REGÊNCIA: A ARTE DE DOMINAR -...

Post on 06-Feb-2018

229 views 1 download

Transcript of REGÊNCIA: A ARTE DE DOMINAR -...

REGÊNCIA: A ARTE DE DOMINAR

REGÊNCIA REGÊNCIA

DEFINIÇÃO:DOMINAÇÃO SINTÁTICA QUE UM

VERBO (REGÊNCIA VERBAL) OU UM NOME (REGÊNCIA NOMINAL) EXERCEM SOBRE OUTRO TERMO.

TAL DOMINAÇÃO PODE SE DAR COM OU SEM PREPOSIÇÃO.

REGÊNCIA VERBALREGÊNCIA VERBAL

ABENÇOAR: VTD

DEUS O ABENDEUS O ABENDEUS O ABENDEUS O ABENÇÇÇÇOE.OE.OE.OE.EU ABENEU ABENEU ABENEU ABENÇÇÇÇOO MEU SOBRINHOOO MEU SOBRINHOOO MEU SOBRINHOOO MEU SOBRINHO.

ASSISTIR:*MORAR: VIASSISTO EM ROMA.ASSISTO EM ROMA.ASSISTO EM ROMA.ASSISTO EM ROMA.*CUIDAR, SOCORRER: VTD OU VTIÁÁÁÁGATA ASSISTIU SUA MÃE NO GATA ASSISTIU SUA MÃE NO GATA ASSISTIU SUA MÃE NO GATA ASSISTIU SUA MÃE NO HOSPITAL.HOSPITAL.HOSPITAL.HOSPITAL.*VER: VTIO MENINO ASSISTIU AO JOGO COM O MENINO ASSISTIU AO JOGO COM O MENINO ASSISTIU AO JOGO COM O MENINO ASSISTIU AO JOGO COM SEU PAI.SEU PAI.SEU PAI.SEU PAI.*TER DIREITO A: VTITODA CRIANTODA CRIANTODA CRIANTODA CRIANÇÇÇÇA ASSISTE A UM PAIA ASSISTE A UM PAIA ASSISTE A UM PAIA ASSISTE A UM PAI.

ATENDER: VTD OU VTIATENDI O CLIENTE.ATENDI O CLIENTE.ATENDI O CLIENTE.ATENDI O CLIENTE.ATENDEREI AO CLIENTEATENDEREI AO CLIENTEATENDEREI AO CLIENTEATENDEREI AO CLIENTE.

VISAR:*TER POR OBJETIVO: VTIVISO A UM CARGO SUPERIORVISO A UM CARGO SUPERIORVISO A UM CARGO SUPERIORVISO A UM CARGO SUPERIOR.*MIRAR/PÔR VISTO: VTDO OFICIAL VISOU O O OFICIAL VISOU O O OFICIAL VISOU O O OFICIAL VISOU O DOCUMENTO.DOCUMENTO.DOCUMENTO.DOCUMENTO.

ASPIRAR:*OBJETIVAR: VTINUNCA ASPIRE A UMA POSINUNCA ASPIRE A UMA POSINUNCA ASPIRE A UMA POSINUNCA ASPIRE A UMA POSIÇÇÇÇÃO ÃO ÃO ÃO

MAIOR DO QUE SUA FORMAIOR DO QUE SUA FORMAIOR DO QUE SUA FORMAIOR DO QUE SUA FORÇÇÇÇA.A.A.A.*INSPIRAR/SORVER: VTDASPIREI O DOCE CHEIRO DO ASPIREI O DOCE CHEIRO DO ASPIREI O DOCE CHEIRO DO ASPIREI O DOCE CHEIRO DO

CEMITCEMITCEMITCEMITÉÉÉÉRIO.RIO.RIO.RIO.

OBEDECER/DESOBEDECER: VTI

OBEDEOBEDEOBEDEOBEDEÇÇÇÇA A A A ÀÀÀÀ SINALIZASINALIZASINALIZASINALIZAÇÇÇÇÃO.ÃO.ÃO.ÃO.OBEDEOBEDEOBEDEOBEDEÇÇÇÇA A SEUS PAIS.A A SEUS PAIS.A A SEUS PAIS.A A SEUS PAIS.OBS.: VERBO TRANSITIVO INDIRETO QUE PODE SER USADO NA VOZ PASSIVA.

