Revalorização e Reciclagem de Poliestireno Expandido (EPS) · EPS - POLIESTIRENO EXPANDIDO: UM...

Post on 10-Apr-2020

12 views 0 download

Transcript of Revalorização e Reciclagem de Poliestireno Expandido (EPS) · EPS - POLIESTIRENO EXPANDIDO: UM...

Revalorização e Reciclagem de

Poliestireno Expandido (EPS)

MANUAL DE ORIENTAÇÕESPARA COOPERATIVAS

MANUAL DE ORIENTAÇÕESPARA COOPERATIVAS

Revalorização e Reciclagem de

Poliestireno Expandido (EPS)

Manual de Orientações para Cooperativas:Elaborado em setembro/2018

Preparado por:Comitê de EPS – Plastivida

Projeto Gráfico e Diagramação:Elemento Design

55

CARTA DO PRESIDENTE

Este MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA COOPERATIVAS contém informações sobre o EPS, do que é feito, como pode e deve ser coletado, separado, classificado e encaminhado para a reciclagem, promovendo, assim, benefícios ao meio ambiente e também contribuindo para a geração de renda.

A Cooperativa é um elo importante no processo de reciclagem de EPS em novos produtos. É um “Agente Ambiental” que contribui para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.

O Manual foi criado pelo Comitê de EPS da Plastivida que trabalha para divulgar as características e promover a reciclabilidade do material.

O Comitê está à disposição para colaborar com esclarecimentos técnicos para o crescimento da reciclagem do EPS.

Atenciosamente.

Miguel Bahiense NetoPresidentePlastivida - Comitê de EPS

6

EPS - POLIESTIRENO EXPANDIDO:

UM PLÁSTICO COM ALTO

POTENCIAL DE RECICLAGEM

AGREGANDO VALOR AO EPS

COMO SEPARAR PARA ENFARDAR

EPS - O QUE É?

PROCESSO SIMPLIFICADO DA

OBTENÇÃO DO EPS

COMO IDENTIFICAR O EPS

PRINCIPAIS PRODUTOS DE EPS

DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE

ADEQUADA

SUMÁRIO

8

9

9

10

11

12

15

77

CONTAMINANTES

SUJIDADE

CONDIÇÕES PARA

COMERCIALIZAÇÃO

PRODUTOS FABRICADOS COM EPS

RECICLADO

16

16

17

18

20

77

BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM

EPS - POLIESTIRENO

EXPANDIDO: UM PLÁSTICO

COM ALTO POTENCIAL DE

RECICLAGEM

Como todo produto reciclável, depois do uso, o EPS popularmente conhecido pela marca Isopor®, deve ser destinado corretamente pelos usuários para ser revalorizado por meio da sua reutilização e reciclagem.

OBJETIVO

Este manual tem por objetivo capacitar as Cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis com informações técnicas básicas sobre o EPS, bem como sua reciclabilidade e condições necessárias para viabilizar a sua comercialização e posterior reciclagem.

8

99

EPS - O QUE É?

O EPS, como todo termoplástico, é um plástico que pode ser moldado com o aquecimento. É obtido pe-la expansão do Poliestireno (PS) que, por sua vez, é um plástico rígido.

PROCESSO SIMPLIFICADO DA OBTENÇÃO DO EPS

A expansão do PS originando o EPS, ocorre pela incorporação de um agente expansor.

As embalagens e produtos de EPS possuem as mesmas propriedades químicas do PS.

O EPS é 100% reciclável. Seguro, inerte, inodoro e não contém CFC.

AGENTEEXPANSOR

10

COMO IDENTIFICAR O EPS

A identificação do EPS para reciclagem é a mesma do Poliestireno (PS), de acordo com a norma técnica da ABNT NBR 13230, conforme a figura abaixo:

1111

EPS para caixas térmicas de vários tamanhos, peças técnicas para proteção de eletrônicos e eletrodomésticos, carros alegóricos de carnaval, enchimento de puffes, blocos para a construção civil, placas para murais, trabalhos escolares, maquetes, berço para capacetes, pranchas, porta garrafas etc.

