A Reportagem

39
A reportagem, A reportagem, Nilson Lage Nilson Lage

description

Uma breve explanação sobre o livro de Nilson Lage "A Reportagem". Aqui você encontrará algumas técnicas de entrevistas, dicas de como estudar a pauta e quem procurar como fonte para uma matéria.

Transcript of A Reportagem

Page 1: A Reportagem

A reportagem, A reportagem, Nilson LageNilson Lage

Page 2: A Reportagem

Ser repórterSer repórter

Page 3: A Reportagem

Ser repórterSer repórter

Figura característica do jornalismoFigura característica do jornalismo

Difusores de idéiasDifusores de idéias

Page 4: A Reportagem

O publicismoO publicismo

•Publicista : Quem escreve sobre política e/ou orientações públicas•Formação de opinião•Linguagens frias e diretas - Crônicas•Carlos Lacerda, publicista brasileiro

Page 5: A Reportagem

Sensacionalismo e Sensacionalismo e educação: educação:

Revolução Industrial - Séc. XIVRevolução Industrial - Séc. XIV Ampliação do público leitor, expansão do Ampliação do público leitor, expansão do

comérciocomércio Mecanização jornalísticaMecanização jornalística Surgimento da publicidadeSurgimento da publicidade Novelas e folhetinsNovelas e folhetins Explicação do comportamento humanoExplicação do comportamento humano Exposição dos bons e maus costumes dos Exposição dos bons e maus costumes dos

ricos e poderososricos e poderosos

Page 6: A Reportagem

O nascimento da O nascimento da reportagem: reportagem:

Surgimento da reportagem e do Surgimento da reportagem e do jornalista.jornalista.

Inovação da linguagemInovação da linguagem Títulos e furos de reportagensTítulos e furos de reportagens ConflitosConflitos Repórteres: bajulados, temidos e Repórteres: bajulados, temidos e

odiados.odiados.

Page 7: A Reportagem

O Jornalismo como O Jornalismo como técnica: técnica:

O jornalismo amareloO jornalismo amarelo LeadLead Taylorismo e ToitismoTaylorismo e Toitismo

Page 8: A Reportagem

O repórter como O repórter como testemunhatestemunha

Transmissor de informações sobre Transmissor de informações sobre ciência e tecnologiaciência e tecnologia

Informações: Matéria-PrimaInformações: Matéria-Prima Jornalista: Tradutor de discursosJornalista: Tradutor de discursos

Page 9: A Reportagem

O repórter como agente: O repórter como agente:

Ouvidos e olhos remotos do públicoOuvidos e olhos remotos do público Autonomia e habilidade socialAutonomia e habilidade social Homem X máquinaHomem X máquina O sentimento do leitorO sentimento do leitor

Page 10: A Reportagem

O insigth da reportagem O insigth da reportagem

Intuição, faro e percepçãoIntuição, faro e percepção

Page 11: A Reportagem

Pautas e PautasPautas e Pautas

Page 12: A Reportagem

O que éO que é É uma ordem de serviço transmitida pelos chefes de reportagem. A pauta É uma ordem de serviço transmitida pelos chefes de reportagem. A pauta

normalmente indica a pessoa que deve ser entrevistada, local, horário e normalmente indica a pessoa que deve ser entrevistada, local, horário e até mesmo o tamanho da reportagem que deve ser produzida. A pauta até mesmo o tamanho da reportagem que deve ser produzida. A pauta também deve indicar os temas principais que devem ser abordados no também deve indicar os temas principais que devem ser abordados no texto.texto.

Nos jornais a pauta é feita por um jornalista conhecido como pauteiro ou Nos jornais a pauta é feita por um jornalista conhecido como pauteiro ou pelos editores de cada seção. Nas revistas as pautas são produzidas pelos pelos editores de cada seção. Nas revistas as pautas são produzidas pelos editores ou pelo redator-chefe. As pautas mais detalhadas indicam editores ou pelo redator-chefe. As pautas mais detalhadas indicam também se o texto deverá ter foto ou não. A pauta não deve ser nunca também se o texto deverá ter foto ou não. A pauta não deve ser nunca uma "camisa de força". O repórter deve procurar cumpri-la.uma "camisa de força". O repórter deve procurar cumpri-la.

