Orientações para preenchimento doOrientações para...

Post on 24-Jul-2020

4 views 0 download

Transcript of Orientações para preenchimento doOrientações para...

Orientações para preenchimento doOrientações para preenchimento do

ANOSANOS

Fonte: Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep)

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Apresentação

Esse guia tem por objetivo auxiliar servidores e gestores no preenchimento do Levantamento Individual de Necessida-des de Capacitação (LINC), bem como os interlocutores de RH no preenchimento do Levantamento das Necessidades de Capacitação (LNC).

Espera-se que esse material sirva como apoio às normas no que se refere aos objetivos e aplicabilidade do LINC e do LNC, de forma que o preenchimento seja realizado criterio-samente, considerando os eventos de capacitação que pos-suam consonância com as atividades realizadas pelo servi-dor e com os objetivos das UP/UO do Inmetro.

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Procedimentos referentes ao processo

NIG-DPLAD-070Levantamento de Necessidade de Capacitação.

FOR-DPLAD-074Levantamento Individual de Necessidade de Capacitação (LINC)

FOR-DPLAD- 043Levantamento de Necessidade de Capacitação.

Definições

LINC – Levantamento Individual das Necessidades de Capacitação

LNC – Levantamento das Necessidades de Capacitação

COGEP – Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas

DIVOP – Divisão de Operacionalização de Recursos Humanos

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Levantamento de Necessidades de CapacitaçãoO LINC é um processo participativo, porém orientado, para identificação das demandas relacionadas às necessidades de capacitação das unidades do Inmetro. É o momento em que os servidores, em parceria com os gestores, analisam quais eventos de capacitação contribuirão para o desempe-nho de suas atividades.

Objetivos do LINC/LNC• Estimular a análise crítica das demandas, de forma que as áreas relacionem apenas os eventos de capacitação que sirvam de apoio ao cumprimento dos seus objetivos estra-tégicos;• Tornar o processo de Levantamento das Necessidades de Capacitação mais participativo, promovendo a troca entre gestores e servidores; e• Auxiliar no planejamento orçamentário real das capacitações.

ResponsabilidadesPapel do Gestor: propor e auxiliar o servidor no planeja-mento de suas capacitações, bem como de toda a unidade de trabalho.

Orientações:• O gestor deve fazer uma análise crítica da sua unidade, identificando demandas e metas a serem alcançadas, obser-vando o planejamento das atividades para o ano seguinte, projetos e também treinamentos comportamentais para os membros da equipe. Com base nessa análise, o gestor deve-rá propor temas que auxiliem a unidade no desempenho de

Guia para preenchimento do LINC/LNC

seu papel no Inmetro, sendo muito importante que estimule a troca interna de informações entre os servidores;• Os interesses específicos da unidade e/ou individuais de-vem ser dimensionados de acordo com os objetivos estra-tégicos do Inmetro; e• Os levantamentos individuais dos servidores devem ser analisados de forma crítica, sendo o gestor o responsável pelas demandas de sua área, devendo deferir ou indeferir as solicitações que não forem pertinentes.

Papel do Servidor: preencher o LINC com as capacitações necessárias para o desempenho de suas funções, de acordo com as demandas e metas da sua unidade.

Orientações:• Preencher o seu próprio LINC, considerando a coerência entre os eventos de capacitação solicitados e os projetos desenvolvidos pela sua área;• O servidor deve preencher o seu LINC em parceria com seu chefe imediato para que juntos possam planejar suas capacitações;• Levar em consideração seu PTI para propor suas capaci-tações; e• Refletir sobre a quantidade de capacitações solicitadas, tendo em vista que, para tal atividade, é preciso conciliar orçamento/carga horária.

Papel do Interlocutor: auxiliar e orientar a sua respectiva unidade com base nas diretrizes estabelecidas pela Cogep, apoiando a Divop no processo de capacitação desde o le-vantamento dos temas até a formalização das demandas pelas áreas.

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Orientações:• Assessorar os servidores/chefias no início de processo de preenchimento do LINC;• Ser o ponto focal da Divop nas UO;• Dirimir possíveis dúvidas fazendo interface com a Divop no processo de preenchimento dos formulários; e• Realizar o preenchimento do LNC com base nos levanta-mentos individuais dos servidores e nos temas levantados pelos gestores de cada UO. Nessa etapa, o interlocutor de-verá contar com apoio da Divop.

Papel da Cogep: Responsável pelo processo de capacita-ção, devendo estimular as áreas a se manifestarem quanto às necessidades de capacitação. A coordenação deve ter uma postura crítica com relação às demandas e apoiar os gestores e servidores nesse levantamento.

