Revista Café Gostoso 2ed

Post on 09-Mar-2016

238 views 0 download

description

Publicação digital de projeto experimental dos curso de Comunicação Institucional e Design Gráfico da UNIDAVI.

Transcript of Revista Café Gostoso 2ed

2ª E

diçã

o / M

arço

201

4

BARISTASProfissionais especializados em cafés de alta qualidade (cafés especiais), cujo principal objetivo é alcançar a “xícara perfeita”.

Gabriel Borgonha SantosAcadêmico TCIgabrielborgonhasantos@live,comgabriel.borgonhadossantos@gabrielborgonnh

Valeska FronzaAcadêmica TCIvaleska.sd@hotmail.comfacebook.com/valeska.dias.31@valeskafronzaa

Sonia Regina da SilvaCoord. TCI e Jornalismosore@unidavi.edu.brfacebook.com/soniaregina

Guilherme LindnerAcadêmico TCIfacebook.com/guilhermeantonio.karstenlindnertwitter.com/guipenisguilherme@brlive.com.br

Robson KeinerAcadêmico TDGrkeinerdesigner@hotmail.comfacebook.com/robson.keiner

Jean CaetanoCoord. TDG e TDIjeancaetano@unidavi.edu.brfacebook.com/jeancaetano

Cintia PreisAcadêmica TCIcintiapreis@hotmail.comfacebook.com/cintia.p.andrade@cintiapreis

Katyanne Karinne KrullAcadêmica TCIkatyannekarinne@gmail.comfacebook.com/katyanne.karinne@kannekr

E Aí, VAIUM CAFÉGOSTOSO?

E chegamos à segunda edição da Café Gostoso – Mídia e Design uma publi-cação experimental dos acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Comunicação Institucional (TCI) e Tecnologia em Design Gráfico (TDG), da UNIDAVI.

Nesta edição trazemos uma capa inspirada no movimento De Stijl, organizado na Holanda, em 1917, por Theo Van Doesburgo. Designer gráfico, pintor e ar-quiteto Doesburgo, com a parceria do também pintor Piet Mondrian e do ar-quiteto Gerrit Rietveldo buscou com o De Stijl uma total purificação da arte e do design através de uma linguagem universal. O movimento De Stijl possui características abstratas, traços verticais, horizontais e cores primárias.

A releitura foi realizada pelo acadêmico de TDG, Robson Keiner, durante as aulas de tipografia e diagramação. Mais capas foram concebidas em sala de aula contemplando outros movimentos da arte e do design. Algumas delas apa-recem aqui na Café Gostoso.

Ainda nesta edição você verá um ensaio fotográfico voltado à tendência retrô produzido pelas acadêmicas de TCI, Cintia, Katyanne e Valeska, no Laboratório de Fotografia do curso. Também por aqui estão trabalhos realizados no decor-rer das aulas, atividades extraclasse e participações de acadêmicos e profes-sores em eventos relacionados às duas áreas de conhecimento.

Então... venha tomar um Café Gostoso com a gente e conhecer um pouco mais sobre este vasto mundo da Comunicação e do Design.

Prof. Jean Gilberto Caetano (coordenador TDG e TDI)Profª Sônia Regina da Silva (coordenadora TCI e Jornalismo)

+capas

Camila BeselMovimento Dadaismo# Raquel Arndt

Movimento Cubismo#

Kauane LottinMovimento Cubismo#Hedna Pianezzer

Movimento Bauhaus#

Franciane MommMovimento Cubismo#

Patrícia Geisler XavierMovimento Arte Deco#

Leonardo CarvalhoMovimento Art Nouveau#

Alexis Reizer GuanabensMovimento Surrealimo#

PORONDEANDAM

A Café Gostoso saiu a procura de ex-alunos para um bate-papo e, desta vez, encontrou a egressa do curso de Design de Interiores, Lilian Erkamnn. Ela falará um pouco sobre sua trajetória na Unidavi, os desafios do mercado e mostrará alguns de seus trabalhos.