ESQUECER/LEMBRAR:VTD: ESQUECI O LIVRO SOBRE ESQUECI O LIVRO SOBRE ESQUECI O LIVRO SOBRE ESQUECI O LIVRO SOBRE

A MESA.A MESA.A MESA.A MESA.VTI (PRON.): ESQUECIESQUECIESQUECIESQUECI----ME DO ME DO ME DO ME DO

LIVRO SOBRE A MESA.LIVRO SOBRE A MESA.LIVRO SOBRE A MESA.LIVRO SOBRE A MESA.VTI (USO CLÁSSICO):ESQUECEUESQUECEUESQUECEUESQUECEU----ME A REUNIÃO.ME A REUNIÃO.ME A REUNIÃO.ME A REUNIÃO.

IR/ CHEGAR/VOLTAR: VI

FUI FUI FUI FUI ÀÀÀÀ FESTA DE MEUS PAIS.FESTA DE MEUS PAIS.FESTA DE MEUS PAIS.FESTA DE MEUS PAIS.CHEGUEI DE ROMA ONTEM.CHEGUEI DE ROMA ONTEM.CHEGUEI DE ROMA ONTEM.CHEGUEI DE ROMA ONTEM.VOLTEI AO MAUSOLVOLTEI AO MAUSOLVOLTEI AO MAUSOLVOLTEI AO MAUSOLÉÉÉÉU.U.U.U.

IMPLICAR: *ACARRETAR: VTDO PROJETO DO GOVERNO O PROJETO DO GOVERNO O PROJETO DO GOVERNO O PROJETO DO GOVERNO IMPLICOU VIMPLICOU VIMPLICOU VIMPLICOU VÁÁÁÁRIOS RIOS RIOS RIOS PROTESTOS.PROTESTOS.PROTESTOS.PROTESTOS.*METER-SE: VTI (PRON.)ELA SEMPRE SE IMPLICA EM ELA SEMPRE SE IMPLICA EM ELA SEMPRE SE IMPLICA EM ELA SEMPRE SE IMPLICA EM CONFUSÕES.CONFUSÕES.CONFUSÕES.CONFUSÕES.*BRIGAR: VTI NÃO IMPLIQUE COM OS NÃO IMPLIQUE COM OS NÃO IMPLIQUE COM OS NÃO IMPLIQUE COM OS OUTROS.OUTROS.OUTROS.OUTROS.

INFORMAR/AVISAR/NOTIFICAR:

VTDI (COM POSSÍVEL PERMUTA ENTRE PESSOA E COISA NOS OBJETOS):

INFORMEI O REI SOBRE OS INFORMEI O REI SOBRE OS INFORMEI O REI SOBRE OS INFORMEI O REI SOBRE OS FATOS.FATOS.FATOS.FATOS.

INFORMEI OS FATOS AO REI.INFORMEI OS FATOS AO REI.INFORMEI OS FATOS AO REI.INFORMEI OS FATOS AO REI.

QUERER:*DESEJAR: VTDEU A QUERO MUITO, POIS A EU A QUERO MUITO, POIS A EU A QUERO MUITO, POIS A EU A QUERO MUITO, POIS A

AMO.AMO.AMO.AMO.*ESTIMAR: VTIEU LHE QUERO MUITO, MINHA EU LHE QUERO MUITO, MINHA EU LHE QUERO MUITO, MINHA EU LHE QUERO MUITO, MINHA

FILHA.FILHA.FILHA.FILHA.

AGRADAR:*FAZER CARINHO: VTDA MENINA AGRADAVA O A MENINA AGRADAVA O A MENINA AGRADAVA O A MENINA AGRADAVA O

CACHORRO COM TERNURA.CACHORRO COM TERNURA.CACHORRO COM TERNURA.CACHORRO COM TERNURA.*SATISFAZER EMOCIONALMENTE:

VTIAO ENTRAR NA FACULDADE, AO ENTRAR NA FACULDADE, AO ENTRAR NA FACULDADE, AO ENTRAR NA FACULDADE,

PIETRO AGRADOU AO PAI.PIETRO AGRADOU AO PAI.PIETRO AGRADOU AO PAI.PIETRO AGRADOU AO PAI.

