passo a passo da instalação do ansys 13 64 bits

Post on 12-Aug-2015

726 views 2 download

Transcript of passo a passo da instalação do ansys 13 64 bits

PASSO A PASSO DA INSTALÇÃO DO ANSYS 13 64 BITS Inicialmente abrimos o Explorer e clicamos com o botão direito do mouse no arquivo setup.exe e escolhemos a opção de “Executar como administrador”. A Figura 1 ilustra o arquivo a ser aberto. Em seguida escolhemos a opção “Install ANSYS, Inc. Products”, destacada na Figura 2.

Figura 1 - Abrir como administrador setup.exe.

Figura 2 - Janela "Installation Manager".

Em seguida escolhemos “I AGREE” e na janela seguinte clicamos em “Next >>”, respectivamente, como ilustrado nas Figuras Figura 3 e Figura 4.

Figura 3 - Janela de aceitação de licença.

Figura 4

Na janela de opções dos produtos a serem instalados, ilustrada na Figura 5, escolhemos as opções que queremos que sejam instaladas e depois clicamos em “Next >>”. Na Figura 6 marcamos as duas caixinhas mostradas e prosseguimos com a instalação: “Skip this step for ICEM CFD and configure later” e “Skip this step for Workbench and configure later”. Fazemos a mesma coisa em seguida e prosseguimos a instalação, como ilustrado na Figura 7.

Figura 5 - Janela de opções dos produtos a serem instalados.

Figura 6

Figura 7

Nas janelas ilustradas nas Figuras Figura 8 e Figura 9, apenas clicamos em “Next >>”.

Figura 8

Figura 9

A partir daqui começa a instalação do ANSYS. Quando a primeira seqüência terminar o instalador irá pedir o segundo DVD, como ilustrado na Figura 10. Coloque o segundo DVD e clique em “OK” para prosseguir.

Figura 10 - Janela que pede o DVD2 para continuar a instalação.

Figura 11 - Instalação do DVD2.

A Figura 12 ilustra o fim da instalação dos produtos ANSYS. Na seqüência será instalado o gerenciador de licenças do ANSYS 13.

Figura 12

Aqui, Figura 13, começamos a instalar o gerenciador de licenças. Escolhemos “I AGREE” e clicamos em “Next >>”. Agora, da Figura 14 até a Figura 18, vamos clicando em “Next >>”.

Figura 13 - Início da instalação do gerenciador de licenças.

Figura 14

Figura 15

Figura 16

Figura 17

Figura 18

Agora começa a parte dita “difícil”, mas que se feita com cuidado não da problema algum. Na seqüência escolhemos a opção “Run the ANSYS Licensing Interconnect with FLEXlm (default)” e clicamos em “Continue”, como ilustrado na Figura 19. Também na janela seguinte clicamos em “Continue” (Figura 20).

Figura 19 - License Wizard

Figura 20

Agora vamos voltar para a unidade de DVD onde o ANSYS está e procuramos pela pasta MAGNITUDE. Copiamos essa pasta para algum lugar do HD, como ilustrado na Figura 21. Dentro da pasta temos dois arquivos, como mostra a Figura 22. Clicamos com o botão direito do mouse no arquivo “AP13_Calc.exe” e escolhemos a opção “Executar como administrados”. Então a janela ilustrada na Figura 23, irá aparecer e então digitamos “y” e teclamos “Enter”. Aperte qualquer tecla para fechar a janela.

Figura 21 - Pasta "MAGNITUDE" copiada.

Figura 22 - Interior da pasta MAGNITUDE copiada para o HD.

Figura 23 - AP13_Calc.exe

Vemos que o arquivo “license.txt” foi criado (Figura 24). Quando for pedido para escolher o arquivo de licença vamos na pasta que foi copiada e escolhemos o arquivo criado pelo executável “AP13_Calc.exe”, como ilustrado na Figura 25.

Figura 24 - Arquivo "license.txt" criado.

Figura 25 - Escolha do arquivo de licença.

Em seguida clicamos em “Continue”, “Exit”, “Exit” e “Exit”, como ilustrado respectivamente nas Figuras Figura 26, Figura 27, Figura 28 e Figura 29.

Figura 26

Figura 27

Figura 28

Figura 29

Agora estamos na última parte da instalação, onde vamos instalar a MPI para “FLUENT Parallel and Distributed Mechanical APDL”. Em algum momento algum browser será aberto com o passo a passo dessa instalação. Na janela da Figura 2 escolhemos o segundo botão “Install MPI for FLUENT Parallel and Distributed Mechanical APDL”. Em seguida escolhemos a MPI que se deseja instalar, no caso foi escolhida a Intal MPI (Figura 30). Nas duas janelas seguintes clicamos em “Extract” e “Next”, respectivamente (Figura 31 e Figura 32).

Figura 30 - Escolha da MPI a ser instalada.

Figura 31

Figura 32

Agora escolhemos “I accept the terms in the License Agreement” e clicamos em “Next >”. Na janela seguinta apenas clicamos em “Next >”. Na janela ilustrada na Figura 35 escolhemos a opção “Complete” e continuamos para o próximo passo. Nessa janela temos que ficar atentos para não nos esquecermos de marcar a opção da caixinha, como ilustrado na Figura 36. Clique em “Install”.

Figura 33

Figura 34

Figura 35

Figura 36 - Atenção!

Figura 37

Por fim, a instalação da MPI terminou. Agora só nos resta criar a variável de ambiente para que o sofrimento termine, por fim. No fim do passo a passo do browser citado no início da instalação da MPI vai estar o caminho que será utilizado para editar a variável de ambiente “Path”. Copie esse caminho e deixe-o guardado (Figura 38).

Figura 38 - Criar variável de ambiente.

Abra o menu iniciar e clique com o botão direito do mouse na opção “Computador” e vá em “Propriedades”.

Figura 39

Agora clique em “Configurações avançadas do sistema” (Figura 40). Em seguida clique em “Variáveis de Ambiente...” (Figura 41). Na janela “Variáveis de Ambiente” procure a variável “Path” e clique em “Editar...” como ilustra a Figura 42. No fim do valor da variável cole o caminho copiado anteriormente, como ilustrado na Figura 43. Pronto, para sair clique em todos os botões “OK” que encontrar pela frente.

Figura 40 – Janela de sistema.

Figura 41 - Propriedades do Sistema.

Figura 42 - Variáveis de Ambiente.

Figura 43 - Editar variável de ambiente "Path".

THE END. Pronto, agora espero que tudo tenha dado certo na instalação. Tentei ser o mais detalhista possível. Espero que esse instalador ajude futuras gerações. Críticas, sugestões e dúvidas podem ser enviadas para: julio.pimentel@gmail.com