LILIAN ERKMANNDESIGNER DE INTERIORES

Fale sobre vocêTenho 33 anos, sou casada e tenho 2 filhos. Desde pequena amava desenhar. Quando você começa a desenhar passa a enxergar o mundo de forma diferente e a prestar atenção em detalhes que antes não dava importância. Também, sempre gostei de decoração, de me encantar com ambien-tes bonitos que expressem os gostos e interesses de seus donos, de combinar cores, estampas e texturas. Formei-me em Design de Interiores em 2013, mas já trabalho na área há seis anos.

Como você vê o Curso de Design de Interiores? O curso é de extrema importância para quem trabalha ou pretende trabalhar nesta área, pois, te prepara para o mer-cado, com competência técnica e criatividade para criar conceitos, interagir com outras áreas do conhecimento e da produção, propor novos materiais e modos de fabricação, aperfeiçoar os produtos existentes e apresentar soluções de uso e costume.

CG: Café GostosoLE: Lilian Erkmann

CG:LE:

CG:LE:

Como foi sua trajetória durante o curso (em relação ao mercado de trabalho) e o que mudou depois? Como já trabalhava na área os clientes vinham até o es-critório para que realizasse o projeto dos móveis. Hoje querem que eu realize além do mobiliário, gesso, planta hi-dráulica e elétrica. Ligam-me para pedir se o tapete combi-na com a cor do sofá; qual a cortina ideal e referências de lojas, enfim, o curso de Design deixou-me mais confiante para realizar e questionar o que realmente fica bom.

CG:

LE:

CG:

LE:

Qual foi a maior dificuldade quando você começou a atuar no mercado?Minha maior dificuldade está sendo em expor para o cli-ente que o trabalho de design de interiores é cobrado. Na empresa onde trabalho não é cobrado projetos de mobiliários, as pessoas sabendo que sou designer de in-teriores pedem-me dicas e sugestões de outros itens que não são relacionados ao mobiliário e quando recebem essas dicas muitos deles não voltam mais ao escritório.

CG:LE:

Existe diferença entre decoração e design de interiores? A decoração harmoniza estilos de móveis, orienta a compra de obras de arte e decora residências e empresas. O design de interiores é uma evolução técnica e estética da decoração.

Com a necessidade urbana de espaços cada vez mais de-talhados e personificados aliada aos avanços tecnológi-cos em equipamentos, materiais e uso destes espaços, o profissional de decoração foi ficando para trás por não ter habilidade técnica para projetar. Com esta nova realidade surge então o design de interiores, uma área bem mais ampla, com vários segmentos onde o profissional apren-de conteúdos multidisciplinares de Design, Arquitetura, Engenharia, Artes entre outras áreas que formam o todo.

Com esta formação o profissional está apto a realizar alterações no layout, trabalhar gesso, iluminação, pro-jetar móveis, trocar revestimentos, enfim, tudo o que for necessário para que o projeto seja inovador, contemporâ-neo e correto dentro das normas técnicas.

CG:LE:

CG:

LE:

Qual o perfil de um bom profissional da área?Ser ético em tudo que faz. Ter como base as virtudes que devem ser exigíveis e respeitadas no exercício da profissão. Amar o seu trabalho e o que faz. Ser honesto - a honestidade está relacionada com a confiança que nos é depositada. Manter sigilo - o respeito aos segre-dos das pessoas para que assim seu trabalho possa ser respeitado. O conhecimento das tendências, da tec-nologia, das técnicas e práticas profissionais que estão sempre em constantes mudanças para que tenhamos um trabalho de boa qualidade.

