Química dos cabelos 3°4

Post on 20-Feb-2017

184 views 1 download

Transcript of Química dos cabelos 3°4

Química e os cabelosEEB Maria Correa Saad 

Grupo:Eduarda Zanelato, Fernanda, Flavia, Isadora,Paula

3°4

Estrutura química do cabelo

Estrutura química do cabelo• O cabelo, desde a raiz até as pontas, é formado por estruturas

orgânicas, o que há de surpreendente é que até a oleosidade presente nos fios conta com substâncias químicas para ser formada. Há quem diga que odeia o aspecto oleoso de seus cabelos e é comum ouvir a seguinte reclamação: acabei de lavar o cabelo e já está com aspecto de sujo,  Pois saiba que o óleo (sebo) expelido pelas glândulas capilares contribui para a proteção do fio de cabelo, mas como? As glândulas sebáceas produzem no couro cabeludo uma camada de gordura que reveste a cutícula dos cabelos (camada externa do fio) e age no sentido de evitar a perda de água contida no interior do fio. A umidade capilar contribui para tornar o cabelo macio e brilhante

Estrutura química do cabelo

• os fios capilares são constituídos por proteínas que se ligam entre si para formar longas cadeias através das ligações: ligação dissulfeto, ligação iônica e ligação de hidrogênio. Como já foi dito, da raiz às pontas das madeixas a química está presente, veja como: a raiz contém ligações de hidrogênio, até a metade dos fios existem as ligações iônicas e, nas extremidades, as pontes dissulfeto (S – CH2) completam a estrutura capilar. 

Química presente no shampoo

Química e os cabelos 

• Vamos começar pelo primeiro procedimento antes de tratar o cabelo, a lavagem dos fios. A química neste caso está presente no shampoo, os chamados surfactantes como o dodecil sulfato de sódio, por exemplo, são os responsáveis por limpar. Mas um bom shampoo precisa apresentar um pH (potencial hidrogeniônico) que não agrida os fios.

Química presente tintura

Química presente na tintura•  o segundo passo é tingir as madeixas. Sabe-se que os cabelos já

possuem uma pigmentação natural: a melanina (cor marrom escura) e a feomelanina (marrom avermelhada). A quantidade relativa desses pigmentos confere a cor: ruivos, escuros, loiros, acinzentados, etc. E se você não está satisfeito com a cor legítima de seu cabelo, pode optar por pintá-los. A composição das tintas varia e algumas contam com peróxido de hidrogênio para alvejar (tirar a cor do cabelo), outras com acetato de chumbo para fixar a cor ou ainda complexos de cromo e cobalto para garantir que a tinta não saia com a lavagem. 

Fontes

BrasilEscola. Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/estrutura-quimica-cabelo.htm. Acessado em: 20/10/2016mMundoEducação.Disponível em:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/quimica-os-cabelos.htm. Acessado em :20/10/2016