PRINCIPAIS PRODUTOS DE EPS

EPS para alimentos EPS para não alimentos

Bandejas brancas e coloridas, marmitas térmicas, caixas de pizza e ovos, embalagens para frango assado e delivery, hamburgueiras, pratos, copos etc.

12

RETIRADA DOS RECICLÁVEIS

• Em Condomínios

Instruir os moradores para que separem embalagens e produtos de EPS para a reciclagem e os descartem junto com os outros recicláveis sem restos de alimentos, limpos e secos. Caso o Condomínio possua coleta seletiva, descartar todo EPS no coletor vermelho, junto com os demais plásticos.

DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA

1313

• Na Construção Civil

Informar aos fornecedores destes materiais que, a presença de cola, cimento, piche, argila, gesso, areia, terra, etiquetas, fitas adesivas, papel, tecidos e qualquer outro material que esteja incrustado ou agregado ao EPS inviabilizam a sua reciclagem. Desta forma o EPS contaminado, conforme acima descrito, não deve ser destinado para a Cooperativa.

• Nos Distribuidores - Varejo - Lojistas

Os recicláveis de EPS destes setores devem estar livres de etiquetas, papéis, fitas adesivas, tecidos e qualquer outro material que esteja incrustado ou agregado ao EPS pois os mesmos inviabilizam a sua reciclagem. Assim, a Cooperativa não deve receber o EPS contaminado, conforme descrito acima.

14

Chegada nas Associações e Cooperativas de catadoras de materiais recicláveis

Após o processo de recebimento e triagem dos materiais recicláveis, o EPS sem contaminantes (ver exemplos citados), deverá ser prensado e enfardado, assim como os demais materiais recicláveis (papel, alumínio, vidro etc.).

Se por acaso o material contaminado chegar na Cooperativa, a retirada desses contaminantes é importante para a revalorização do EPS a ser comercializado.

1515

AGREGANDO VALOR AO EPSCOMO SEPARAR PARA ENFARDAR

Por serem fabricados com a mesma matéria-prima, os produtos de EPS, independentemente do seu tamanho, forma ou aplicação, não precisam ser separados por tipo, pois podem ser comercializados num mesmo fardo. A única separação que traz benefício é a de produtos e embalagens brancas daquelas coloridas.

Em se tratando de produtos/embalagens coloridas, a única exigência é que nos fardos com produtos/embalagens de cor branca não haja nenhum item de qualquer outra cor.

Já nos fardos com produtos/embalagens coloridos (amarelo, azul, verde, preto etc), é importante não misturar nenhum item de cor branca.

Não há necessidade de se manter a integridade das caixas ou produtos de grande porte tais como proteto-res de eletrodomésticos ou eletrô-nicos, ao contrário, devem ser que-brados para facilitar a prensagem e ocupar menos espaço no galpão.

16

IMPRÓPRIO

ACEITÁVEL

CONTAMINANTES

SUJIDADE

Óleo da prensa é um contaminante frequentemente encontrado em fardos de EPS encaminhados para a reciclagem. Para tanto, recomenda-se a limpeza da prensa antes do contato com o material.

Desde que não seja em demasia não é considerada contaminante. Caso as embalagens de EPS para alimentos apresentem apenas manchas de feijão ou molho de tomate nas paredes internas, isto é gordura. Estas manchas não impedem a reciclagem das mesmas. Na triagem, é importante observar que nenhum resíduo orgânico esteja preso à embalagem.

Outros contaminantes: cola, cimento, argila, gesso, areia, terra, etiquetas, fitas adesivas, papel, tecidos e qualquer outro material que esteja incrustado ou agregado ao EPS/XPS inviabilizam a sua reciclagem.

Um caminhão do tipo toco baú pode comportar uma carga de até 1.500Kg. Dependendo do tamanho e ca-pacidade da prensa, uma carga fechada poderá con-ter: 100 fardos de 15Kg, 75 fardos de 20 Kg, 60 fardos de 25Kg ou 50 fardos de 30Kg.

Para Associações ou Cooperativas de pequeno e médio porte, o ideal é formar uma rede de comer-cialização, centralizando todos os fardos num úni-co local. Isto vai agilizar a retirada e agregar maior valor ao EPS gerado pelas unidades da rede. Re-comendamos criar internamente um sistema de controle de quantidade e qualidade encaminhada pelos componentes da rede, para facilitar o rateiodos valores após a venda.

Se o local (associação ou Cooperativa) que centra-lizar os fardos de EPS da rede atingir um volume mensal igual ou superior a 6 toneladas, existe a pos-sibilidade de se instalar na mesma, uma máquina compactadora que tritura e retira até 95% do volu-me do EPS a ser comercializado. O produto resultan-te deste processo é denominado de “tarugo de EPS”. Ocupa muito menos espaço que os fardos e pode ser armazenado em “big bags” para serem comercializa-dos com a empresa recicladora.

CONDIÇÕES PARA COMERCIALIZAÇÃO

17

18

PRODUTOS FABRICADOS COM EPS RECICLADO

Molduras

Solados paraCalçados

Materiais deEscritório

1919

Rodapé de EPS pós-consumo

Reciclado

Campinas Decor | Designer Andrea Barroso | Foto Miro Martins

EPS UM PLÁSTICO SUSTENTÁVEL

Não representa risco para a saúde nem para o meio ambiente quando descartados corretamente;

As embalagens de EPS, além de protegerem os produtos, economizam combustível no transporte, pois seu peso é leve;

Não causa danos à camada de ozônio por não usar no seu processo de fabricação o gás CFC;

Atóxico. Não é solúvel em água e não libera substâncias para o ambiente;

Seu processo de fabricação consome pouca energia por ser muito leve;

Totalmente inerte. Não contamina o solo, o ar ou os lençóis freáticos;

Além da economia de recursos para obtenção de matéria prima para fabricar novos produtos, a reciclagem do EPS também gera trabalho e renda para cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

20

BENEFÍCIOS DA RECICLAGEM

São inúmeros e conhecidos os benefícios da reciclagem das embalagens e produtos recicláveis após o seu uso:

Redução na quantidade de reci-cláveis destinados aos aterros sa-nitários e consequente ampliação da vida útil dos mesmos.

Redução no consumo de recursos naturais, pois o material das embalagens e produtos recicláveis, pode ser reprocessado mais de uma vez para a obtenção de novos produtos.

A reciclagem de produtos e embalagens recicláveis evita as emissões e os consumos relativos aos processos de extração e beneficiamento dos recursos naturais, bem como do processamento de tais recursos para a obtenção de novos produtos.

Redução da emissão de gases efeito estufa.

2121

Lista dos recicladores de EPS disponível em:

www.plastivida.org.br Comitê de EPS Plastivida

Economia de energia.

Promoção do consumo consciente e descarte responsável e correto.

Criação de empregos e renda relacionados à reciclagem.

Entretanto, não basta o material ser reciclável. O EPS deve ser corretamente separado e destinado à reciclagem.

A estruturação e melhorias nos processos e gestão são fundamentais para o sucesso das Cooperativas, que contribuem em muito com o meio ambiente, retornando os materiais recicláveis ao seu ciclo de vida e tornando possível que tais materiais sejam transformados em novas matérias-primas.

LEMBRE-SE: O EPS NÃO É REJEITO !

