Patrimônios Naturais

12
PATRIMÔNIO NATURAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS APRENDIZ DE TURISMO

Transcript of Patrimônios Naturais

Page 1: Patrimônios Naturais

PATRIMÔNIO NATURAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

APRENDIZ DE TURISMO

Page 2: Patrimônios Naturais

ÁRVORES IMUNES DE CORTE

• PATRIMÔNIO NATURAL VIVO

• A PRESERVAÇÃO DE UMA ÁRVORE DECRETADA IMUNE DE CORTE, TEM COMO OBJETIVO PROTEGÊ-LA , DEVIDO A SUA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA,PAISAGÍSTICA OU ENQUANTO ESPÉCIME RARA.

Page 3: Patrimônios Naturais

Lei 5097/1997

LEI ATUAL QUE TRATA DA PRESERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO DE PORTE ARBÓREO, CONFERE AO ÓRGÃO MUNICIPAL RESPONSÁVEL PELO MEIO AMBIENTE A COMPETÊNCIA PELA SUA PRESERVAÇÃO.

OS DECRETOS MUNICIPAIS QUE ESTABELECEM IMUNIDADE DE CORTE ATRIBUEM AO COMPHAC A TAREFA DE OFERECER O APOIO TÉCNICO À PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES PROTEGIDAS.

Page 4: Patrimônios Naturais

O Jequitibá Rosa, ou vermelho, localizado no distrito de Eugênio de Melo, foi declarado imune de corte pelo Decreto Municipal 8259/93. De acordo com estimativas, a árvore, de 27 metros de altura e 30 de diâmetro de copa, tem aproximadamente 500 anos e pode durar cerca de mil anos.

Page 5: Patrimônios Naturais

Este guapuruvu é a mais nova espécie arbórea preservada de corte em nosso município.Encontra-se na Avenida Benedito Domingues de Oliveira, em frente ao nº77, no bairro do Jardim Morumbi, zona sul de São José dos Campos.

Page 6: Patrimônios Naturais

Palmeiras Imperiais na Av. Dr. João GuilherminoEstas árvores foram plantadas por volta de 1896. Na época havia a Estação central da Ferrovia D. Pedro II, onde hoje se localiza o Tênis Clube. Provavelmente as palmeiras imperiais foram plantadas visando marcar o caminho entre a Estação e a cidade, já que havia um vazio entre elas. As palmeiras imperiais da Av. João Guilhermino atravessam o século, com relativa tranqüilidade, escapando das reformas urbanas e das derrubadas.

Page 7: Patrimônios Naturais

Uma espécie arbórea centenária se tornou imune ao corte em São José dos Campos. Com o nome científico de Samanea saman, a espécie é conhecida popularmente como Árvore da chuva ou Chorona e está na área do Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes), ao lado do Centro de Estudos e Formação de Educadores (CEFE), em Santana.

A árvore tem copa extensa e frondosa, atingindo 30 metros de diâmetro e 10 de altura.

Page 8: Patrimônios Naturais

As figueiras da Cônego Lima foram plantadas juntamente com a construção do jardim do Largo de Nossa Senhora do Rosário (igreja demolida em 1879), em 1898. Em 1959, a praça Cônego Lima sofreu modificações: os canteiros foram reformados e ampliados para onde havia o antigo coreto, as árvores são podadas e a antiga iluminação substituída por outra de lâmpadas fluorescentes. Estas figueiras, no entanto, sobreviveram as intervenções, ameaças de corte e parasitas (ervas de passarinho – 1952), interagindo com o espaço da cidade, passando a fazer parte do nosso patrimônio ambiental, através do decreto n° 7.668/92.

Page 9: Patrimônios Naturais

PaineiraFoi plantada na mesma época, em que foi aberta a Avenida Madre Tereza, pelo Prefeito José Marcondes Pereira. Segundo fotos, podemos afirmar que foi plantada entre o final da década de 30 e o início da década de 40. preservação através do Decreto n° 9453/98.

Page 10: Patrimônios Naturais

ESSES FORAM ALGUNS EXEMPLOS DE ÁRVORES IMUNES DE CORTE EM NOSSO MUNICÍPIO.

EXISTEM MUITO MAIS....

FIGUEIRA DA SABESP- localização: antes da José Longo

ANGICO – localização: Av. Adhemar de Barros – em frente ao nº 892 / em frente ao SESC

PAINEIRA – localização : continuação da Rua Rubião Júnior – em frente a Casa do Médico

JACARANDÁ ROSA – localização: em frente a igreja – Eugênio de Melo

FIGUEIRAS – localização: 3 enormes encostadas ao muro do cemitério de Santana

Page 11: Patrimônios Naturais

• MACAÚBAS- localização: 29 no Complexo da Tecelagem Parahyba e Fazenda Santana do Rio Abaixo

• JACARANDÁS- localizadas na Praça Benedita Nery, no Distrito de Eugênio de Melo

• PAINEIRA ROSA – localizada no Jardim das Flores, Distrito de Eugênio de Melo

Page 12: Patrimônios Naturais

FONTES DE PESQUISA:• COMPHAC - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico,

Artístico Paisagístico e Cultural do município de São José dos Campos;

• GPH – Gerência de Patrimônio Histórico - FCCR

• JORNAL DA CIDADE- http://www.sjc.sp.gov.br/media/239189/jc_08-agosto-011-site.pdf

• SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/turismo/eugenio_de_melo/pontos_turisticos.aspx

• Com 150 anos, Palmeiras Imperiais têm tratamento especial -http://www.sjc.sp.gov.br/noticias/noticia.aspx?noticia_id=15061

• Árvore centenária é tombada pelo Patrimônio Histórico

• http://www.sjc.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/noticia.aspx?noticia_id=11406