Rally2152011

Post on 10-Jul-2015

402 views 0 download

Transcript of Rally2152011

Rota do Barroco

Em Gondomar

Design de Júlia Martins

Igreja Matriz de S. Cosme

S. Brás – Igreja de Santo António

Igreja Matriz de Fânzeres

Capela de Santo Inácio - Baguim

Capela de Nossa Senhora do Amparo – Venda Nova

Igreja Matriz de Rio Tinto

Quinta de Bouça Cova e Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens

CERTIFICADORALLY PAPER “ROTA DO BARROCO EM

GONDOMAR”

Certifica-se que ______________________________

participou no rally paper “Rota do barroco em Gondomar” que decorreu nas

freguesias de Gondomar: S. Cosme, Fânzeres, Baguim e Rio Tinto no dia 21 de

Maio de 2011.

O Barroco é uma corrente artística que dominou a Europa e as suas colónias do século XVII e XVIII.

Caracteriza-se pelo gosto pelo movimento, transmitido pela utilização de curvas e contracurvas e fachadas ondulantes, bem como pelo uso de planos assimétricos, ovais e elípticos, na arquitectura. Na escultura predominam as formas dinâmicas. Recorre-se muito à talha dourada que por vezes decora a igreja quase por completo, é o horror ao vazio. Na pintura, os jogos de claro-escuro e a ilusão de óptica é o que ressalta mais.

A Igreja Matriz de Gondomar, apesar de ter sofrido várias intervenções, conserva exteriormente formas curvas e ondulantes, a nível da sua decoração, bem como um frontão interrompido.

Interiormente, o trono eucarístico, só a descoberto em épocas festivas é uma importante característica barroca que inserida numa época de contra-reforma católica, pretende chamar os fiéis, aliciados pelo protestantismo, de novo à igreja e prometer o céu. Assim, as escadas figuram essa viagem até ao além. No seu cimo aparece, por vezes, um resplendor ( raios dourados) e a pomba que simboliza o Espírito Santo, logo a chegada ao céu.

O altar das almas, ou de S. Francisco, na Igreja Matriz de S. Cosme foi entalhado por um mestre, Manuel da Costa Andrade, que está ligado a outras obras importantes, nomeadamente, na Igreja de S. Francisco do Porto.

O tema das almas a redimir-se do pecado no purgatório é bem característico desta época. Aparece, também, com grande qualidade, na Igreja de Rio Tinto.

A Igreja de S. Cosme, de Fânzeres e de Rio Tinto estão cheias de temas barrocos desde os anjos, ou os atlantes (anjos grandes), a decoração naturalista de flores ou motivos vegetais estilizados às colunas salomónicas (torcidas em corda).

O retábulo da capela-mor de Rio tinto é pleno de decoração barroca em talha dourada. Esta é possível por todo o concelho certamente devido à prosperidade agrícola que então existia por cá.

As capelas das casas particulares com uma decoração mais provinciana, evidenciam, mesmo assim, este gosto, combinando a talha dourada com talha policromada.

Um organização de:

21 de Maio de 2011