemplo era a visão da Igreja de que o mundo era plano, que foi combatido pelo astrônomo polonês, Nicolau Copérnico que afirmava que o mundo era redondo.

Mapa que apresenta as rotas de comércio das cidades italianas de Gênova e Veneza

Características do movimento:

• O Renascimento serviu para questionar a influência e o poder da Igreja Católica sobre a política e o povo durante a o Período Medieval.

• A principal característica do movimento é o reconhecimento do Homem como centro do Universo em uma eterna busca do conhecimento (Antropocentrismo). Esta concepção fugia da idéia de algum deus como centro do universo que influenciava “tudo e todos” (Teocentrismo).

Teocentrismo X Antropocentrismo

Obras importantes do Renascimento: Escola de Atenas – Rafael Sanzio

Nesta obra que representa a filosofia grega e mostra Aristóteles no centro da imagem, reforçando a valorização do conhecimento desenvolvimento durante a Grécia Antiga.

Obras importantes do Renascimento: Criação de Adão (detalhe do teto da Capela Sistina) – Michelangelo Buonarroti. Nesta imagem o deus cristão toca o Homem (Adão), dando à ele o

conhecimento necessário para usufruir do mundo. Esta era uma concepção defendida pelos renascentistas.

Obras importantes do Renascimento: O Nascimento de Vênus – Sandro Botticelli. Pintura inovou por representar elementos

mitológicos.

Obras importantes do Renascimento: Pietá – Michelangelo Buonarroti. Durante o Renascimento desenvolveu-se técnicas aprimoradas para representar o corpo humano com perfeição.

Alguns livros importantes de autores renascentistas:

• Elogio da Loucura Escrito em 1511, por Erasmo de Rotterdam, faz uma apreciação satírica dos abusos supersticiosos da doutrina católica e das práticas corruptas da Igreja Católica Romana.

• Os Lusíadas Escrito em 1572, por Luís Vaz de Camões, a ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

• Hamlet Escrito em 1599, por William Shakespeare, traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

Reforma Protestante e contrarreforma

católica na Europa

O que foi a Reforma Protestante?• A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas

Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais da religião cristã como o desapego da Igreja com o capital e a ajuda ao próximo.

• Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegando mesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.

O que foi a Reforma Protestante? (continuação)

• Outros fatores que contribuíram para a ocorrência das Reformas foi o fato de que a Igreja condenava abertamente a acumulação de capitais, embora ela mesma o fizesse. Logo, a burguesia ascendente necessitava de uma religião que a perdoasse o acumulo de dinheiro e não condenasse-o, como a Igreja Católica.

• Junto a isso havia o fato de que o sistema feudal estava agora dando lugar às Monarquias nacionais que começavam a despertar na população o sentimento de pertencimento Nação (nacionalismo) e o rei acima dos poderes da Igreja. Os países buscavam então a formação de Igrejas nacionais longe do controle da Igreja católica e do papa.

Reforma Protestante: O Luteranismo

• A primeira reação contrária ao poder da Igreja Católica se deu na Alemanha em 1517, quando o então monge Martinho Lutero fixou nas portas da igreja de Würtemberg, na Alemanha, as 95 teses. Um documento que criticava as práticas da Igreja católica como:

• Venda de indulgências Perdão pelos pecados através de pagamento

• Simonia comércio de itens ditos sagrados, como ossos e utensílios de santos.

• Interpretação da Bíblia segundo os padres

Original das 95 teses pregadas por Lutero na porta da Igreja de Würtemberg

Martinho Lutero

Preceitos do Luteranismo

Lutero propunha a criação de uma Igreja Nacional, baseada em diversos preceitos:• De acordo com Lutero, todos os fieis eram iguais perante Deus,

não havendo necessidade de sacerdotes. Além disso, afirmava que a única autoridade a ser seguida seria a dos príncipes;

• Lutero entendia que os sacramentos eram uma forma de dominação e aboliu grande parte deles, mantendo apenas o batismo, a comunhão e a penitência;

• Ele também era contrário ao culto dos santos e adoração de imagens;

• Extinção do celibato clerical e das ordens mendicantes;• Livre interpretação da Bíblia por parte dos fieis.