CUSTAR:*VALER: VTDESTE LIVRO CUSTA ESTE LIVRO CUSTA ESTE LIVRO CUSTA ESTE LIVRO CUSTA

CINQUENTA REAIS, MEU CINQUENTA REAIS, MEU CINQUENTA REAIS, MEU CINQUENTA REAIS, MEU SENHOR.SENHOR.SENHOR.SENHOR.

*SER DIFÍCIL: VTICUSTOUCUSTOUCUSTOUCUSTOU----ME (A) PARTIR ME (A) PARTIR ME (A) PARTIR ME (A) PARTIR

NAQUELA TARDE DE ABRIL.NAQUELA TARDE DE ABRIL.NAQUELA TARDE DE ABRIL.NAQUELA TARDE DE ABRIL.CUSTOUCUSTOUCUSTOUCUSTOU----ME ENTENDER ME ENTENDER ME ENTENDER ME ENTENDER

MATEMMATEMMATEMMATEMÁÁÁÁTICA.TICA.TICA.TICA.

PAGAR/PERDOAR: VTDI(SENDO O OBJ. DIR. COISA E O

OBJ. INDIR. PESSOA)PAGUEI A DPAGUEI A DPAGUEI A DPAGUEI A DÍÍÍÍVIDA AO LEITEIRO.VIDA AO LEITEIRO.VIDA AO LEITEIRO.VIDA AO LEITEIRO.PERDOEI A OFENSA AO MEU PERDOEI A OFENSA AO MEU PERDOEI A OFENSA AO MEU PERDOEI A OFENSA AO MEU

VIZINHO.VIZINHO.VIZINHO.VIZINHO.

REPARAR: *CONSERTAR: VTDREPAREI A PERNA DA MESA REPAREI A PERNA DA MESA REPAREI A PERNA DA MESA REPAREI A PERNA DA MESA

COM UM MARTELO.COM UM MARTELO.COM UM MARTELO.COM UM MARTELO.*OBSERVAR: VTIREPARAVA NA PERNA DA MOREPARAVA NA PERNA DA MOREPARAVA NA PERNA DA MOREPARAVA NA PERNA DA MOÇÇÇÇA A A A

SEM CESSAR.SEM CESSAR.SEM CESSAR.SEM CESSAR.

NAMORAR: VTDNAMORO A SAMANTA FAZ DEZ NAMORO A SAMANTA FAZ DEZ NAMORO A SAMANTA FAZ DEZ NAMORO A SAMANTA FAZ DEZ

ANOS.ANOS.ANOS.ANOS.PREFERIR: VTDIPREFIRO BEETHOVEN A MOZART.PREFIRO BEETHOVEN A MOZART.PREFIRO BEETHOVEN A MOZART.PREFIRO BEETHOVEN A MOZART.SEMPRE PREFERI MASEMPRE PREFERI MASEMPRE PREFERI MASEMPRE PREFERI MAÇÇÇÇÃ A PERA.Ã A PERA.Ã A PERA.Ã A PERA.

RESPONDER: VTDI OU VTI (HAVENDO APENAS UM OBJETO)

RESPONDI A QUESTÃO AO RESPONDI A QUESTÃO AO RESPONDI A QUESTÃO AO RESPONDI A QUESTÃO AO PROFESSOR.PROFESSOR.PROFESSOR.PROFESSOR.

RESPONDI RESPONDI RESPONDI RESPONDI ÀÀÀÀ QUESTÃO.QUESTÃO.QUESTÃO.QUESTÃO.

REGÊNCIA NOMINALREGÊNCIA NOMINAL

APTO ADESEJOSO DEANSIODO POR, DENECESSIDADE DEALHEIO AINDIFERENTE ADIGNO DEEXÍMIO EM