Poesia - Modernistas (1945-1960)

Post on 12-Feb-2017

125 views 2 download

Transcript of Poesia - Modernistas (1945-1960)

Profa. Raquel Salcedo Gomes

Versos

Música

Parlendas

Amo um garotinho Mas ele nem me notaQue culpa tenho eu Se amo um idiota?

Adivinhas

Canções de ninar

Boi, boi, boiBoi da cara pretaPega esta criança que tem medo de careta

Métrica

Canção do exílio G.D.

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar sozinho, à noite Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que disfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Verso livre

Poesia – C.D.A.

Gastei uma hora pensando em um verso

que a pena não quer escrever.

No entanto ele está cá dentro

inquieto, vivo.

Ele está cá dentro

e não quer sair.

Mas a poesia deste momento

inunda minha vida inteira.

O utopista – M.M.

Ele acredita que o chão é duroQue todos os homens estão presosQue há limites para a poesiaQue não há sorrisos nas criançasNem amor nas mulheresQue só de pão vive o homemQue não há um outro mundo.

do Grego Poiesis:

ação.

criação.

fabricação.

arte.

gênero literário caracterizado pela composição em versosestruturados de forma harmoniosa. É uma manifestaçãoestética retratada pelo poeta em forma de palavras.

tudo aquilo que comove, que sensibiliza e despertasentimentos. É qualquer forma de arte que inspira eencanta, que é sublime e bela.

elementos formais - ritmo, versos, estrofes - métrica

métrica - medida do verso.

metrificação - estudo do metro

escansão - contagem dos sons dos versos (sílabas métricasou poéticas).

estratégias que o orador (ou escritor) aplica ao texto para conseguir determinado efeito na interpretação do ouvinte (ou leitor).

Metáfora

Comparação

Antítese

Prosopopéia ou personificação

Eufemismo

Hipérbole

3ª Geração de modernistas / pós-modernistas Redemocratização do Brasil Pós 2ª Guerra Mundial Guerra Fria Corrida armamentista

Ainda que a prosa tenha sido o tipo de texto mais exploradona terceira geração modernista, a poesia é apresentadamediante aspectos de equilíbrio, e por isso, os poetas domomento eram chamados de “Neoparnasianos”, ao fazeremreferência as principais características da poesia parnasiana:preocupação com a estética, metrificação, versificação,além da busca da perfeição e do culto à forma.

Academicismo;

Passadismo e retorno ao passado;

Oposição à liberdade formal;

Experimentações artísticas (ficção experimental);

Realismo fantástico (contos fantásticos);

Retorno à forma poética (valorização da métrica e da rima);

Influência do Parnasianismo e Simbolismo;

Inovações linguísticas e metalinguagem;

Regionalismo universal;

Temática social e humana;

Linguagem mais objetiva.

João Cabral de Melo Neto (1920-1999): conhecido como “poeta engenheiro”, João se destacou na prosa e na poesia pelo rigor estético apresentado em suas obras: "Pedra do Sono" (1942), "O Engenheiro" (1945) e "Morte e Vida Severina" (1955).

Clarice Lispector (1920-1977): se destacou na prosa e na poesia com um caráter lírico e intimista: "Perto do Coração Selvagem" (1947), "A Cidade Sitiada" (1949), "A Paixão Segundo GH" (1964), "A Hora da Estrela" (1977).

João Guimarães Rosa (1908-1967): Foi um dos maiores poetas do Brasil, sendo que a maioria de suas obras são ambientadas no sertão: "Sagarana" (1946), "Corpo de Baile" (1956), "Grande Sertão: Veredas" (1956), "Primeiras Estórias" (1962)

Ariano Suassuna (1927-2014): Defensor da cultura popular brasileira, Suassuna escreveu romances e poesias dos quais se destacam: "Os homens de barro" (1949), "Auto de João da Cruz" (1950), "O Rico Avarento" (1954) e "O Auto da Compadecida" (1955).

Lygia Fagundes Telles (1923-): escreveu romances, contos e poesias sendo uma de suas marcas a exploração psicológica das personagens em sua obra: "Ciranda de Pedra" (1954), "Verão no Aquário" (1964), "Antes do Baile Verde" (1970), "As Meninas" (1973)

Escolha um dos poemas para ler e apresentar à turma, respondendo as questões:

Qual dos poemas mais chamou a atenção? Por quê?

Como o poema escolhido tematiza a poesia?

Tendo em vista o conteúdo do poema escolhido, qual seria a “função” da poesia?

O grupo concorda com tal abordagem a respeito da “função” da poesia?

Para o grupo, o que é poesia e qual a sua função?