O retorno do Cachoeirano

Post on 25-Jul-2015

1.026 views 2 download

Transcript of O retorno do Cachoeirano

Cine-Fantasma: o retorno do Cachoeirano Projeto de Vídeo Projeção em Ambiente Externo Local: Fachada do Cine-teatro Glória (antigo Cachoeirano) – Praça Teixeira de Freitas Proponente: paoleb e coletivo fantasma Contato: paoleb@gmail.com Cine-Fantasma: o retorno do Cachoeirano é um projeto de video intervenção ao ar livre que propõe a ocupação da fachada do prédio onde funcionou, entre 1923 e 1990, o Cine-teatro Cachoeirano, no centro histórico de Cachoeira. Os cine-teatros marcam uma fase importante na implantação do cinema como um hábito urbano moderno e popular nas primeiras décadas do século XX. Muitos destes espaços foram extintos, mas o Cachoeirano, diferente de outros cine-teatros no Brasil, salvou-se do abandono e da demolição.

Comprado pelo IPHAN em 2009, o imóvel construído em 1922 foi reformado em 2012 para ser integrado à UFRB. Até o momento não foram instaladas poltronas nem equipamentos de projeção, o espaço é apenas uma casca. Mas, ao contrario de outros Cine-Fantasmas que ainda não têm esperança de rever a luz do projetor, o Cachoeirano, hoje Glória, está prestes a reencarnar e voltar a operar como casa de espetáculos.

Incorporando o momento vivido pelo prédio histórico que permaneceu fechado nos últimos vinte anos, a videointervenção Cine-Fantasma: o retorno do Cachoeirano aproveitará seu exterior restaurado como tela, e buscará, em uma performance de 40 minutos, retraçar o caminho de saída do cinema do limbo e projetar seu porvir. Evocando a história e a memória coletiva em torno do cinema, serão mixadas, ao vivo, imagens de arquivo, fotos de época, cartazes de filmes, notícias de jornal e outros materiais que componham um grande mapeamento afetivo do Cine-teatro.

Grandes estréias, pequenos acontecimentos, enchentes, incêndios, filmes inesquecíveis, matinês, frases e palavras contribuirão para a construção de uma imagem do cinema feita por justaposições. A modesta pesquisa iniciada para este pré-projeto deverá ser aprofundada e complementada com entrevistas e acervos pessoais. No momento da projeção uma câmera estará aberta no local e conectada à mesa de montagem, permitindo que novas imagens e novas interações se dêem.

Com a intervenção Cine-Fantasma : o retorno do Cachoeirano pretendemos evocar a memória do cinema, da arquitetura e da cidade, propondo uma reflexão sobre as mudanças na forma de compartilhar espaços e imagens - outrora no interior dos cine-teatros; hoje no mapping interativo em praça pública ou via streaming na internet.

Obs: A lateral do prédio a ser utilizada não está definida, as fotos são meramente ilustrativas. Uma visita ao espaço e a realização de testes será necessária para definição do posicionamento exato do projetor a ser fornecido pelos organizadores do evento. As composições e o mapping serão realizados no programa Modul8, da proponente.

Fontes consultadas para elaboração deste pré-projeto: http://www.acachoeira.com.br/index.php/noticias/comunidade/2469-rosario-gloria http://www.ufrb.edu.br/reverso/2010/10/11/cine-teatro-de-cachoeira-passara-por-reforma/ http://www.reconcavoonline.com.br/2012/07/obras-de-restauracao-da-igreja-matriz-e-cine-teatro-gloria-foram-inaugurados-em-cachoeira/ http://vapordecachoeira.blogspot.com.br/2010/10/uma-enchente-em-cachoeira-vista-pelas.html#uds-search-results http://aqueimaroupa.com.br/2011/02/02/cachoeira-ira-receber-seu-novo-cine-teatro-gloria/ http://www.cultura.ba.gov.br/2011/02/01/ipac-inicia-restauracao-de-cine-teatro-centenario/

O projeto Cine-Fantasma prevê uma série de videointervenções urbanas, que ocuparão espaços públicos ao ar livre, acontecendo sempre em arredores que já abrigaram, um dia, salas de cinema. Não se trata apenas de uma atitude saudosista de louvar um tempo bom que já passou, mas sobretudo de uma oportunidade de reflexão sobre a arquitetura da cidade e das imagens, não somente em seu aspecto físico, palpável, mas também em sua dimensão simbólica, poética, dos imaginarios e coletivos que incita, das formas sociais e dos comportamentos que produz. As primeiras ações acontecerão em março, no Rio de Janeiro. Somos muitos e estamos em toda parte. Bu! www.cinefantasma.net