Há nas redações uma anedota de que um repórter não cumpriu uma pauta Há nas redações uma anedota de que um repórter não cumpriu uma pauta sobre buracos em uma rua porque não conseguiu chegar ao local. O sobre buracos em uma rua porque não conseguiu chegar ao local. O trânsito estava congestionado devido a um incêndio em um prédio e a trânsito estava congestionado devido a um incêndio em um prédio e a rua tinha sido destruída por um temporal que atingiu o bairro na noite rua tinha sido destruída por um temporal que atingiu o bairro na noite anterior. Enfim, os buracos tinham sumido e a pauta, na visão do anterior. Enfim, os buracos tinham sumido e a pauta, na visão do repórter, não podia ser cumprida. Ele voltou para a redação sem ter repórter, não podia ser cumprida. Ele voltou para a redação sem ter escrito nenhum texto.escrito nenhum texto.

Page 13: A Reportagem

ObjetivosObjetivos

Planejar a ediçãoPlanejar a edição

Assegurar a conformidade da matéria do jornal Assegurar a conformidade da matéria do jornal ou revista com interesses empresariais ou ou revista com interesses empresariais ou políticospolíticos

Evita gastos e exageros, assim como o Evita gastos e exageros, assim como o consumo inútil de homens-horas em produtos consumo inútil de homens-horas em produtos que jamais serão veiculados.que jamais serão veiculados.

Page 14: A Reportagem

Decisões de pautasDecisões de pautas

Pautas de notícias incluem:Pautas de notícias incluem:

a) Eventos programados ou sazonaisa) Eventos programados ou sazonais b) Eventos continuadosb) Eventos continuados c) Desdobramentosc) Desdobramentos d) Fatos constatados por observação d) Fatos constatados por observação

direta e que estão lá para ser noticiados direta e que estão lá para ser noticiados

Page 15: A Reportagem

Decisões de pautasDecisões de pautas

Pautas de reportagem incluem:Pautas de reportagem incluem:

a)a) O eventoO eventob)b) Hora e localHora e localc)c) Exigências para cobertura (credenciais, trajes etc)Exigências para cobertura (credenciais, trajes etc)d)d) Indicação de recursos e equipamentosIndicação de recursos e equipamentose)e) O que se espera em termos de aproveitamento editorial.O que se espera em termos de aproveitamento editorial.

Se preciso, acrescentam-seSe preciso, acrescentam-se- O alinhamento editorial, com dados sobre o contextoO alinhamento editorial, com dados sobre o contexto- A indicação de fontes subsidiárias.A indicação de fontes subsidiárias.

Page 16: A Reportagem

Quanto maior o número de informações constantes da pauta,Quanto maior o número de informações constantes da pauta,tanto melhor tende a ser a cobertura do jornal sobre aquele fato.tanto melhor tende a ser a cobertura do jornal sobre aquele fato.

A pauta não pode servir de camisa de força para o A pauta não pode servir de camisa de força para o repórter.repórter.

Há matérias que dão impressão de pautas ampliadas, Há matérias que dão impressão de pautas ampliadas, ou até mesmo questionários respondidos.ou até mesmo questionários respondidos.

Com isso o jornalismo perde o traço de novidade e se Com isso o jornalismo perde o traço de novidade e se torna um discurso de divulgação das idéias prontas, torna um discurso de divulgação das idéias prontas, mas de ideologias ou crenças que um editor ou mas de ideologias ou crenças que um editor ou pauteiro dissemina, sem sair da redação.pauteiro dissemina, sem sair da redação.

Page 17: A Reportagem

Como é feitaComo é feita

Ao contrário dos empresários que não Ao contrário dos empresários que não dispensam uma apresentação em forma dispensam uma apresentação em forma de espetáculo, reuniões editoriais ou de de espetáculo, reuniões editoriais ou de pauta dispensam encenações.pauta dispensam encenações.

Page 18: A Reportagem

a) A reunião de pauta é voltado para algo que ainda a) A reunião de pauta é voltado para algo que ainda não se produziu.não se produziu.

b) Ao contrário do que acontece numa fábrica de b) Ao contrário do que acontece numa fábrica de máquinas ou brinquedos, o jornalista tem máquinas ou brinquedos, o jornalista tem responsabilidade plena pelo que faz, de modo que as responsabilidade plena pelo que faz, de modo que as críticas e análises os atingem pessoalmente.críticas e análises os atingem pessoalmente.

c) Editores, repórteres e redatores são mais que c) Editores, repórteres e redatores são mais que gerentes de produtos, devem ser criadores do produto.gerentes de produtos, devem ser criadores do produto.

Page 19: A Reportagem

As fontes de informação com que se As fontes de informação com que se organizam as pautas são notícias publicadas organizam as pautas são notícias publicadas em rádio, jornal, televisão e internet; press em rádio, jornal, televisão e internet; press releases e informações liberadas por fontes releases e informações liberadas por fontes profissionais diversas, como assessorias de profissionais diversas, como assessorias de imprensa.imprensa.

Informações são matéria-prima abundante e a Informações são matéria-prima abundante e a dificuldade consiste em selecioná-las, ou seja, dificuldade consiste em selecioná-las, ou seja, definir quais reúnem as condições de interesse definir quais reúnem as condições de interesse público necessárias para a sua transformação público necessárias para a sua transformação em notícia.em notícia.

Page 20: A Reportagem

Exemplo de pautaExemplo de pauta O governador de São Paulo dá entrevista coletiva hoje às 15 O governador de São Paulo dá entrevista coletiva hoje às 15

horas, no Palácio dos Bandeirantes. O tema principal será a horas, no Palácio dos Bandeirantes. O tema principal será a nova tabela salarial dos professores da rede pública estadual, nova tabela salarial dos professores da rede pública estadual, que receberam um aumento de 200% sobre os salários do que receberam um aumento de 200% sobre os salários do último mês. Devemos perguntar ao governador de onde foram último mês. Devemos perguntar ao governador de onde foram retirados os recursos para esse aumento, a quanto monta, em retirados os recursos para esse aumento, a quanto monta, em valores absolutos, o reajuste dos professores, o que isso valores absolutos, o reajuste dos professores, o que isso significa no orçamento geral do Estado. Vamos ouvir ainda o significa no orçamento geral do Estado. Vamos ouvir ainda o presidente do Sindicato dos Professores, saber qual é a opinião presidente do Sindicato dos Professores, saber qual é a opinião da categoria sobre esse reajuste, se estão satisfeitos ou não, se da categoria sobre esse reajuste, se estão satisfeitos ou não, se com esse reajuste está afastada a hipótese de uma greve da com esse reajuste está afastada a hipótese de uma greve da categoria ou não. Vamos procurar exemplos de professores categoria ou não. Vamos procurar exemplos de professores satisfeitos com o reajuste, mostrar o que pretendem fazer com o satisfeitos com o reajuste, mostrar o que pretendem fazer com o novo salário, quanto ganhavam antes e os malabarismos que novo salário, quanto ganhavam antes e os malabarismos que eram obrigados a fazer para sobreviver com os minguados eram obrigados a fazer para sobreviver com os minguados proventos anteriores. No Departamento de Pesquisa vamos proventos anteriores. No Departamento de Pesquisa vamos colher dados que mostrem quanto ganham agora os professores colher dados que mostrem quanto ganham agora os professores de São Paulo em relação a seus colegas de outros estados e de de São Paulo em relação a seus colegas de outros estados e de quanto têm sido, em média, os reajustes conquistados por quanto têm sido, em média, os reajustes conquistados por outras categorias profissionais. Seria bom que, além de fotos do outras categorias profissionais. Seria bom que, além de fotos do governador, do presidente do Sindicato e dos professores governador, do presidente do Sindicato e dos professores entrevistados, pudéssemos fazer um gráfico mostrando a entrevistados, pudéssemos fazer um gráfico mostrando a evolução dos salários dos professores e sua relação com o custo evolução dos salários dos professores e sua relação com o custo de vida e a taxa de inflação. A matéria deverá ter cerca de 150 de vida e a taxa de inflação. A matéria deverá ter cerca de 150 linhas."linhas."

