Quer fazer perguntas a um cientista? - Escola de Ciências do Minho/2015... · em sistemas de...

Post on 15-Dec-2018

215 views 0 download

Transcript of Quer fazer perguntas a um cientista? - Escola de Ciências do Minho/2015... · em sistemas de...

OInstituto de Matemática Clay, umafundação americana privada semfins lucrativos, anunciou em maio

de 2000, em Paris, sete prémios na área daMatemática, cada um no valor de um mi-lhão de dólares. Estes prémios seriam atri-buídos a quem resolvesse o que um painelde especialistas considerou como os setemais importantes problemas da área da Ma-temática, conhecidos por Problemas do Mi-lénio.

Até ao momento, apenas um dos proble-mas foi reconhecidamente resolvido. O ma-temático russo Grigori Perelman provou,em 2003, a Conjetura de Poincaré, tendo noentanto recusado o prémio. O matemáticocazaque Muchtarbai Otelbajew apresentou,em 2010, o que diz ser a solução de um dosoutros Problemas do Milénio, relacionadocom as Equações de Navier-Stokes, estandoneste momento a ser validada a sua propos-ta.

As Equações de Navier-Stokes, que mo-delam o movimento de fluidos como o ar ea água, foram formuladas na primeira meta-de do século XIX pelo engenheiro francêsClaude Louis Marie Henri Navier e pelomatemático irlandês George Gabriel Sto-kes. Estas equações são o culminar de umprocesso iniciado no século XVIII e permi-tiram, desde o seu início, a resolução demuitos problemas práticos. É, no entanto,com o surgimento dos computadores e coma consequente afirmação da área da Mate-mática chamada Análise Numérica, que asaplicações das Equações de Navier-Stokesse multiplicam, indo da previsão meteoro-lógica à construção de carros e aviões, pas-sando pela modelação do fluxo sanguíneo.Todas estas aplicações socorrem-se de mo-delos numéricos, isto é, modelos que umcomputador percebe, o que não só é, namaioria dos casos práticos, a única alterna-tiva viável, como permite economias emtermos de tempo e de dinheiro.

No caso de um fluido muito viscoso, asEquações de Navier-Stokes simplificam-se,

dando origem às Equações de Stokes. As-sim, os escoamentos de um polímero e dalava de um vulcão, ou mesmo o movimentodas placas tectónicas da Terra, são conside-rados como a deslocação de materiais ultra-viscosos.

Algumas das aplicações das Equações deStokes merecem uma especial atenção porparte das indústrias que procuram otimizaros seus processos de produção, a qualidadedos seus produtos ou a eficiência das suasmáquinas. Neste sentido, uma equipa de in-vestigadores do Centro de Matemática daEscola de Ciências de Universidade do Mi-nho, liderada pelo Professor Doutor Stép-hane Clain, procura desenvolver MétodosNuméricos inovadores, de elevada preci-são, capazes de simular fenómenos termo-dinâmicos associados a escoamentos defluídos ultra-viscosos, presentes numa vas-ta gama de processos industriais e ambien-tais. O projeto, que conta com a colabora-ção de investigadores do Centro dePolímeros e Compósitos da Universidadedo Minho, já tem várias aplicações em cur-so e, entre elas, encontra-se a simulação nu-mérica das transferências de calor ocorridasem sistemas de refrigeração ou de aqueci-mento.

A Matemática está presente num grandeleque de aplicações em todas as Ciências,mas também na Economia, nas Ciências daVida e nas Ciências Sociais. Esta vertenteda Matemática Aplicada apresenta umenorme potencial de desenvolvimento nofuturo na área das simulações numéricas eda conceção de softwares científicos paracompreender e analisar fenómenos cadavez mais complexos e portanto mais próxi-mos do real.

Centro de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho

30 17 de Abril 2015 correiodominho.pt

A MATEMÁTICA A RESOLVER PROBLEMAS DO MUNDO REAL

Ciência ?Quer fazer perguntas a um cientista?

Esta rúbrica sobre a Escola deCiências da Universidade do Mi-nho tem também como objecti-vo criar uma relação entre leito-res e investigadores. Algumavez pensou em fazer uma per-gunta a um cientista? Casoqueira participar pode enviartodas as suas questões parasec@ecum.uminho.pt e verá as suas dúvidas esclarecidas.

CIÊNCIA | GASPAR J. MACHADO E RICARDO COSTA*

correiodominho.pt 18 de Setembro 2015 29

x

y

0.0 0.2 0.4 0.6 0.8 1.0

0.3

0.4

0.5

0.6

0.7

Uin

Uout

x

0 0.25 0.5 0.75 1

y

0.35

0.45

0.55

0.65

293 322 352

Temperatura (K)

x

y

0.0 0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 1.2 1.4

0.0

0.2

0.4

0.6

0.8

1.0

Uin

Uin

Uout

0 0.35 0.7 1.05 1.4

0

0.25

0.5

0.75

1

x

y

0 0.5 1

Velocidade (dm/s)

Representaçãoesquemática

de umrefrigerador.

Resultado da simulaçãoonde seevidenciam astemperaturase as trocasenergéticas norefrigerador

Representaçãoesquemáticade umaextrusora(equipamentoutilizado parao fabrico depeçasplásticas)

Resultado dasimulaçãoonde seevidenciam asvelocidades dopolímero nointerior daextrusora.