Projeto Aquarela

Post on 30-Jul-2015

430 views 39 download

Transcript of Projeto Aquarela

Aquarela (Toquinho)

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu... Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul Pinto um barco a vela branco navegando É tanto céu e mar num beijo azul!

Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo E se a gente quiser ele vai pousar.

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida, De uma América a outra consigo passar num segundo Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.

Um menino caminha e caminhando chega no muro E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está... E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar... Sem pedir licença muda nossa vida Depois convida a rir ou chorar.

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar Vamos todos numa linda passarela De uma aquarela que um dia enfim Descolorirá

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo... Que descolorirá

E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo... Que descolorirá

Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo... Que descolorirá EXERCÍCIOS 1- Pinte no texto 3 (três) coisas que o poeta diz que descolorirá.

2 - Vamos treinar nossa coordenação motora fina? Continue os estrofes que se pede:

Numa folha qualquer eu desenho um sol E com cinco ou seis retas é fácil fazer Corro o lápis torno da mão dou uma E se faço chover, com riscos um guarda- Se um de tinta cai em azul do papel. imagino uma linda a no céu 3 – O que quer dizer que o “futuro é uma astronave que tentamos pilotar”? 4 – O que você entende no trecho em que o autor diz: “o mundo... que descolorirá” 5 – Observe o mapa-mundi a seguir. Pinte as Américas de verde e escreva ao lado de cada uma delas o seu nome:

7- Vamos agora tirar do texto e escrever no caderno o que se pede:

Nomes de países;

Coordenadas de localização (norte, leste, oeste, sul, etc)

1 conceito matemático – tente, de modo coletivo, escrever uma definição sobre este conceito.

8- Ligue os pontos na sequência certa e escreva o nome do desenho que você encontrar: ___________________________. Pinte-o da cor que o poeta sugere na música.

a) Esta sequência numérica está construída com o intervalo de _____ em _____. b) Pensando nestes números temos o resultado de uma tabuada. Qual? ______. c) Preencha o que falta nos produtos abaixo. Se quiser, pode resolver a conta no caderno, e, para facilitar, construa a tabuada do 3 multiplicando até o 25 x 3. 12 x 3 = ______ 15 x 3 = _______ 21 x 3 = _______ ______ x 3 = 54 _______ x 3 = 72 1 x 3 = ________ 6 x _____ = 18 _______ x 3 = 57 ______ x 3 = 33 PARA PENSAR: A TABUADA QUE BUSCAMOS MEMORIZAR É O VALOR DE UM NÚMERO (INTERVALO DE SOMAS) VEZES OUTRO (DO 0 AO 10). TODO NÚMERO MULTIPLICADO POR 0 NÃO DÁ VALOR NUMÉRICO DIFERENTE DO ZERO, MAS, MULTIPLICADO POR QUALQUER OUTRO, INCLUSIVE ALÉM DO 10, A SEQUÊNCIA É A MESMA, A SOMA DO INTERVALO NUMÉRICO QUANTAS VEZES FOR INDICADO.

9 – Qual a forma geométrica plana que usamos para representar o sol? _________________. Seus raios são representados por __________________.

10 – Quais outros astros podem ser representados pela mesma forma geométrica plana? Cite 2 exemplos: ____________________________________________________

11 – Planificar é representar em desenho 1 objeto. Ao contornar a mão tenho a forma de uma luva (desenho do objeto), como propõe o poeta. O círculo é a planificação de outra forma geométrica, a ______________________, que é um sólido geométrico, ou seja, é redondo de todos os lados e maciço.

12 – No texto o poeta fala que com 5 ou seis retas podemos fazer um castelo. Usando 6 retas, desenhe outra imagem no seu caderno.

13 – Pensando sobre o sol...

O sol é importante em nossa vida porque através dele conseguimos o calor necessário para a manutenção de toda forma de vida na terra, inclusive as plantas e animais que nos servem de alimento. Devido a sua importância, vamos pensar com a professora, discutir e responder algumas coisas sobre este astro:

Se houver longos períodos de dias ensolarados acabamos tendo seca porque a água evapora e não volta para a terra em forma de ____________________.

Quando as nuvens carregadas de chuva escondem o sol usamos guarda-chuva, capas de chuva, etc, sempre nos protegendo. Contudo, a água também é importante para a manutenção da vida. Cite 3 razões no seu caderno.

Quando está sol forte, sem nuvens no céu, o dia fica muito __________________, atingindo altas temperaturas.

A luz do sol é responsável pela nutrição das plantas, que são alimentos dos _____________________.

Um dia tem 24 horas. Durante o dia temos o sol brilhando, a noite temos a _______ e as _________________. Se um dia é dividido em 2 partes, quanto tempo teríamos de luz e de escuridão? ________ e __________.