Qual a dica que você deixa para quem se interessa pelo curso?Ter conhecimento em AutoCAD e software 3D. Ler sobre o assunto. Visitar feiras e mostras de decoração. Quando pensar em projetar um mobiliário, uma facha-da, um jardim, deve sempre levar em conta a quali-dade de vida das pessoas que vão morar neste espaço, a sustentabilidade, a ergonomia e também a beleza. Você está preparado para pensar o espaço em que as pessoas vão morar? Você tem o talento e a capacidade suficientes para criar interiores?

Por:Gabriel SantosGuilherme Lindner

A próxima edição do CIEPE já está agendada:dias 27, 28 e 29 de agosto de 2014.

O Pixel Show é o maior evento de arte e criatividade da América Latina e o terceiro maior do mundo. Grandes artistas nacionais e internacionais das áreas de Fotografia, Artes Visuais, Ilustrações, Graffiti, Moda, Comics e Games fazem parte todos os anos do line-up do evento.

Em 2013 o Pixel Show ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro, no Clube Heabraica, em São Paulo e contou com a participação do coordenador do curso de Design Gráfico da UNIDAVI, professor Jean Caetano.

De acordo com Caetano nos dois dias do evento foi possível acompanhar palestras internacionais, work-shops, exposições, sessões de live painting e pontos de encontro de criativos.

“Foi uma experiência muito rica. Além do contato com profissionais, estudantes e apaixonados pela área

assistir palestrantes como Mauricio de Souza e Sérgio Gordilho nos ajuda a ver as

muitas oportunidades e o que podemos trazer para

dentro da sala de aula”,

De

sta

qu

es

do

Pix

el

Sh

ow

201

3

# Techno Image (Brasil)

# Barbara Veiga (Breiga)

# Mauricio de Souza (criador da Turma da Mônica)

# Sam Van Doorn (Holanda)

# McBess (Inglaterra/França)

# Momento Factory (Canadá)

# Tipocali (Brasil)

# Sérgio Gordilho (Agência África)

# Eduardo Srur (Brasil)

# Sandro di Signi (Visual FX)

# Nawer (Polonia)

# MK12 (Estados Unidos)

Ao final de cada semestre letivo os acadêmicos devem apresentar um trabalho de conclusão que objetiva colocar em prática os conhecimentos assimilados em sala de aula. A ideia é que fiquem melhor preparados e mais próximos da realidade do mercado de trabalho.

No curso de TCI é desenvolvida a Produção Interdisciplinar de Comunicação (PIC), individualmente e ou em duplas. No curso de TDG é aplicado o Trabalho Integrado, individualmente e ou em grupos.

E, para ampliar os resultados, na 3ª fase de ambos os cursos, os acadêmicos desenvolvem peças publicitárias para uma empresa real ou fictícia. Devem utilizar recursos da fotografia digital e técnicas de publicidade, propaganda e marketing.

As turmas de TCI e TDG trabalham juntas e defendem seus trabalhos em banca.

Trabalho Interdisciplinar e Intercursos TCI e TDG

Conheça quatro dessasCampanhas Publicitárias Lual Modas - Ituporanga

Banda Costeletas – Rio do Sul

BR Live! Telecomunicações – Rio do Sul

Parque Ecológico Ingo Altenburg – Ituporanga

A Loja Lual Modas comemora 15 anos de exis-tência. Abriu as portas em setembro de 1998 para atender um público exigente nas seções masculina, feminina e infantil com calçados e vestuário. Um dos destaques da Loja, que atende às regi-ões de Ituporanga e Imbuia, são os desfiles de moda solidários.

Os acadêmicos optaram por focar nos eventos anuais que a Lual Modas realiza tanto para a di-vulgação, quanto para a interação com os clien-tes. Também continuaram com as formas de pro-paganda já utilizadas, nas quais o público se iden-tifica, porém tornaram os suportes midiáticos mais atrativos para o cliente.

Com os dados coletados passou-se à parte de criatividade e ideias que foram:

Novo Logo:para dar destaque e beleza à marca. Bus-cou-se nova forma, letras e algo mais jovem, que despertasse a atenção do público.

Panfletos:distribuição em Ituporanga e Imbuia. Cerca de 6 mil sendo que 2 mil são para encarte no Jornal Destaque e Jornal Vale Sul.

Quem fez:Claudio Henrique Doerner e Tamires Doerner - 3ª fase de TCIcom suporte de Hedna Cristian Pianezzer - 3ª fase de TDG

Com a parceria da gerência da instituição foi possível criar uma campanha diferencia-da, com foco na preservação ambiental e o objetivo de ampliar a divulgação do Parque em Santa Catarina. A fim de padronizar materiais impressos e mídias digitais, criando uma identidade visual a Campanha tem como slogan Reci-cle esta Ideia e consiste em quatro peças:

Folderinstitucional: com as princi-pais informa-ções e imagens para que a po-pulação se situe e conheça as instalações do local. O ma-terial recebeu atualizações de um modelo an-terior. Será utili-zado para divul-gação e distri-buído para os visitantes.

Outdoor:possui uma frase impactante que objetiva atrair o olhar repentino dos motoristas e também pedestres, que ao passar no local, saibam de que a mensagem se trata do Parque Ecológico Ingo Altenburg.

Calendário de Geladeira: possui imagens alusivas ao Parque, assim como endereço, telefone e horário de atendimento.

Sacola retornável: foi criada uma sacola de pano resistente vol-tada para todos os públicos. O objetivo é con-tribuir para a diminuição do uso do plástico, que pode demorar até quatro séculos para se decompor, contribui para inundações, além de matar animais por asfixia e ingestão.

Quem fez:Katyanne Karinne Krull da 3ª fase de TCI, com o suporte de Marcos Ariel Regueira, designer gráfico formado pela Unidavi.

A vontade da Banda em aumentar o número de shows e, consequentemente, a venda de produtos relacionados motivou a campanha publicitaria. Feito o briefing para a captação das informações visualizou-se algo diferencia-do e de impacto para o público-alvo: empresá-rios que contratam shows.

Foram desenvolvidas três peças publicitárias: duas direcionadas para as casas de shows e eventos e uma para os fãs que acessam o site da Banda.

COMUNICAÇÃO MOSTRATCI realiza evento cultural como trabalho de conclusão de curso

No dia 31 de agosto de 2013 a UNIDAVI formou a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Comunicação Institucional (TCI). Mas, antes disso os acadêmicos passaram por uma “prova de fogo”: realizar um evento cultural e beneficente para toda a comunidade regional.

O resultado foi o “Comunicação Mostra - A cada olhar uma descoberta” que ocorreu na noite de 20 de junho, no Parque Universitário Norberto Frahm, em Rio do Sul. Toda a atividade foi realizada nas disciplinas Organização e Gestão de Eventos e Produção Interdisciplinar em Comunicação (PIC) na 5ª e última fase do curso.

O evento recebeu fotógrafos, produtores de audiovisuais, artistas plásticos, designers e músicos que fazem a diferença através do trabalho cultural e social no Alto Vale. Sem fins lucrativos, o objetivo foi socializar a atividade prática de conclusão do curso de forma beneficente.

O Comunicação Mostra 2014 está marcada para o dia 10 de maio.

Atrações do Comunicação Mostra 2013 Amanda Oliveira – São Paulo (design)Arnaldo Barbosa – Rio do Sul (palhaço)Elaine Oliveira Moreira (literatura)Fábrica de Cinema do Alto Vale e Gabriel Garcia – Rio do SulGrupo Vitamina Coletiva – Balneário CamboriúGrupos de Dança e Música da Fundação Cultural – Rio do Sul Judith Ledra – Rio do Sul (artes plásticas)Marcos Petry - acadêmico de Comunicação - MúsicoRose Corderosa – Rio do Sul (artesã)Russo – Salete (esculturas em ferro)Sandra Nazário – Taió (artes plásticas)Silvana Toassi – Rio do Sul (artes plásticas) Taillon Janiel da Luz (artes plásticas)

FotógrafosAdriana Kassis – Foto Clube Rio do SulDaniele Tonet – Rio do SulFlávio Manoel – Rio do SulFrancine de Mattos – SaleteManuela Bertol – Rio do SulNatacha Santos – Rio do SulPablo Albino – Rio do Sul Princess – Rio do SulRodrigo Demarchi – Foto Clube Rio do SulXico Stocker – Rio do Sul

Ensaio fotográfico busca transmitir a cultura deixada pela época.

