P3 (1)

Post on 07-Mar-2016

214 views 0 download

description

 

Transcript of P3 (1)

3JANEIROFEVEREIROMARÇO2013APÁGINADAENFERMEIRA

• Constipação – É uma infecção viral que provoca a inflamação das membranas mucosasque revestem o nariz e a garganta e daí resulta obstrução e corrimento nasal, por vezesdores de garganta e de cabeça e mau estar – desconforto.• Gripe – Virose do aparelho respiratório (vias aéreas respiratórias de circulação do ar)que origina febre, dores de cabeça (cefaleia), dores musculares e fraqueza.A gripe é propagada através de gotículas infectadas lançadas por espirros.A doença ocorregeralmente em pequenos surtos ou sob a forma de epidemias a intervalos de algunsanos. Geralmente aparece no inverno e difundem-se rapidamente nas escolas,lares para idosos e em locais de trabalho fechados.Há três tipos de vírus gripal A/B/C.A gripe C dá imunidade ou seja anticorpos (proteínas)fabricadas pelo sistema imunitário que imunizam contra o vírus C para toda a vida.Uma pessoa infectada pelo vírus A ou B – fica imune a essa estirpe.Tanto o vírus Acomo B alternam-se por vezes e produzem novas estirpes provocando nova infecção.O vírus B é bastante estável.O vírus A é muito instável, surgem constantemente novas estirpes em todo o mundo.Foram estas as espécies que causaram as pandemias de gripe deste século, sendo as maisconhecidas em 1918 - A gripe Espanhola (matou milhões de Jovens em todo o mundo).Em 1957 – A gripe AsiáticaEm 1968 – A gripe de Hong KongSintomas – Arrepios, febre, dores de cabeça, dores musculares, perda de apetite e fadiga(tipos A e B).O vírus C – uma leve indisposição, tosse, dores torácicas, dores de garganta e fluxonasal dois dias depois a febre e os outros sintomas começam a diminuir e cinco diasdepois acabou.

Há já algum tempo atrás, no jornal “O Ardina” n.º 468 noticiámos que algum património iriaser cedido à Obra do Ardina.No dito jornal as fotos o mostraram.Seriam duas boas instalações.Uma delas representada na página 1, seria para abertura de um novo “Lar de Jovens” nalocalidade de venda do Pinheiro, que chegámos a visitar.A outra instalação seria para um futuro centro de apoio a seniores, na herdade de MonteNovo a 20 km de Coruche, bem representado na página 6 do mesmo jornal, com a descriçãopormenorizada do espaço envolvente.Mas, verificados que foram os sustentos e os lucros, concluiu-se que não existiam baseslegais para a concretização do que havia sido proposto. Desejamos pois comunicar aosnossos amigos leitores que estes factos não passaram de um sonho…

Enf. Maria de Lourdes Andrade

Qual a diferença entre

a Constipação e Gripe

Conviver com um animal de estimação

Todos os animais de estimação, quer sejam cães, gatos, papagaios, periquitos, ou porquinhos-da--índia, trazem não só conforto,alegria e companhia,como também algumas infecções e doenças.Nãovale a pena desfazermo-nos deles,mas ter presente algumas regras básicas de prevenção e higiene.• Como Prevenção Não é aconselhável deixar cães ou gatos lamber as mãos e cara, principalmente das crianças(os animais tem hábitos de higiene, eles próprios, que depois transportam na sua línguarestos de gérmen ou ovos possíveis de provocar infecções).Não se deve dar de comer ou beber em louça que não seja os recipientes próprios dos animais.Não deve deixar os animais na cozinha em contacto com loiças e principalmente quandoestá arranjando saladas ou outros alimentos. (Os animais roçam-se pelos armários, cadeiras etc.)Ensine os seus filhos a ter hábitos de higiene,principalmente as mãos ao tocar ou acariciar um animal.Lavar, desinfectar diariamente o caixote de areia, os recipientes da comida e bebida e se pos-sível com água bem quente e corrente. Usar luvas de preferência.Pelo menos uma vez por semana, dar banho ao cão ou gato e detectar, pulgas, carraças, peloa cair, lombrigas (muita comichão) ou qualquer outra coisa.Usar coleira, produto anti-pulgas ou pulverizadores nos seus animais de estimação.Não deve descuidar a ida com os animais ao médico veterinário e detecção de infecções ou doenças.Tenha também em atenção os animais que desencadeiam reacções alérgicas, como gatos,canários, papagaios e periquitos.Se pensa engravidar e já tem algum destes animais de estimação informe o seu médico assistente.

Enf. Maria de Lourdes Andrade

A estas Instituições e a todas as outras que não estão aqui mencionadas o nosso Muito Obrigado. Mas um agradecimento muito especial para o Grupo Jerónimo Martins, para o Banco Alimentar e para o Montepio

que têm sido fantásticos, fabulosos, e sempre muito generosos.

Esclarecimento

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais osfactores que destroem os seres humanos.

Ele respondeu:A Política, sem princípios; o Prazer, sem

compromissos; a Riqueza, sem trabalho; a Sa-bedoria, sem carácter; os Ne-gócios, semMoral; a Ciência, sem humanidade; a Oraçãosem caridade”.

E Porque passamos por momentos difíceisna vida, é a nós que nos cabe decidir se deve-mos desistir, ou tentar mais uma vez. Por issoe numa tentativa de ajudar a equilibrar a faltade valores e de afectos que venho verificandoao longo dos anos que já passaram, dos queestão a passar,e ainda dos que passarão, tentoatravés deste pequeno texto, contribuir, nãosó com palavras, mas também com actos.Começando por apelar para a necessidade deum mundo em Paz e em União, onde possaexistir uma população cheia de Alegria, Espe-rança e muito Amor.

O ser humano precisa de se sentir realiza-do, precisa de obter sucesso em cada umadas suas realizações mais secretas.

O mundo tem de poder acordar irradiandoLuz, O planeta precisa que as pessoas se res-peitem e assim possam viver em Harmonia.

A Saúde tem de ser um bem acessível paratodos, a Solidariedade deverá continuar a

provocar sorrisos, conforto e muita satis-fação a todos aqueles que nada tem.

Cada um de nós precisa de aceitar umaboa lição de Humildade, devemos Confrater-nizar com o nosso próximo todos os dias, enão só quando é Natal.

A Pureza de uma criatura, sente-se quandoentregamos a nossa amizade sem nada emtroca, quando partilhamos a nossa Sabedoriae por fim quando somos capazes de Perdoar.

Desejo muito que todo o indivíduo possaser igual, que todas as pessoas possam serlivres, que todos os indivíduos possam teruma boa-sorte.

Devemos ser Sinceros,Estimar o nosso ini-migo como prezamos o nosso amigo, que aFraternidade seja uma realidade entre o povo,só assim será possível que exista o necessárioequilíbrio que trará a verdadeira Dignidade.

Que todos nós possamos usar a Benevo-lência, que a Fé continue em cada um de nós,que a Bondade nos acompanhe eternamente,que a nossa Paciência não tenha limites e porfim, que a nossa Gratidão quebre todas asfronteiras e todas as Barreiras.

Por isso bons amigos, grandes e pequenos,de perto e de longe, proponho que o cami-nho seja Sempre em Frente, que se faça Ca-minho, Caminhando, agora e sempre.

“A Fé é um exercício para a Vida Inteira” Paulo Emanuel