Profº

Post on 30-Dec-2015

16 views 0 download

description

2º Trimestre 2014. Profº. “Sou amigo de todos os que te temem e obedecem aos teus preceitos.” (Sl 119.63). Deus te dá alegria, consolo, conselhos e amparo através de pessoas que são segundo o Seu coração (At 13.22). É desse tipo de amigo que você precisa em - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Profº

“Sou amigo de todos os que te temem e

obedecem aos teus preceitos.”

(Sl 119.63)

Deus te dá alegria, consolo, conselhos e amparo através de pessoas que sãosegundo o Seu coração (At 13.22). É desse tipo de amigo que você precisa emsua vida. Se você já percebeu, há vários tipos de “amigos” que estão a rodeá-lo.

Entretanto, só os amigos de Deus é que podem fazer uma grande diferençaem sua vida agora e na eternidade, pois é com eles que você passará a maiorparte da sua vida. Por isso, você terá que tomar agora uma decisão em suavida:

os seus amigos serão os amigos de Deus ou não? A escolha de com quem você irá andar de agora em diante pode influenciar diretamente no seu destino eterno. Isso não significa que você terá que menosprezar os seus outros colegas que não conhecem a Deus.

Jesus era chamado de “amigo de publicanos e pecadores” (Mt 11.19). Assim, se for para influenciar, ande com pecadores; mas se for para ser influenciado, ande com os amigos de Deus. Certamente eles marcarão a sua vida assim como Jesus, seu fiel e verdadeiro amigo, que tem marcado a sua!

“E aquele que sonda os corações conhece a

intenção do Espírito, porque o Espírito

intercede pelos santos de acordo com a vontade

de Deus.” (Rm 8.27)

Ainda que você seja mal compreendido pelos seus familiares ou por seusamigos, o Pai se importa com tudo o que acontece com você e o compreendemuito bem (Mt 6.25-34). No entanto, você precisa entender que você nãocompreenderá agora todas as ações de...

... Deus em sua vida e nem concordarácom muitas delas. Você precisa somente confiar e obedecer a Palavra de Deus.O Pai conhece muito bem os seus filhos; conhece os seus medos, suas dúvidas,suas fraquezas e até mesmo os seus pecados (Sl 51.9,10).

A rebelião com todo mundo e com os seus pais não é a melhor saída para você sercompreendido. E não adianta ficar “trancafiado” em seu quarto navegandopor horas na NET para tentar se esconder da vida. Ela está acontecendo... Vidaé relacionamento!

Um diálogo franco e sincero com as pessoas certas e no lugar certo pode ajudá-lo a encontrar a saída para muitos dos seus conflitos.Comece desabafando tudo com Deus, depois com os seus pais ou com umamigo que tenha compromisso com Deus

Você não foi criado para viversozinho com os seus problemas. Deus usa também pessoas que têmproblemas para ajudá-lo a solucionar os seus. Somos dependentes uns dosoutros (Fp 2.4).

A incompreensão fará parte de muitos momentos da sua vida nesta terra de pecadores como você, porém... no céu não haverá espaço para ela (1 Co 13.10-12)!

“O temor do Senhor é o princípio do

conhecimento, mas os insensatos desprezam a

sabedoria e a disciplina.”

(Pv 1.7)

Nesta lição, você pôde perceber a importância que o estudo teve na vida depessoas extraordinárias como Moisés, Daniel, Paulo, Salomão e Jesus. Vocêtambém pode fazer parte desse time se levar os seus estudos a sério comdedicação e disciplina.

O resultado é sempre compensador. Você nunca mais será a mesma pessoa, nunca mais olhará a vida do mesmo jeito. Com a graça de Deus, você pode ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas que fazem parte do seu convívio social.

O conhecimento faz mudanças em você e nos outros. Por isso, estude bastante, tenha uma rotina diária de estudo, não desanime. Todos sabem que “quem lê sabe mais!” Além de estudar a Bíblia (Js 1.8), você pode começar a estudar assuntos do seu interesse. É mais prazeroso estudar assim; você vai perceber isso!

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-

se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a

boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

(Rm 12.2)

Você está numa guerra espiritual: ser influenciado pelas modas do mundo ouinfluenciá-lo com os padrões da Palavra de Deus. A escolha de não ser influenciado pelas atrações do momento nem sempre é fácil de fazer, pois você poderá ser pressionado pelos “amigos”...

...ou pela mídia a aceitar o gosto, amoda e o estilo da maioria (Mt 7.13,14). Tudo é questão de uma decisão tomada e pensada previamente. Podemos comparar esse conflito INFLUENCIAR x INFLUENCIADO com a briga de dois cães: ganhará aquele que você mais alimentar!

Se você alimentar mais as cobiças da sua carne, mais sujeito a aceitar o modismo do mundo você estará. Mas, se você alimentar diariamente o seu espírito com a Palavra de Deus e com a oração, mais condições de marcar a sua geração você terá!

Comece refletindo em como você pode ser diferente sem ser manipulado pela moda. Depois faça uma autoavaliação para descobrir em quais áreas da sua vida você é mais vulnerável a se submeter à moda como padrão de normalidade e aceitação.

E por fim, represente Jesus onde você estiver. Não se preocupe em andar namoda só para agradar as pessoas e ser aceito por elas. A pessoa mais importante do mundo (Jesus Cristo) já o aceitou como você é, e assim como ele, seja diferente. Influencie a sua geração!

“Pois os meus pensamentos não são os

pensamentos de vocês, nem os seus caminhos

são os meus caminhos, declara o Senhor”.

(Is 55.8)

Deus continua amando você mesmo você não o compreendendo. Ele apenasespera que você confie no seu amor e na sua infinita graça e misericórdia.Enquanto os seus olhos estiverem fixados nas pessoas, na situação e no mundo descontrolado que gira ao seu redor,...

...você nunca compreenderá Deus(2 Co 4.18). Quando o desânimo bater bem forte em seu coração por causadas situações que você não consegue superar, faça uma coisa: olhe para a cruz(Hb 12.2,3)! Um homem inocente que sofreu.

Um preço que foi pago com amorte. Por amor a você ele continuou sem desanimar... até o fim! É na cruz quevocê encontrará toda a motivação que precisa para continuar a sua caminhadacristã, ainda que você não entenda totalmente esse Deus (1 Co 13.12)!