RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CEARÁ MIRIM DA REDE ESTADUAL

Post on 25-Jul-2015

100 views 0 download

Transcript of RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE CEARÁ MIRIM DA REDE ESTADUAL

CURSO INICIAL PARA

OS PROFESSORES

ALFABETIZADORES-

PNAIC

2014

Alfabetização Matemática

2014

Darilene

SEMINÁRIO ESTADUAL DO PNAIC ORIENTADORAS DE ESTUDO:

ANA CARLA RAMALHO MARTINIANO – ANO 3 E

DARILENE RODRIGUES DE SOUZA - ANO 1 E ANO 2

Darilene

RELATO DE EXPERIÊNCIAEscola Estadual Imaculada ConceiçãoCeará-Mirim/RNOrientadoras de Estudo: Ana Carla Ramalho Martiniano Darilene Rodrigues de Souza.Professora Cursista: Maria Ozenira Albuquerque dos Santos Simião.Turma: 3° ano “A” Turno: MatutinoNúmero de alunos: 31 Alunos

Aplausos: Estímulo e aprendizado

O tema estudado serviu como estímulo no processo de alfabetização da aluna Maria Rita.

Tema de Estudo O tema apresentado têm por finalidade

descrever um relato de experiência do processo de alfabetização da aluna Maria Rita portadora de autismo leve, aluna da professora: Maria Ozenira Albuquerque dos Santos Simião, cursista do programa PNAIC (2014).

A Escola Estadual Imaculada Conceição está localizada na área urbana da cidade de Ceará-Mirim/RN, região metropolitana de Natal, funcionando nos três turnos. A Educação Básica do Ensino Fundamental I ( 1º ao 5º ano) e o programa MAIS EDUCAÇÂO funciona no diurno e no turno noturno com os programas: PROJOVEM URBANO, e o NOVA EJA. A mesma atende alunos da Zona Urbana e da Zona Rural com um total de 705 alunos.

E. E. IMACULADA CONCEIÇÃO

A professora Maria Ozenira Albuquerque dos Santos Simião graduada em Pedagogia, atua na área da educação há 22 anos. Presta serviços nas redes de ensino Estadual e Municipal. Durante este tempo teve oportunidade de participar de vários cursos de capacitação: PROFA, PROINFO, PROLETRAMENTO, PCNs em ação. Atualmente participa da formação do PNAIC e estar cursando uma pós graduação em Psicopedagogia e Educação infantil.

A Professora

IMPORTÂNCIA DO PNAIC Ao iniciar no campo da educação a minha prática era voltada

para o tradicional, da forma na qual fui alfabetizada. Porém ao longo dos anos tive a oportunidades de participar de várias formações nas quais fui aproveitando ao máximo e acrescentando no dia a dia em sala de aula buscando dinamizar cada vez mais a minha prática. A formação do PNAIC contribuiu para dinamizar e organizar ainda mais o meu trabalho em sala de aula, pois no decorrer do curso a cada encontro eram desenvolvidas atividades que muitas vezes eram aplicadas nas aulas porém sem uma sequência. E o PNAIC me fez refletir sobre a importância da utilização da sequência didática para alcançar os objetivos em cada área de conhecimento.

Relato da Professora Cursista

Sobre a aluna

A aluna Maria Rita é portadora de autismo do tipo leve. Apesar do autismo não ter cura, mas quando diagnosticado e tratado as crianças podem desenvolver habilidades fundamentais para sua reabilitação. É o caso de Maria Rita que desde cedo seus PAIS e a ESCOLA desenvolveram um trabalho que tem contribuído positivamente para que a Maria Rita conseguisse se alfabetizar e se relacionar com outras crianças de forma respeitosa.

Maria Rita é uma criança muito observadora, atenta ao que acontece ao seu redor, isto tem ajudado bastante no seu processo de alfabetização, pois a mesma escreve textos que ouve (músicas, orações, diálogos) assim como a utilização de gibis sendo de grande incentivo. Uma observação muito importante é que ela dita as palavras antes de escrevê-las e ao terminar, lê oralmente para os colegas a espera de aplausos, esta reação da turma é um estímulo para que ela escreva mais e mais. O trabalho em grupo tem ajudado no seu desenvolvimento.

Os Pais de Maria Rita

Relato da Mãe

Relato da Professora de Apoio

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Trabalho em grupo confecção do tapetinho

A escrita de Maria Rita têm relação com a sua vivência

Sua escrita é acompanhada da leitura(SEA)

SALA DE AULA

Aplausos são estímulos para ela escrever e ler

Considerações finaisSer professora de Maria Rita tem sido um desafio, porém gratificante ao perceber a cada dia os seus avanços nos aspectos: afetivo, cognitivo e motor. Em vê-la dar um bom dia, um tchau, um abraço e um beijo no colega, em participar das atividades em grupos, nos jogos e brincadeiras, em realizar escrita e a lê para a turma. Portanto atribuo esses avanços apresentados por Maria Rita aos esforços de toda uma equipe; pais, professoras, colegas da turma e todo pessoal da escola envolvido neste processo.

MENSAGEM FINAL “Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas ainda não aprendemos a sensível arte de conviver com as diferenças.”

 

AUTORES DO TRABALHODIRETORA: SOLANGE MARIA

PEREIRA DA SILVACOODENADORA PEDAGÓGICA:

ANA CARLA RAMALHOORIENTADORA DE ESTUDO:

DARILENE RODRIGUES DE SOUZAPROFESSORA ALFABETIZADORA: MARIA OZENIRA ALBUQUERQUE

DOS SANTOS SIMIÃOPROFESSORA DA SALA DE APOIO:

MARIA JÚNIA DAS CHAGASALUNA: MARIA RITA DA SILVA

BARBOSAMÃE: ROSINEIDE DA SILVA

BARBOSA