Patrimônios Naturais

Post on 05-Aug-2015

170 views 0 download

Transcript of Patrimônios Naturais

PATRIMÔNIO NATURAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

APRENDIZ DE TURISMO

ÁRVORES IMUNES DE CORTE

• PATRIMÔNIO NATURAL VIVO

• A PRESERVAÇÃO DE UMA ÁRVORE DECRETADA IMUNE DE CORTE, TEM COMO OBJETIVO PROTEGÊ-LA , DEVIDO A SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA,PAISAGÍSTICA OU ENQUANTO ESPÉCIME RARA.

Lei 5097/1997

LEI ATUAL QUE TRATA DA PRESERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO DE PORTE ARBÓREO, CONFERE AO ÓRGÃO MUNICIPAL RESPONSÁVEL PELO MEIO AMBIENTE A COMPETÊNCIA PELA SUA PRESERVAÇÃO.

OS DECRETOS MUNICIPAIS QUE ESTABELECEM IMUNIDADE DE CORTE ATRIBUEM AO COMPHAC A TAREFA DE OFERECER O APOIO TÉCNICO À PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES PROTEGIDAS.

O Jequitibá Rosa, ou vermelho, localizado no distrito de Eugênio de Melo, foi declarado imune de corte pelo Decreto Municipal 8259/93. De acordo com estimativas, a árvore, de 27 metros de altura e 30 de diâmetro de copa, tem aproximadamente 500 anos e pode durar cerca de mil anos.

Este guapuruvu é a mais nova espécie arbórea preservada de corte em nosso município.Encontra-se na Avenida Benedito Domingues de Oliveira, em frente ao nº77, no bairro do Jardim Morumbi, zona sul de São José dos Campos.

Palmeiras Imperiais na Av. Dr. João GuilherminoEstas árvores foram plantadas por volta de 1896. Na época havia a Estação central da Ferrovia D. Pedro II, onde hoje se localiza o Tênis Clube. Provavelmente as palmeiras imperiais foram plantadas visando marcar o caminho entre a Estação e a cidade, já que havia um vazio entre elas. As palmeiras imperiais da Av. João Guilhermino atravessam o século, com relativa tranqüilidade, escapando das reformas urbanas e das derrubadas.

Uma espécie arbórea centenária se tornou imune ao corte em São José dos Campos. Com o nome científico de Samanea saman, a espécie é conhecida popularmente como Árvore da chuva ou Chorona e está na área do Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes), ao lado do Centro de Estudos e Formação de Educadores (CEFE), em Santana.

A árvore tem copa extensa e frondosa, atingindo 30 metros de diâmetro e 10 de altura.

As figueiras da Cônego Lima foram plantadas juntamente com a construção do jardim do Largo de Nossa Senhora do Rosário (igreja demolida em 1879), em 1898. Em 1959, a praça Cônego Lima sofreu modificações: os canteiros foram reformados e ampliados para onde havia o antigo coreto, as árvores são podadas e a antiga iluminação substituída por outra de lâmpadas fluorescentes. Estas figueiras, no entanto, sobreviveram as intervenções, ameaças de corte e parasitas (ervas de passarinho – 1952), interagindo com o espaço da cidade, passando a fazer parte do nosso patrimônio ambiental, através do decreto n° 7.668/92.

PaineiraFoi plantada na mesma época, em que foi aberta a Avenida Madre Tereza, pelo Prefeito José Marcondes Pereira. Segundo fotos, podemos afirmar que foi plantada entre o final da década de 30 e o início da década de 40. preservação através do Decreto n° 9453/98.

ESSES FORAM ALGUNS EXEMPLOS DE ÁRVORES IMUNES DE CORTE EM NOSSO MUNICÍPIO.

EXISTEM MUITO MAIS....

FIGUEIRA DA SABESP- localização: antes da José Longo

ANGICO – localização: Av. Adhemar de Barros – em frente ao nº 892 / em frente ao SESC

PAINEIRA – localização : continuação da Rua Rubião Júnior – em frente a Casa do Médico

JACARANDÁ ROSA – localização: em frente a igreja – Eugênio de Melo

FIGUEIRAS – localização: 3 enormes encostadas ao muro do cemitério de Santana

• MACAÚBAS- localização: 29 no Complexo da Tecelagem Parahyba e Fazenda Santana do Rio Abaixo

• JACARANDÁS- localizadas na Praça Benedita Nery, no Distrito de Eugênio de Melo

• PAINEIRA ROSA – localizada no Jardim das Flores, Distrito de Eugênio de Melo

FONTES DE PESQUISA:• COMPHAC - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico,

Artístico Paisagístico e Cultural do município de São José dos Campos;

• GPH – Gerência de Patrimônio Histórico - FCCR

• JORNAL DA CIDADE- http://www.sjc.sp.gov.br/media/239189/jc_08-agosto-011-site.pdf

• SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/turismo/eugenio_de_melo/pontos_turisticos.aspx

• Com 150 anos, Palmeiras Imperiais têm tratamento especial -http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=15061

• Árvore centenária é tombada pelo Patrimônio Histórico

• http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/noticia.aspx?noticia_id=11406