Regresso à Pátria

Post on 23-Jun-2015

1.627 views 2 download

description

Os Lusíadas, Regresso à Pátria, paráfrase, Expresso

Transcript of Regresso à Pátria

Regresso à pátria

142Até aqui, Portugueses, concedidoVos é saberdes os futuros feitosQue, pelo mar, que já deixais sabido,Virão fazer barões de fortes peitos.Agora, pois que tendes apreendidoTrabalhos que vos façam ser aceitosÀs eternas esposas e fermosas,Que coroas vos tecem gloriosas,

Foi-vos concedido,Portugueses, ficar aconhecer os feitos queserão praticados porhomens corajosos nomar que deixaisdescoberto. Agora, quejá tendes apreendido ostrabalho que merecemglória eterna…

Podeis embarcar para avossa pátria, que o ventoé a favor e o mar estátranquilo”Assim diz Tétis, e logolargam da ilha, levandoconsigo refresco,mantimento, e acompanhia das Ninfas,que terão enquanto omundo durar.

Assim navegaram no marsereno até avistar a terraem que nasceram.Entraram a barra do Tejoe entregaram à Pátria eao Rei o prémio e aglória que os mandouprocurar, e com o qualse ornou com novostítulos.

145Não mais, Musa, não mais, que a Lira tenhoDestemperada e a voz enrouquecida,E não do canto, mas de ver que venhoCantar a gente surda e endurecida.O favor com que mais se acende o engenhoNão no dá a pátria, não, que está metidaNo gosto da cobiça e na rudezaDuma austera, apagada e vil tristeza.

Não mais, Musa. Nãoposso mais. A lira tenhodesafinada; a vozenrouqueceu. E não épor cantar: é por verque venho cantar paragente dura e surda. Osprémios que estimulamo talento não os dá aPátria, mergulhada naganância e numa tristee vil mediocridade.

146E não sei por que influxo do DestinoNão tem um ledo orgulho e geral gosto,Que os ânimos levanta de continoA ter para trabalhos ledo o rosto.Por isso vós, ó Rei, que por divinoConselho estais no régio sólio posto,Olhai que sois (e vede as outras gentes)Senhor só de vassalos excelentes.

154Mas eu que falo, humilde, baixo e rudo,De vós não conhecido nem sonhado?Da boca dos pequenos sei, contudo,Que o louvor sai às vezes acabado.Nem me falta na vida honesto estudo,Com longa experiência misturado,Nem engenho, que aqui vereis presente,Cousas que juntas se acham raramente.

Tenho braço para vosservir, mente para voscantar. Só me falta seraceite por vós,Se o Céu me concederisso, e vós voslançardes em empresadigna de ser cantada,(como já se adivinhaque vai suceder, dada avossa inclinação),

Ou fazendo que o Atlas,ante sua vista, tremaainda mais quando avista de Medusa opetrificou, ouconquistando i impériomarroquino, prometoque a minha lira voscantará de tal modo quesereis considerado umnovo Alexandre, quenão terá que invejar asorte de Aquiles.