Polias ou Roldanas Prof. Luciano Junho de 2015. A Polia Origem Segundo algumas hipóteses, a roda...

Post on 07-Apr-2016

219 views 2 download

Transcript of Polias ou Roldanas Prof. Luciano Junho de 2015. A Polia Origem Segundo algumas hipóteses, a roda...

Polias ou RoldanasProf. Luciano

Junho de 2015

A PoliaOrigemSegundo algumas hipóteses, a roda foi inventada na Ásia, há 6000 anos, na Mesopotâmia. Foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano.No início foi destinada a transporte de cargas, diminuindo o esforço humano. Nessa época as rodas eram maciças e de madeira. Aos poucos foi se aperfeiçoando com a introdução de furos até a origem dos raios, tornando-se mais veloz e de fácil manejo.

Exemplos

Exemplos

Exemplos

Exemplos

Maus exemplos

Roldanas ou Polias

Talha exponencial

Talha exponencial

Cadernal ou moitão

𝐹=𝑝𝑛

F = força aplicada pela pessoap = peso a ser erguidon = número de roldanas no cadernal

Talha diferencial

P ou F = Q.(R - r)/2R

Para levantar um pequeno motor até determinada altura, um mecânico dispõe de três associações de polias: Aquela(s) que exigirá(ão) MENOR esforço do mecânico é (são) somente a) I. b) II. c) I e III. d) II e III.

Observe estes quatro sistemas de roldanas, em que objetos de mesma massa são mantidos suspensos, em equilíbrio, por uma força aplicada na extremidade da corda:Sejam F1 , F2 , F3 e F4 as forças que atuam numa das extremidades das cordas em cada um desses sistemas, como representado na figura. Observe que, em dois desses sistemas, a roldana é fixa e, nos outros dois, ela é móvel. Considere que, em cada um desses sistemas, a roldana pode girar livremente ao redor do seu eixo; que a corda é inextensível; e que a massa da roldana e a da corda são desprezíveis.

1. Coloque-os em ordem crescente de força.

2. Em qual deles executo mais trabalho para erguer o objeto até a mesma altura?

Um corpo de massa 12 kg está suspenso por um sistema de polias e fios, como mostrado na figura, um homem puxa o fio com uma força de 18 N. Supondo que estes elementos são ideais, i.e., as polias não tem peso e não há atrito entre as polias e os fios e estes são inextensíveis e sem peso. Pergunta-se: o corpo irá subir ou descer e com qual aceleração. Adote para a aceleração da gravidade g=10 m/s2 . Observação: i.e. é abreviação da expressão em latim istum est, que significa isto é.