O sol e a noite existem porque a _______________, que é nosso planeta, gira em torno do _____________, e este movimento leva __________ horas para se completar, que é o período de 1 dia.

O sol é uma estrela muito importante, tanto que o conjunto de planetas, luas e outros astros celestes que giram em torno do sol forma nosso Sistema Solar. Observe a imagem abaixo, faça o desafio pedido, localize o nosso planeta. Pinte-o de azul.

Responda no caderno o motivo de nosso planeta ser representado pela cor azul.

Agora que você mostrou que é craque, vamos fazer um texto coletivo sobre a importância do sol para a nossa vida... Invente uma historinha bem bonita sobre a relação dos seres vivos com o sol e a cadeia alimentar que você viu na apostila.

14 – Sabia que você também pode ser um grande e famoso poeta? Que tal tentarmos, por inspiração de imagens baseada nesta música, produzir nosso poema e nossas próprias ilustrações? (Vamos usar mais de um dia para fazer esta parte, mas vale a pena!)

a) Primeiro: vamos ler em voz alta a música, escrevendo com letra cursiva cada um dos versos no espaço indicado:

b) Depois, pensando que a música se remete a vida de uma pessoa, com toda a sua magia da infância, a criatividade, o faz de conta, o passar dos anos, a vida do trabalho, o planejamento que fazemos da vida e nem sempre conseguimos com que tudo aconteça como o planejado para o futuro, envelhecemos e morremos, e que neste meio tempo vamos construindo nossa história, escreva um texto sobre a sua história de vida, individualmente, usando a forma poética. Enquanto você for colorindo as imagens, vamos corrigindo o texto um a um. Não precisa ser longo, mas deve ser em versos e ter rimas.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

NUMA FOLHA QUALQUER EU

DESENHO UM SOL AMARELO

E COM CINCO OU SEIS RETAS

É FÁCIL FAZER UM CASTELO...

E SE FAÇO CHOVER COM DOIS

RISCOS TENHO UM GUARDA-CHUVA

CORRO O LÁPIS EM TORNO DA

MÃO E ME DOU UMA LUVA

SE UM PINGUINHO DE TINTA

CAI NUM PEDACINHO AZUL DO PAPEL,

NUM INSTANTE IMAGINO

UMA LINDA GAIVOTA

A VOAR NO CÉU...

VAI VOANDO,

CONTORNANDO A IMENSA CURVA

NORTE-SUL

VOU COM ELA VIAJANDO:

HAVAI, PEQUIM OU ESTAMBUL

PINTO UM BARCO A VELA

BRANDO, NAVEGANDO, É TANTO

CÉU E MAR... NUM BEIJO AZUL...

ENTRE AS NUVENS VEM

SURGINDO UM LINDO AVIÃO

ROSA E GRENÁ...

TUDO EM VOLTA, COLORINDO,

COM SUAS LUZES A PISCAR!

BASTA IMAGINAR QUE ELE ESTÁ

PARTINDO SERENO E LINDO, E SE A .

GENTE QUISER... ELE VAI POUSAR!

NUMA FOLHA QUALQUER EU

DESENHO UM NAVIO DE PARTIDA...

COM ALGUNS BONS AMIGOS

BEBENDO DE BEM COM A VIDA...

DE UMA AMÉRICA A OUTRA EU

CONSIGO PASSAR NUM SEGUNDO...

GIRO UM SIMPLES COMPASSO

E NUM CÍRCULO EU FAÇO O MUNDO...

UM MENINO CAMINHA E

CAMINHANDO CHEGA NO MURO...

E ALI LOGO EM FRENTE A ESPERAR

PELA GENTE O FUTURO ESTÁ...

E O FUTURO É UMA ASTRONAVE

QUE TENTAMOS PILOTAR...

NÃO TEM TEMPO, NEM PIEDADE,

NEM TEM HORA DE CHEGAR...

SEM PEDIR LICENÇA MUDA

NOSSA VIDA E DEPOIS CONVIDA

A RIR OU CHORAR...

NESSA ESTRADA NÃO NOS CABE

CONHECER OU VER O QUE VIRÁ,

O FIM DELA NINGUÉM SABE

BEM AO CERTO ONDE VAI DAR...

VAMOS TODOS NUMA LINDA

PASSARELA DE UMA AQUARELA

QUE UM DIA, ENFIM, DESCOLORIRÁ...

Idealização: Projeto Aquarela a partir da música “Aquarela” - Toquinho

Professora Vanessa G. Cavalheiro

Professora Coordenadora Eva Gois Caio

PRODUÇÃO

Professora:

Alunos: