Resumo unidade II - História - 1° ANO ENSINO MÉDIO

Post on 07-Apr-2017

311 views 2 download

Transcript of Resumo unidade II - História - 1° ANO ENSINO MÉDIO

EE MAESTRO VILLA LOBOS – 1° ANO – 2016HISTÓRIA – PROF. MARCO ANTONIO

UNIDADE 2– CAP 3 - AULA EXPOSITIVA • ORIENTE PRÓXIMO, SOCIEDADES, REINOS E IMPÉRIOS

AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS As primeiras civilizações da História surgiram em regiões litorâneas e, em especial, às margens de grandes rios, cujas áreas férteis favoreceram o desenvolvimento da agricultura. Os povos que organizaram a sociedade com foco na produtividade agrícola e no controle das águas (obras de irrigação) foram chamados de: Civilizações Hidráulicas

Fértil Crescente

Formação das primeiras sociedades

Egito, dádiva do Nilo

•NO III MILÊNIO A.C. O FARAÓ MENÉS CONSEGUIU A UNIFICAÇÃO DAS COMUNIDADES À MARGEM DO NILO• CONSTRUINDO BARRAGENS E CANAIS , OS ENGENHEIROS EGÍPCIOS APROVEITAVAM AS CHEIAS DO RIO NILO PARA IRRIGAÇÃO DA AGRICULTURA DURANTE O ANO•OS CANAIS E MONUMENTOS, COMO AS PIRÂMIDES FORAM CONSTRUÍDOS POR CAMPONESES E ESCRAVOS•O CARÁTER DIVINO DOS FARAÓS EXPLICAM A GRANDIOSIDADE DOS MONUMENTOS

SOCIEDADE EGIPCIA

ASSÍRIA E BABILÔNIA

OS BABILÔNIOS E O CÓDIGO DE HAMURABI

• Hamurabi foi um rei babilônico e seu reinado durou 58 anos, a partir de 1792 AC• Principais realizações de Hamurabi:- Criação do Código de Hamurabi (conjunto de leis que foi implantado na Babilônia e nas regiões conquistadas).-Conquistou a Acádia e a Suméria.

- Implantou no império normas eficientes de administração.

ASSÍRIOSO império assírio só se ergueu efetivamente por volta de 1.300 a.C. e perdurou até 612 a.C. conhecidos pela sua “máquina de guerra”. O primeiro exército organizado da História devido à sua organização funcional, que se dava entre arqueiros, lanceiros, carros de combate e cavalaria. Foi através de seu exército que os assírios conseguiram submeter várias das civilizações da Mesopotâmia ao seu jugo, inclusive os babilônios em 729 AC

Caldeus, os novos babilôniosApesar de serem grandes estrategistas bélicos e simpatizantes da guerra, os assírios eram fracos como governantes. Com toda a expansão da Babilônia, eles não sabiam como fazer para unificar todo o território, o que suscitou em inúmeras revoltas civis.A partir de então, surgia o Segundo Império Babilônico, erguido pelos caldeus.

O reinado de Nabucodonosor durou 42 anos (604 a.C. – 562 a.C.) e tornou-se o período mais áureo da Babilônia, principalmente com a construção das maravilhas arquitetônicas como a Torre de Babele os Jardins Suspensos. Mas também foi impulsionado por violentas repressões contra os inimigos, como o “Cativeiro da Babilônia”, que exigiu a deportação em massa dos judeus de Jerusalém para a Mesopotâmia.Em 539 a.C., os persas, liderados por Ciro, o Grande, invadiram o território mesopotâmico e dominaram completamente a Babilônia, pondo fim à hegemonia dos caldeus.

Ciro, o grandeO Império Persa dominou a Mesopotâmia no século VI a.C. sob o comando de Ciro, que em apenas vinte anos estendeu o seu domínio pela Ásia Menor e Babilônia. Os imperadores seguintes dominaram do Egito à India.Os persas eram um povo com técnicas militares muito eficientes. Organizavam-se em satrapias, espécies de províncias, que respondiam diretamente ao rei, mas tinham grande liberdade de ação. Além disso, os povos dominados se aceitassem a dominação, é claro, tinham as tradições locais respeitadas. Essa forma de administração foi muito eficiente para conseguir sustentar um império tão vasto.

IMPÉRIO PERSA

HEBREUS• Após passarem um período na terra dos cananeus, os hebreus, foram para o Egito,

onde viveram em 300 e 400 anos, como escravos. Sua historia começa a ganhar destaque a partir do momento em que resolvem sair do Egito e, sob a liderança de Moisés, voltar a Canaã. Na história judaica, esse retorno é chamado de êxodo e aconteceu entre 1300 e 1250 a.C.

• Após a morte de Salomão, em 922 AC os hebreus se dividiram politicamente e acabaram sendo conquistados pelos Assírios e depois pelos Babilônios, quando foram escravizados por 50 anos, sendo libertados pelos persas

FENÍCIOSOs fenícios se instalaram na região do Mediterrâneo por volta de 3000 a.C., onde hoje é o Líbano e parte da Síria. Eram organizados em cidades-estados independentes, ou seja, cada cidade-estado tomava as suas próprias decisões. Assim, era comum a rivalidade entre elas.O desenvolvimento comercial era um fator que indicava maior ou menor supremacia entre as cidades. Pois, uma cidade-estado cujo comércio era mais desenvolvido tinha mais recursos sobre as outras e, portanto, maior poder de dominação. Três cidades-estados se sobressaíram: Biblos (2500 a.C.), Sidon (1500-1300 a.C.) e Tiro(séculos XII a VI a.C).

www.facebook.com/historiavillalobos