Reforma na Suíça: O Calvinismo

João Calvino: líder do movimento

A doutrina de Calvino se assemelhou bastante à de Lutero. Entre os principais fatores para a aceitação do calvinismo na Suíça foi sua defesa do trabalho, da poupança, do lucro e da usura. Como vimos, a moralidade católica era um problema para a burguesia suíça. Nesse sentido, a santificação do trabalho era ponto importante para expansão do comércio e ascensão política dos comerciantes, uma vez que justificava suas práticas econômicas.

Reforma na Inglaterra: O Anglicanismo

Na Inglaterra a reforma religiosa não ocorreu devido a interesses econômicos e políticos, primeiramente ela foi marcada por questões morais, pois o então rei, Henrique VIII, visto que sua mulher não podia lhe dar filhos, pediu o divórcio, o que foi negado pela Igreja Católica.Tal ato levou o rei inglês a revoltar-se contra a Igreja de Roma e, com o apoio do clero do seu país a fundou uma nova Igreja, a Igreja Anglicana.

O motivo da ruptura de Henrique VIII com a Igreja Católica

Henrique VIII buscava anular seu casamento e casar-se com sua amante, Ana Bolena.

Sugestão de filme: A Outra Trata da questão religiosa e da relação entre Henrique VIII, a rainha e Ana Bolena.

A Contrarreforma: Reação da Igreja às novas subdivisões do Cristianismo

Com o surgimento de novas subdivisões do cristianismo, como o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo, a Igreja Católica organizou uma série de ações visando manter-se como a Igreja dominante.Destas ações, podemos destacar:• Criação da Ordem religiosa denominada Companhia de

Jesus.• Fortalecimento do Tribunal da Santa Inquisição.• Criação de listas de livros que eram consideradas proibidas

para as pessoas. Esta lista é chamada de Index Libro rum prohibitorum.

Criação da Ordem religiosa denominada Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus teve como principal função a evangelização dos povos dominados pelos europeus, os indígenas americanos, asiáticos e africanos.Por julgarem a fé destes povos inferiores, assim como seus costumes, os cristãos acreditavam ser seu direito e dever difundir os costumes e a religião cristã e católica entre estas populações. Qual sua opinião sobre este posicionamento dos católicos europeus?

Três imagens representando a atuação dos jesuítas na evangelização de nativos dos novos continentes conquistados pelos europeus.

Como não eram aceitos por muitos dos povos que iam pregar sua fé em um único deus, os jesuítas muitas vezes eram mortos durante sua tentativa de evangelizar. O caso demonstrado na cena a seguir ocorreu no Japão, onde vários padres Jesuítas foram crucificados devido a lutas entre a religião de origem europeia e a religião nativa japonesa. A crucificação simboliza escárnio dos japoneses com o padre que defendiam um “deus crucificado”.

Organização típica de uma redução jesuítica

Os Jesuítas em nossa região: Em uma área que atualmente faz parte do Paraguai, Argentina e Rio Grande do Sul, os missionários Jesuítas fundaram espécie de cidades, chamadas reduções ou povos missioneiros. Imagens de ruinas de São Miguel, no Rio Grande do Sul

Fortalecimento do Tribunal da Santa Inquisição.

O Tribunal da Santa Inquisição, como o nome diz, tinha como função julgar. No caso deste tribunal, eles julgava “crimes da fé”. Todos acusados de heresia, bruxaria, oposição ou desvio da fé cristã, seriam julgados e punidos, frequentemente com a morte.

Representação do Tribunal da Inquisição em funcionamento

Para interrogar os acusados de crimes contra a fé cristã, os inquisidores torturavam com diferentes técnicas, considerando o crime do qual se tratava a acusação.

Método mais utilizado de execução pela Igreja Católica: A fogueira