Reportagem Sergio San Nicola

Post on 20-Mar-2016

220 views 1 download

description

 

Transcript of Reportagem Sergio San Nicola

Reflexõespraianas

36

A CASA DE VERANEIO OFERECE RENOVAÇÃO DAS ENERGIASE INTENSO APROVEITAMENTO DA ÁREA DE LAZER

Texto Ana Luísa Lage Fotos Gui Morelli

37

38

Desfrutar de momentos de relaxamento em uma casaemolduradapelaexuberânciadaspraiasdo litoral nortepau-lista é uma oportunidade para poucos. Com isso, a arqui-teta Selma Tammaro, de Caraguatatuba, SP, teve comoponto de partida o aproveitamento dos recursos naturais.

Os 600 m² foram executados durante dez meses. Aconfiança dos proprietários na profissional contratada foifundamental para dar agilidade ao projeto. Atendendo àssolicitações dos moradores, a estrutura de alvenaria pos-sui arquitetura contemporânea e é prática.

O pé-direito alto garante o frescor nos diasmais quen-tes do ano. Os panos de vidro permitem a invasão solarem todos os ambientes.

Para que bons pratos fossem feitos durante conver-

sas descontraídas, a cozinha é integrada com os ambien-tes sociais. “A família é formada por apaixonados por gas-tronomia, por isso, o ambiente para as refeições deveria serum espaço de lazer-social para a prática desse hobby”,observa a profissional.

As sete suítes acomodam confortavelmente familia-res e amigos e proporcionam o descanso isolado da áreasocial. Na estrutura do telhado, a madeira maçarandubacontrasta com o branco das paredes. “A madeira esco-lhida para essa finalidade tem de ser seca e tratada con-tra cupim”, lembra.

O acesso entre os pavimentos é possível pela esca-da de concreto revestida com granito branco itaúnas fla-meado e guarda-corpo de aço inox.

39

Boas energiasComo forma de equilibrar e neutralizar as energias

dos ambientes, o Feng Shui foi aplicado nos espaços.“Para colocar isso emprática, a proprietária escolheu todasas cores das pastilhas dos banheiros”, lembra.

A praticidade e a beleza prevaleceram durante a esco-lha dos materiais para o revestimento. A cerâmica de tomclaro da Portobello foi a escolhida para os pisos. “O pisocerâmico tem alta qualidade, é prático, tem manutençãosimples, é durável e possui um custo excelente”, conside-ra. Devido ao clima praiano e a fácil conservação, as esqua-drias são de alumínio.

40

OpisocerâmicodaPortobelloestápresenteemtodososambien-tes da residência. Na área da piscina, a pastilha cerâmica daPortobello dá um toque especial. O requinte da churrasqueirafica por conta da mistura de cerâmica e granito

41

TÉRREO

SUPERIOR

Suíte

Suíte

Suíte

Suíte

Suíte

Suíte

Estar

D.E.

Coz

inhaTV

Jantar

Churrasqueira

Piscina

SalaÍntima

Lazer completoPrainha, raia, spa e uma área de jogo para biribol fazem

parte da ampla piscina com 100 m². Para que a diversãofosse segura no espaçopara banhos comestrutura de con-creto e revestimento de pastilha cerâmica da Portobello, aarquiteta optou por 1,40 m de profundidade.

O piso Solarium travertino, atérmico e antiderrapantemarca presença nas regiões ao redor do local para boasbraçadas. O sistema de aquecimento elétrico e a ilumina-ção com holofotes tradicionais garantem o aproveitamen-to da área de lazer em dias com altas temperaturas.

A área de convívio social se estende à varanda e chur-rasqueira, locais ideais para reunir amigos e recarregar asenergias. “Os moradores queriam que o espaço fosse sim-ples, porém confortável, funcional e totalmente integradoentre si. O resultado é um convite à preguiça”, explica aarquiteta. Para completar, a varanda é convidativa para aleitura de bons livros.

Ilustr

ação

ACDe

sign