Princípios da contabilidadesilvascontabilidade.com.br/wp-content/uploads/2017/02/PRINCÍPIOS... ·...

Post on 05-Dec-2018

219 views 0 download

Transcript of Princípios da contabilidadesilvascontabilidade.com.br/wp-content/uploads/2017/02/PRINCÍPIOS... ·...

Os princípios da contabilidade representam aessência das doutrinas e teorias relativas àCiência da Contabilidade, consoante oentendimento predominante nos universoscientífico e profissional.

Os princípios são aplicáveis á contabilidadeno seu sentido mais amplo de ciência social,cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.

PRINCÍPIOS

1. ENTIDADE

2. CONTINUIDADE

3. OPORTUNIDADE

4. REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

5. COMPETÊNCIA

6. PRUDÊNCIA

O Princípio da ENTIDADE reconhece oPatrimônio como objeto da Contabilidade eafirma a autonomia patrimonial, anecessidade da diferenciação de umPatrimônio particular no universo dospatrimônios existentes, independentementede pertencer a uma pessoa, um conjunto depessoas, uma sociedade ou instituição dequalquer natureza ou finalidade, com ou semfins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, oPatrimônio não se confunde com aqueles dosseus sócios ou proprietários, no caso desociedade ou instituição.

EXEMPLO

Não deve registrar como despesa da empresaa conta de telefone particular do sócio.

A Contabilidade atua pressupondo que aempresa não será extinta. Portanto, terácontinuidade e mesmo diante do fim da mesma,do encerramento da continuidade a contabilidadeassume esta postura prevendo seu encerramentoe perdas.

EXEMPLO

A contabilidade deve registrar os fatos contábeisda empresa, independente que suaresponsabilidade sobre ela tenha se encerrado outransferida para outro profissional.

O Princípio da Oportunidade refere-se aoprocesso de mensuração e apresentação doscomponentes patrimoniais para produzirinformações íntegras e tempestivas.

EXEMPLO

As provisões para férias e 13° salários sãofeitas mensalmente mesmo sendo despesasfuturas.

O Princípio do Registro pelo Valor Originaldetermina que os componentes dopatrimônio devem ser inicialmenteregistrados pelos valores originais dastransações, expressos em moeda nacional.

Os registros são feitos na devidatempestividade (data correta de aquisição,independente do pagamento) e pelo valor deaquisição ou fabricação.

EXEMPLOS

1. Registro de um produto adquirido por100,00 a prazo: No Estoque será lançado poreste valor e no passivo será lançada a dívidagerada.

2. O contador Sr. Manoel deve registrar osfatos contábeis de encerramento da empresaX, na data de sua ocorrência, de maneiraíntegra e tempestiva, para que seus usuários,com base nessas informações, tambémregistrem esses fatos nas suas empresas.

O Princípio da Competência determina que osefeitos das transações e outros eventos sejamreconhecidos nos períodos a que se referem,independentemente do recebimento oupagamento. O Princípio da Competênciapressupõe a simultaneidade da confrontaçãode receitas e de despesas correlatas.

Despesas e receitas devem ser contabilizadasquando efetivamente realizadas e nãoquando pagas ou recebidas.

EXEMPLO

Venda a prazo em janeiro para receber emmarço. Embora não recebida esta venda éreceita de Janeiro, mês da venda.

O Princípio da PRUDÊNCIA determina aadoção do menor valor para os componentesdo ATIVO e do maior para os do PASSIVO,sempre que se apresentem alternativasigualmente válidas para a quantificação dasmutações patrimoniais que alteremo patrimônio líquido.

Entre várias alternativas válidas, para as receitasconsidere a menor e para despesas o valor maior.

EXEMPLOS

Passivo

A empresa prevê pagar um ação entre 2.000,00e 5.000,00. Então registra na contabilidade ovalor maior mesmo que exista chance de pagarmenos pela ação.

Ativo

Um potencial ganho de capital de um imóvel sódeve ser registrado quando, efetivamente, avenda for concretizada, e não quando houver asimples expectativa do negócio (pois o negóciopode ser desfeito no tempo antes da venda).