Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

Post on 11-Feb-2017

134 views 3 download

Transcript of Política e sociedade portuguesa no reinado de d. João V história 8º ano

.

Correção da ficha sobre o capitalismo comercial e financeiroPolítica e sociedade no Antigo Regime português

Correção da ficha

3.1- As carateristicas da sociedade holandesa que levavam os estrangeiros a querer viver em Amsterdão eram a sua prosperidade “ Em que outro país do mundo será tão fácil como neste encontrar todas as comodidades da vida” a mentalidade capitalista de dedicação aos negócios, mas principalmente a sua liberdade e tolerância.” Em que outro país se poderá gozar de tão grande liberdade.”

3.2 A mentalidade capitalista carateriza-se pela procura de lucro e o reinvestimento para obter mais lucro “Toda a gente anda tão absorvida nos seus negócios que poderia aqui viver toda a vida sem que ninguém desse por mim.”

3.3 pertenciam à Companhia das Índias , esta era uma companhia de comércio por ações. A companhia pertencia a vários acionistas que recebiam os lucros e reinvestiam-nos.

Politica e sociedade em Portugal na primeira metade do século XVIII

D. João V: representante do Absolutismo régio

Concentra os poderes legislativo executivo , judicial.Governa através dos ministros, sem cortes.

É um reinado repleto de luxo e opulência permitidos pelas remessas de ouro vindo do Brasil.Fazem-se grandes obras públicas em estilo Barroco.

o rei só tem um ministro (…) embora todos os assuntos passem pela mãos desse ministro, ele nada pode resolver por decisão própria (…) Osassuntos são resolvidoscom a orientação de sua Majestade.Descrição da cidade de lisboa, 1730

As remessas de ouro brasileiro permitiram a construção de vários monumentos no estilo barroco, o principal dos quais foi o palácio convento de Mafra. Este palácio - convento devia mostrar não só o poder do rei como a sua religiosidade.

O Barroco na arquitetura procura a monumentalidade e por vezes o movimento carateriza-se pelas fachadas extremamente decoradas

O Barroco português carateriza-se pela riqueza decorativa interior baseada nos azulejos e na talha dourada. Os grandes monumentos barrocos portugueses são construídos no período de envio de grandes remessas de ouro brasileiro.

Sociedade portuguesa na primeira metade do século XVIII

sociedade de ordens

Privilegiados- clero - nobrezaNão pagavam mas recebiam impostos/rendas. tinham acesso a cargos superiores, na corte , clero e forças armadas.

Não privilegiados 3º Estado ( burguesia + povo)Povo: artesãos, criadosCamponeses.A burguesia em Portugal estava enfraquecida pela concorrência da nobreza nos negócios coloniais e pelas perseguições da inquisição.