“Cada clique é a certeza de que um determinado momento ficará guardado para sempre”, afirma a acadêmica de Tecnologia em Comunicação Institucional, Katyanne Karinne Krull, a Katy. O sentimento que se transformou em paixão pela fotografia foi o que levou a universitária a desenvolver o ensaio fotográfico: “A essência dos anos 60”.

Por: Cintia Preis de Andrade

Paixão pela fotografia resgataa essência dos anos 60

Os cliques foram realizados no dia 01 de junho de 2013 com as colegas de turma, Cintia Preis de Andrade e Valeska Fronza. O cenário foi o Laboratório de Fotografia do curso, no 4º andar da Unidavi, campus Rio do Sul.

Katy buscou resgatar a cultura da época que deixa saudades para muitas pessoas. A preocupação em transmitir os costumes através das roupas e atitudes também foram detalhes que fizeram a diferença no ensaio fotográfico.

As amigas aderiram a objetos que relembram épocas antigas, como telefone, disco de vinil e câmera fotográfica antiga. As roupas e acessórios emprestados pela acadêmica de Psicologia da Unidavi, Rosângela Maria Mayer Stocker, ajudaram a compor os ambientes vintage e retrô.

Vestidos, saias, lenços, óculos e por aí vai !! É grande a quanti-dade de acessórios que volta a ser moda. O estilo despojado/-

clássico atrai mulheres e homens que usam e abusam das combinações anos 1960 a 1980.

O modelo retrô das camisas de bolinha, xadrez, cores vibrantes e neutras fazem parte do cenário inverno e verão. Com peças para todos os gostos fica mais dinâmico montar looks para o dia a dia.

O inverno ficou com o glamour das mangas e vesti-dos longos florais e neutros, sem contar as meias finas e luvas que dão um toque de sofisticação. Os

homens elegantes com seus ternos alinhados e chapéus fazem o estilo comportado.

Já o verão vem com as saias, lenços na cabeça, óculos redondos e quadrados de

diferentes cores e tamanhos. E claro, as areias brasileiras ficam com o tema “meu

biquíni de bolinha amarelinha”.

O passado está de volta, e é moda!

Por: Valeska Dias Fronza

... no vestir...

Os penteados e maquiagens também chegaram com tudo. Coques altos ou para o lado, rabos de cavalo, topetes altíssimos, cabelos volu-mosos, uso de apliques, tiaras, fitas de cetim e franjas laterais se desta-cam e são eternizadas nas cabeças femininas.

Na maquiagem se dá valor a rostos marcantes e expressivos. Os lábios trazem o charme dos batons vermelhos e cores fortes. Os olhos são bem delineados e com cílios longos.

Sem descer do salto, os sapatos ajudam a elaborar o estilo que agrada cada vez mais o universo feminino e masculino. As bolsas e carteiras de mão finalizam o figurino casual/épico.

Vale ressaltar os elementos que compõem o cenário antigo. Os tele-fones, discos de vinil e câmeras analógicas são clássicos da época vin-tage. Por trás de flashes, com caras e bocas, tentar relembrar os velhos tempos começa vir à tona.

A essência do retrô e do vintage está de volta. Para os amantes dos estilos é nostálgico e reconfortante a volta da cultura que se torna moda.

...no usar...

...no decorar...

Fotos:Katyanne Karinne Krull