Page 21: A Reportagem

Fontes e FontesFontes e Fontes

Page 22: A Reportagem

O que são fontes?O que são fontes?

Criação de AssessoriasCriação de Assessorias

Guerra de InformaçãoGuerra de Informação

Page 23: A Reportagem

Modelos de comunicaçãoModelos de comunicação

Fontes MentirosasFontes Mentirosas

MetalinguagemMetalinguagem

RelevânciaRelevância

Page 24: A Reportagem

Natureza das fontes:Natureza das fontes:

1.1. Oficiais, oficiosas e Oficiais, oficiosas e independentesindependentes

2.2. Primárias e secundáriasPrimárias e secundárias

3.3. Testemunhas e expertsTestemunhas e experts

Jornalista como fonteJornalista como fonte

Page 25: A Reportagem

Entrevistador e Entrevistador e EntrevistadoEntrevistado

Page 26: A Reportagem

EntrevistaEntrevista

É o procedimento clássico de apuração de É o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo.informações em jornalismo.

É uma expansão da consulta às fontes, É uma expansão da consulta às fontes, objetivando a coleta de interpretações e objetivando a coleta de interpretações e a reconstituição de fatos.a reconstituição de fatos.

Page 27: A Reportagem

Entrevista – concepções:Entrevista – concepções:

Qualquer procedimento de apuração Qualquer procedimento de apuração junto a uma fonte capaz de diálogo;junto a uma fonte capaz de diálogo;

Uma conversa de duração variável com Uma conversa de duração variável com personagem notável ou portador de personagem notável ou portador de conhecimento ou informações de conhecimento ou informações de interesse para o público;interesse para o público;

A matéria publicada com as informações A matéria publicada com as informações colhidas. colhidas.

Page 28: A Reportagem

Tipos de entrevistaTipos de entrevista

Quanto aos objetivos, a entrevista pode Quanto aos objetivos, a entrevista pode ser:ser:

RitualRitual TemáticaTemática TestemunhalTestemunhal Em profundidadeEm profundidade

Page 29: A Reportagem

Tipos de entrevistaTipos de entrevista

Quanto às circunstâncias de realização, a Quanto às circunstâncias de realização, a entrevista pode ser:entrevista pode ser:

OcasionalOcasional ConfrontoConfronto ColetivaColetiva DialogalDialogal

Page 30: A Reportagem

A entrevista individualA entrevista individual

O valor de marketing da expressão O valor de marketing da expressão “entrevista exclusiva”“entrevista exclusiva”

Propriamente exclusiva Propriamente exclusiva Impropriamente exclusivaImpropriamente exclusiva

Page 31: A Reportagem

Entrevistas em presença Entrevistas em presença e mediadase mediadas

TelefoneTelefone

InternetInternet

Vídeo conferênciaVídeo conferência

PresencialPresencial

Page 32: A Reportagem

Fatores envolvidos em Fatores envolvidos em uma conversa presencialuma conversa presencial

Proximidade físicaProximidade física Ambiente partilhado pelos interlocutoresAmbiente partilhado pelos interlocutores Feedback – rápido, visual e auditivoFeedback – rápido, visual e auditivo Função fática:Função fática:

estabelecer o contatoestabelecer o contato ambientar o entrevistadoambientar o entrevistado

Page 33: A Reportagem

O entrevistadorO entrevistador

O repórter deve saber reconstruir a O repórter deve saber reconstruir a entrevista com base em palavras-chave entrevista com base em palavras-chave que anota, indicando os temas principais que anota, indicando os temas principais na seqüência em que ocorreram.na seqüência em que ocorreram.

