Perdoe (Marcos Pontes) 1

Post on 06-Jul-2015

999 views 3 download

description

Um importante artigo do astronauta Marcos Pontes editado com imagens condizentes.

Transcript of Perdoe (Marcos Pontes) 1

Livre-se dos rancores do passado

De Marcos Pontes

Todos nós somos vítimas de injustiças ao longo da vida.

Quando um momento desses acontece, podemos escolher entre guardar essa experiência ruim e ficar ruminando o sentimento ruim, ou bater a poeira e seguir.

Hoje em dia, a grande maioria das pessoas vive com raiva de alguém ou de alguma coisa.

O que essas pessoas não percebem é que elas não estão resolvendo nenhum problema ou “revidando” nada contra ninguém. Muito pelo contrário: estão apenas prejudicando e ferindo a elas mesmas.

Se você quiser viver bem, ter sucesso e felicidade, você precisa aprender a perdoar rapidamente, não por consideração pela pessoa que te fez algum mal, mas pelo seu próprio bem.

Em outras palavras: não perca tempo com rancores. Lembre-se que uma raiz ruim irá ocupar espaço de muitas coisas agradáveis e produtivas.

Com isso tomando espaço lá dentro, a cada segundo, ao invés de aproveitar e curtir o melhor da vida, você estará ruminando um assunto desagradável.

É como ter um elefante na sua sala de estar.

Você pode desejar colocar móveis novos, mudar a posição dos antigos, ou limpar e decorar o cômodo, porém, enquanto você mantiver aquele elefante na sala, você sempre terá que considerar a sua presença em seus planos.

Em termos práticos, você nunca conseguirá sentir o prazer completo ou mesmo abandonar de forma permanente algum hábito ruim enquanto estiver cultivando ressentimento, rancores e ódio.

O rancor guardado é como uma raiz. Você não consegue ver as raízes, enterradas sob a árvore. Apenas vê os frutos ruins.

Aí, o que a maioria das pessoas faz? Elas tentam eliminar os frutos ruins, ou tratar apenas os sintomas, mas esquecem de cuidar das causas, das raízes dos seus problemas.

Não adianta tentar se livrar dos efeitos terríveis do seu rancor. O problema real está dentro de você. Livre-se do rancor. Isso mudará a sua vida.

Mas, como livrar-se de algo que já está tão enraizado no coração? Pense no que foi feito com você e que te magoou tanto. Feche os olhos e imagine como você gostaria de ser tratado naquela situação. Seria muito melhor assim, não seria?

Agora, olhe ao seu lado. Sempre existe alguém precisando de ajuda. Use a sua energia de forma positiva.

Descarregue esse potencial negativo armazenado aí dentro e que somente tem sido usado para fazer crescer aquele rancor do passado e tentar se vingar de alguém. Isso é estupidez.

Use toda essa energia para ajudar outras pessoas. Seja para essas pessoas todo “o bem” que você esperou um dia, e ainda deseja, receber.

Porém, não espere recompensas externas. O seu maior presente você já está recebendo: livrar-se daquele “elefante na sua sala” e ser livre para usar todo o seu potencial para o seu sucesso e ser feliz.

Perdoe, de coração, todas as pessoas que um dia fizeram ou desejaram mal a você.

Livre-se desse fardo pesado de rancor que há tanto tempo você carrega em suas costas e que te faz andar de forma muito mais pesada e lentamente do que você poderia, com todo esse potencial positivo que você tem.

Acredite em Deus. Coloque seus rancores nas mãos de Deus. Você não tem que carregar esse fardo. Você tem que ser livre e lutar com felicidade pelos seus sonhos, sem se preocupar com fatos infelizes do passado.

Deixe Deus cuidar das suas batalhas passadas e mantenha-se positivo, pensando e mantendo-se ocupado apenas com coisas boas.

Dessa forma, Ele não só resolverá seus problemas e rancores passados, mas também trará tantas coisas boas para a sua vida que você nem saberá como aproveitá-las.

Confie. Perdoe.

Apresentação por Renato Cardoso

Musica – Phil Collins - The Same Moon

Imagens que correm pela internet

www.vivendobauru.com.br