Av. Chedid Jafet, 222, Bloco C - 4° AndarVila Olímpia - São Paulo - SP

CEP: 04551-065www.plastivida.org.br

PLASTIVIDA - Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos

Prinect PDF Report 18.00.030 - 1 - 24.09.2018 16:36:06

Resumo documentoNome do arquivo: 42640_manual OPC_162x229_TM_v2_co39.pdfTítulo: -Aplicação: Adobe InDesign CC 13.1 (Windows)Criado com: Adobe PDF Library 15.0Autor: -Criado em: 20.09.2018 17:11:40Alterado em: 24.09.2018 16:40:01Tamanho do arquivo: 21.1 MByte / 21570.9 KByteTrapped: NãoOutput Intent: Coated FOGRA39 (ISO 12647-2:2004)PDF/X Versão: -Versão do PDF: 1.4Quantidade de páginas:

24Moldura do meio: 182.00 x 249.00 mmMoldura do formato final:

162.00 x 229.00 mm

Resumo Erro Aviso Consertado InfoDocumento - - - -PDF/X - - - 1Páginas - 24 - -Tintas - - - -Fontes - 5 - 121Imagens - - - -Conteúdo - - - -

PDF/XPDF não corresponde aos requisitos PDF/X-4

PáginasMolduras da página não conformes com PDF/X (1-24)

FontesUbuntu-Bold e Ubuntu-Bold tem a mesma codificação inequívocaProximaNovaCond-Bold e ProximaNovaCond-Regular tem a mesma codificação inequívocaRobotoSlab-Light: Tamanho da fonte 5.8 pt é inferior a 6.0 pt #1 (8)Fonte Ubuntu-Bold (8.2 pt) utiliza 4 excertos de cor #2 (9)Fonte Ubuntu-Bold (10.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #18 (6-7)Fonte Ubuntu-Bold (13.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #12 (1,8,12-14,16)Fonte Ubuntu-Bold (14.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #2 (3)Fonte Ubuntu-Bold (15.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #32 (5-12,15-20)Fonte Ubuntu-Bold (15.0 pt) utiliza 4 excertos de cor #1 (16)Fonte Ubuntu-Bold (19.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #2 (1)Fonte Ubuntu-Bold (20.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #2 (3)Fonte RobotoSlab-Bold (11.5 pt) utiliza 2 excertos de cor #2 (12,16)Fonte RobotoSlab-Bold (11.5 pt) utiliza 4 excertos de cor #11 (12-13,16)

Prinect PDF Report 18.00.030 - 2 - 24.09.2018 16:36:06

Fonte RobotoSlab-Bold (12.0 pt) utiliza 4 excertos de cor #1 (21)Fonte RobotoSlab-Light (9.0 pt) utiliza 4 excertos de cor #2 (21)Fonte RobotoSlab-Light (10.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #2 (5)Fonte RobotoSlab-Light (11.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #6 (21)Fonte RobotoSlab-Light (11.0 pt) utiliza 4 excertos de cor #1 (12)Fonte RobotoSlab-Regular (10.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #1 (5)Fonte SFOldRepublic-Bold (12.0 pt) utiliza 2 excertos de cor #18 (5-21,24)Fonte ProximaNovaCond-Bold (12.0 pt) utiliza 4 excertos de cor #1 (24)Fonte preta ProximaNovaCond-Bold (11.0 pt) é punching #1 (24)Fonte preta ProximaNovaCond-Regular (11.0 pt) é punching #3 (24)

Outras informaçõesAjustes utilizados: Qualify_SPOT

Separações das cores: 4CMYK

Página 1Página 2Página 3Página 4Página 5 - 7Página 8Página 9 - 21Página 22 - 23Página 24

Espaços de coresDeviceCMYK / Separation

Fontes: 14KlinicSlab-LightItalic Type1 / WinAnsi / subgrupo embutidoProximaNovaCond-Bold Type1 / Custom / subgrupo embutidoProximaNovaCond-Regular Type1 / WinAnsi / subgrupo embutidoRobotoSlab-Bold TrueType / WinAnsi / subgrupo embutidoRobotoSlab-Light TrueType / WinAnsi / subgrupo embutidoRobotoSlab-Light TrueType (CID) / Identity-H / subgrupo embutidoRobotoSlab-Regular TrueType / WinAnsi / subgrupo embutidoSFOldRepublic-Bold TrueType / WinAnsi / subgrupo embutidoUbuntu-Bold (5x) TrueType / WinAnsi / subgrupo embutidoUbuntu-Bold TrueType (CID) / Identity-H / subgrupo embutido