O repórter deve fazer uma pesquisa e O repórter deve fazer uma pesquisa e um questionário prévio, mas não se um questionário prévio, mas não se limitar a ele na hora da entrevista. Uma limitar a ele na hora da entrevista. Uma das chaves é saber perguntar sobre a das chaves é saber perguntar sobre a resposta do entrevistado.resposta do entrevistado.

Page 34: A Reportagem

O entrevistadorO entrevistador

O repórter deve manter o comando da O repórter deve manter o comando da conversa, impedindo que ela se desvie conversa, impedindo que ela se desvie do tema, seja por digressões do do tema, seja por digressões do entrevistado, seja pela discussão da entrevistado, seja pela discussão da validade da entrevista em si.validade da entrevista em si.

Não se deve questionar mais do que o Não se deve questionar mais do que o necessário nem insistir em linhas de necessário nem insistir em linhas de questionamento que se mostram questionamento que se mostram improdutivas. improdutivas.

Page 35: A Reportagem

O entrevistadorO entrevistador

A atitude de compreensão e respeito A atitude de compreensão e respeito deve marcar a atividade do repórter, com deve marcar a atividade do repórter, com a preocupação de não evidenciar a preocupação de não evidenciar reações como impaciência, discordância reações como impaciência, discordância ou simpatia entusiasmada.ou simpatia entusiasmada.

Entrevistados podem ser malcriados ou Entrevistados podem ser malcriados ou tentar intimidar o repórter, que não deve tentar intimidar o repórter, que não deve se irritar ou deixar intimidar.se irritar ou deixar intimidar.

Page 36: A Reportagem

A entrevistaA entrevista

Entrevistas podem ter tempo marcado ou não, Entrevistas podem ter tempo marcado ou não, mas há um momento certo para encerrá-las. mas há um momento certo para encerrá-las.

Nos momentos em que a fala se interrompe, é Nos momentos em que a fala se interrompe, é estimulante para o entrevistado perceber que o estimulante para o entrevistado perceber que o entrevistador está compreendendo o entrevistador está compreendendo o enunciado. Para isso, são feitas perguntas ou enunciado. Para isso, são feitas perguntas ou comentários que constituem inferências comentários que constituem inferências imediatas a partir do que acabou de ser dito. imediatas a partir do que acabou de ser dito.

Page 37: A Reportagem

Aspectos importantes da Aspectos importantes da entrevistaentrevista

O conteúdoO conteúdo- controvérsia sobre o conteúdo - controvérsia sobre o conteúdo emocional de uma entrevistaemocional de uma entrevista

A personalidade (simpática ou antipática) A personalidade (simpática ou antipática) do entrevistadodo entrevistado- não é função do repórter interferir neste - não é função do repórter interferir neste aspecto, suprimindo, na edição, pontos aspecto, suprimindo, na edição, pontos marcantes, em um ou outro sentido.marcantes, em um ou outro sentido.

Page 38: A Reportagem

Apresentação da Apresentação da entrevistaentrevista

No jornalismo impresso, a entrevista pode No jornalismo impresso, a entrevista pode ser tratada como:ser tratada como:

NotíciaNotícia Texto de revistaTexto de revista Pergunta e respostaPergunta e resposta

Page 39: A Reportagem

Apresentação da Apresentação da entrevistaentrevista

Em rádio e em televisão:Em rádio e em televisão:

Ocasional ou espontâneaOcasional ou espontânea Produzida ou planejadaProduzida ou planejada GravadaGravada Ao vivoAo vivo