Orientações:• Assessorar os interlocutores e servidores com informações referentes ao processo durante o LINC/LNC;• Analisar e, se for o caso, propor alternativas aos eventos de capacitação solicitados;• Realizar uma análise complementar a dos gestores no que se refere à pertinência entre a solicitação, a atividade exer-cida pelo servidor, os objetivos descritos e a relevância do tema para a Instituição (vide critérios utilizados para a ava-liação da Cogep); e• Viabilizar os eventos de treinamento e desenvolvimento, levando em consideração as informações coletadas nos for-mulários do LINC e do LNC, quando pertinentes.

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Orientações para o preenchimento dos formulários

Levantamento Individual de Necessidades de Capacitação (LINC)

Público Alvo: Deve ser preenchido exclusivamente por ser-vidores do Inmetro.

Período: Entre os dias 01/08 e 30/09.

Obrigatoriedade: O preenchimento do LINC pelo servidor é facultativo, ou seja, o formulário deve ser preenchido ape-nas quando houver a necessidade de eventos de capacita-ção que sejam necessários para apoiar o servidor no desen-volvimento de suas atividades.

Relação com o PTI: O PTI deve ser uma referência para iden-tificação de eventos de capacitação que sejam necessários para apoiar o alcance dos objetivos da Instituição.

Valores: Não existe limite para os valores, entretanto, é im-portante considerar que a viabilização dos eventos depende da liberação orçamentária de cada área.

Quantidade: Não existe limite para a quantidade de eventos de capacitação solicitados, entretanto, a aprovação deve-rá estar condicionada à compatibilidade entre montante de horas/aula solicitados e a jornada de trabalho.

Priorização: O servidor deverá priorizar os eventos solicita-dos considerando os que possuem maior impacto nos re-

Guia para preenchimento do LINC/LNC

sultados esperados de suas atividades. Caso haja limitações orçamentárias, serão mantidos no LNC aqueles eventos que tiverem prioridade mais alta.

Justificativa dos Cursos: A justificativa deve ser realista, exe-quível, descrita de forma sucinta e apresentar a convergên-cia da solicitação com as atividades realizadas pelo servidor. Pontos importantes a serem descritos:

• Atividade realizada pelo servidor que demande o conhe-cimento solicitado, referenciando o objetivo do PTI a que se refere, se for o caso.• Para que finalidade o treinamento será utilizado (Ex.: melho-ria de processo, atividades de pesquisa, inovação, desenvolvi-mento tecnológico, gestão de projetos, divulgação da imagem do Inmetro, buscar a excelência em gestão, entre outros).• Pontuar o que se pretende que o servidor seja capaz de re-alizar após a conclusão da ação de capacitação (Ex.: quando se solicita um curso de Excel Intermediário, deseja-se que o servidor seja capaz de construir ferramentas de controle para gestão de indicadores). • O quanto essa ação de capacitação contribui para os re-sultados da área.

Expectativa de Conteúdo do Curso/Treinamento: Esse cam-po deve ser preenchido buscando evidenciar quais os prin-cipais tópicos espera-se que o treinamento aborde para que as expectativas de aprendizado sejam alcançadas. Esse campo ajudará à Cogep a levantar propostas que estejam alinhadas às necessidades do servidor ou organizar interna-

Guia para preenchimento do LINC/LNC

mente, em conjunto com as áreas pertinentes, treinamentos adequados às necessidades do Inmetro.

Indicação de instrutores internos/ externos e/ou Institui-ções: Indicar um ou mais instrutores internos/ externos, do-centes e/ou técnicos administrativos ou empresas/ escolas que têm possibilidade de oferecer o curso. Este item não é de preenchimento obrigatório e sendo sugerido será verifi-cada a viabilidade de execução na instituição indicada.

Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC)

Público Alvo: Deve ser consolidado pelos interlocutores em parceria com as técnicas de capacitação da Cogep e apro-vado pelo chefe de cada UP.

Período: Entre os dias 01/10 a 31/10

Fonte de Consulta: Sugerimos avaliar o planejamento da área, planos de trabalho dos servidores, sites, periódicos, re-latórios A3 da própria UO, entre outras fontes de referência de acordo com a natureza do evento. Com base nessas in-formações o gestor deverá ter base para avaliar a pertinên-cia dos eventos solicitados, bem como propor outros even-tos de treinamento e desenvolvimento.

Valores: O gestor deverá considerar o montante orçamentá-rio disponibilizado para sua UP/UO e autorizar a inclusão no Siplan dos eventos de capacitação priorizados.

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Aprovação/Priorização: O gestor deverá considerar crité-rios de aprovação e até mesmo, se for o caso, de priorização de alguns eventos em detrimento de outros. Sugerimos que os pontos abaixo sejam considerados:

• Pertinência entre o evento de capacitação e as atividades realizadas pelo servidor;• Impacto do objetivo do treinamento para o alcance dos resultados da área e do Inmetro; e• Avaliar se há coerência entre o volume de capacitações por servidor e o montante da carga horária solicitada para o período.

