Período Colonial no Brasil · No século XVI, poucos empreendimentos foram efetivados no...

Post on 30-Oct-2020

2 views 0 download

Transcript of Período Colonial no Brasil · No século XVI, poucos empreendimentos foram efetivados no...

HISTÓRIA PROF.º FELIPE CANTALICEEJA 4ªFASE

Unidade IVColonização da América e a escravidão.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 21.1ConteúdoPeríodo Colonial no Brasil

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Identificar as estratégias utilizadas pelos portugueses

nos primeiros contatos. • Apontar o que era o escambo e como o mesmo

movimentava a economia dos portugueses.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

• As civilizações Maias, Incas e Astecas • Dominação Espanhola

REVISÃO

5

Você saberia dizer o que essa árvore chamada de ibirapiranga pelos índios tupis tem relacionado com a economia do Brasil Colonial?

DESAFIO DO DIA

6

Primeiros contatos e escamboA colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou os povos indígenas.

AULA

7

No século XVI, poucos empreendimentos foram efetivados no território colonial. As principais realizações portuguesas, utilizando a mão de obra indígena escravizada, foram: nomear algumas localidades no litoral, confirmar a existência do pau-brasil e construir algumas feitorias.

AULA

9

Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos.

AULA

11

AULA

12

O trabalho decorrente do corte e do transporte da madeira feito pelos índios era “pago” com utensílios de pouco valor para os colonizadores. Espelhos, facões, perfumes ou aguardente eram os utensílios que os índios recebiam dos portugueses.

AULA

13

AULA

14

As razões que fizeram com que no Brasil colonial e mesmo durante o império a escravidão africana predominasse em lugar da escravidão dos povos indígenas podem ser atribuídas a (à):

a) setores da Igreja e da Coroa que se opunham à escravização indígena; fugas, epidemias e legislação antiescravista indígena que a tornaram menos atraente e lucrativa.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

15

b) religião dos povos indígenas, que proibia o trabalho escravo. Preferiam morrer a ter que se se submeterem às agruras da escravidão que lhes era imposta nos engenhos de açúcar ou mesmo em outros trabalhos.

c) reação dos povos indígenas, que, por serem bastante organizados e unidos, toda vez que se tentou capturá-los, eles encontravam alguma forma de escapar ao cerco dos portugueses.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

16

d) ausência de comunicação entre os portugueses e os povos indígenas e à dificuldade de acesso ao interior do continente, face ao pouco conhecimento que se tinha do território e das línguas indígenas.

e) um enorme preconceito que existia do europeu em relação ao indígena, e não em relação ao africano, o que dificultava enormemente o aproveitamento do indígena em qualquer atividade.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

17

Resposta: A

INTERATIVIDADE

18

Expedições exploradorasNo ano de 1530 chegou a expedição colonizadora, chefiada por Afonso de Souza, com os objetivos de:

• A expulsar os estrangeiros; • A procurar ouro e outras riquezas; • A fundar povoados para garantir a defesa do litoral.

AULA

19

• Em 1532, Martin Afonso de Souza fundou a primeira vila no Brasil, que recebeu o nome de Vila São Vicente, no litoral do atual Estado de São Paulo.

• Foram construídas algumas casas, uma cadeia e uma igreja.

• Os homens que ali ficaram receberam terras e sementes para cultivar, instrumentos agrícolas e animais domésticos para criar.

AULA

20

AULA

21

Os bandeirantesO desejo de explorar o território brasileiro, a busca de pedras e metais preciosos, a preocupação do colonizador português em consolidar seu domínio e a vontade de arrebanhar mão-de-obra indígena para trabalhar nas lavouras resultaram em incursões pelo interior do país, feitas muitas vezes por milhares de homens.

AULA

22

AULA

23

Entradas e bandeiras foram os nomes dados às expedições dos colonizadores que resultaram na posse e conquista definitiva do Brasil. As entradas, em geral de cunho oficial, antecederam as bandeiras, de iniciativa de particulares.

AULA

24

AULA

25

EstancoÉ o monopólio sobre um produto de forma legal, no período pré-colonial do Brasil: Portugal arrendou o direito de exploração do pau-brasil a um consórcio de mercadores de Lisboa, o qual era liderado por Fernão de Noronha, os quais assumiram também o compromisso de patrulhar o litoral objetivando evitar invasões estrangeiras.

AULA

26

Feitoria Era um local, fortificado ou não, geralmente próximo a um porto. Funcionavam como entreposto comercial nas colônias das potências europeias na época da expansão marítima. Antes dessa prática ser trazida para o Brasil, ela foi muito utilizada durante a Idade Média, tendo como grande influenciador as Grandes Navegações.

AULA

27

ARTE 22 - ILUSTRAÇÃO

AULA

28

1. As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:

a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.

b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

29

c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do Oeste mudando a situação econômica da Colônia.

d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino do Rio de Janeiro para a Bahia.

e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

A história das monções em Cuiabá é, de certa forma, um prolongamento da história das bandeiras paulistas, em sua expansão para o Brasil Central. Desde 1622, numerosos grupos armados, procedentes de São Paulo, Parnaíba, Sorocaba e Itu, trilharam constan temente terras hoje mato-grossenses, preando índios ou assolando povoações de castelhanos.

Sérgio Buarque de Holanda. Monções.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

31

2. Baseando-se no texto, responda ao que se pede.

Quais foram os objetivos das bandeiras paulistas?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

32

1. A2. Apresamento de índios para vendê-los como escravos e

procura de metais preciosos.

INTERATIVIDADE

33