Só deverão compor o LNC, os levantamentos individuais que atenderem aos pontos acima descritos. Ressalta-se que o LNC não necessariamente deve retratar a consolidação dos levantamentos individuais, tendo em vista que os gestores deverão avaliar o LINC de cada servidor e aprovar ou não as solicitações de acordo com a pertinência dos eventos lista-dos para cada área. Além disso, os gestores poderão propor e acrescentar no LNC os eventos de treinamento e desen-volvimento que julgarem necessários para sua equipe e que não constem nos levantamentos dos servidores.

É importante mencionar que a aprovação do LINC/LNC não garante necessariamente a execução da proposta, pois essa depende de uma avaliação final da Cogep.

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Critérios utilizados para a avaliação da Cogep:

• Disponibilidade orçamentária;• Relevância e relação entre a atividade fim que a área exer-ce e o conteúdo do evento de capacitação solicitado;• Volume de solicitações semelhantes, quantidade de de-mandas, número de solicitantes para um mesmo evento vi-sando identificar a aquisição/organização dos eventos co-muns;• Qualidade da capacitação e das instituições indicadas;• Existência de evento similar em local próximo à sede onde o servidor exerce suas atividades em detrimento de outros estados;• Período de afastamento e carga horária da capacitação solicitada no exercício;• Intervalo de tempo entre a solicitação atual e a última ca-pacitação realizada para o mesmo tema e servidor; e• Relação custo-benefício.

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Interação com o processo orçamentário - Inserção no Siplan

Tendo em vista que o processo orçamentário no 2º semes-tre tem início em meados de outubro e é finalizado em no-vembro/dezembro, faz-se necessário que as áreas finalizem o LNC impreterivelmente até 31 de outubro.

Do contrário, corre-se o risco de não ser possível especificar a reserva orçamentária para determinado evento.

É de suma importância que o Siplan reflita os eventos de capacitação aprovados ou, se for o caso, em situações de restrições orçamentárias, priorizados pelo chefe da UP.

Somente serão considerados pela Divop os eventos inseri-dos no Siplan com reserva orçamentária adequada à realiza-ção, constando no status A.

Qualquer solicitação fora desse cenário será considerada como evento não planejado e a tratativa será a descrita na NIG-DPLAD-061.

Guia para preenchimento do LINC/LNC

O montante referente à quantidade de pessoas, descrito no Siplan, será utilizado pela Divop para identificação das de-mandas por cursos de capacitação. Os cursos serão adquiri-dos externamente, por meio de processo licitatório ou aqui-sição direta nos moldes da Lei 8.666/93. A Cogep/Divop entende que o número de pessoas indicadas para os even-tos de capacitação é obtido de acordo com o planejamento de cada área. O não cumprimento do preenchimento das vagas solicitadas e contratadas, bem como a não existên-cia de reserva orçamentária, ensejará a responsabilização da parte solicitante, nos termos da Lei 8.112/92, Capítulo IV - Das Responsabilidades e, no que couber, da Lei de Res-ponsabilidade Fiscal e demais normas aplicáveis à espécie.

Guia para preenchimento do LINC/LNC

Macro

eta

pas

Servidor deverá: Avaliar quais eventos de capacitação são necessários para auxiliá-lo no cumprimento dos objetivos do seu PTI.

Gestor irá: Analisar o LINC dos servidores e, se necessário, propor eventos de capacitação que apoiem a UO no alcance de seus objetivos.

Interlocutor e Técnicas de Capacitação da Divop: Após a aprovação de cada LINC pelos gestores, os formulários serão enviados ao interlocutor de RH, que compilará as informações no LNC de cada UP/UO.

Chefe da UP irá: Analisar a pertinência do LNC com relação ao planejamento da UP, aprovando apenas as capacitações que considerar adequadas.

Divop/Coordenador da Cogep: Analisar as demandas do Inmetro, conferindo visão sistêmica, de forma que o Plano Anual de Capacitação a ser criado esteja alinhado com a estratégia do Instituto, otimizando os investimentos para o próximo ano.

Responsável pelo processo orçamentário de cada UO: As áreas deverão realizar a reserva orçamentária para os eventos de capacitação inseridos no LNC e ratificados pela Cogep, inserindo no Siplan os valores necessários para viabilizar os treinamentos.

Divop: O Plano será composto pelos eventos de capacitação inseridos no Siplan com status A. A partir do ano seguinte, a Divop iniciará o trabalho de acompanhamento e execução do PAC.

Aprovação do LNC pelo chefe

da UP

Aprovação do LNC pelo chefe

da UP

Criação do LNCCriação do LNC

Alinhamento com o gestorAlinhamento com o gestor

Preenchimento do LINC

Preenchimento do LINC

Análise da CogepAnálise da Cogep

Reserva Orçamentária

Reserva Orçamentária

Plano Anual de Capacitação

Plano Anual de Capacitação

Orientações para preenchimento doOrientações para preenchimento do

ANOSANOS