Roma – Monarquia e Repúblicaursula.com.br/arquivos/arquivo_1398169430.pdfA fundação de Roma...

Post on 22-May-2020

4 views 1 download

Transcript of Roma – Monarquia e Repúblicaursula.com.br/arquivos/arquivo_1398169430.pdfA fundação de Roma...

►A civilização romana se localizou na parte continental pela península Itálica e na parte insular pelas ilhas de Córsega, Sardenha e Sicília banhada pelos mares Mediterrâneo, Tirreno, Adriático e Jônico.

►O povoamento se deu pelos indo europeus, por volta de 2000 a.C., na mesma época que se deu o povoamento da Grécia. Os principais povos foram: Italiotas ou Itálicos

Cartagineses

Gregos

Etruscos

Geografia e Povoamento

A fundação de Roma

Origem Mitológica ►Segundo essa versão Roma foi fundada entre

754 a.C. e 753 a.C., pelos irmãos Rômulo e Remo.

►Esses irmãos gêmeos foram fruto do relacionamento entre o Deus Marte e a mortal Réia Silvia. Após o parto eles foram abandonados e amamentados por uma loba, criados por um casal de pastores, quando adultos regressam às proximidades de Roma fundando a tal cidade.

A fundação de Roma

Origem Histórica

►Segundo os historiadores Roma se originou de algumas aldeias de pastores que se uniram para se proteger da invasão de outros povos, a principal atividade econômica era a criação de ovelhas.

Período Monárquico - Sociedade

►Dividida entre patrícios (ricos proprietários de terra), clientes (serviçais destes proprietários capturados em

guerra ), plebeus (homens

livres, sem direitos políticos) e

escravos;

Expansão Romana

►Claro que a expansão continuou até transformar o mediterrâneo no Mare Nostrum.

Roma conquistou a Grécia, a Macedônia, a Ásia Menor, o Pérgamo e, no Ocidente da Península Ibérica, fundou as Gálias.

Os Irmãos Graco

►Tibério Graco – Lex Sempronia

Agraria (Reforma Agrária) –

assassinado!

►Caio Graco – Lex Frumentaria

(Trigo aos pobres) – “suicidado”!

Mário e Sila ( governos autoritários)

►Nos consulados de Mário e Sila, o primeiro estabeleceu o pagamento de salário aos soldados, o que levou à entrada de pessoas pobres no exército e diminuiu os privilégios da aristocracia.

►Em função de sua política, Mário foi assassinado pelos seguidores de Sila, com a ajuda do Senado.

Primeiro Triunvirato

►Envolvia Pompeu, Crasso e Júlio César.

Pompeu ficou com Roma e o Ocidente;

Crasso com o Oriente

Júlio César era responsável pelas Gálias.

Crasso morreu em campanha militar; Júlio César estava em campanha contra os gauleses.

http://www.youtube.com/watch?v=MraNcq9XRQM

Segundo Triunvirato

http://www.youtube.com/watch?v=ROSE5S0f1gI

Conclusão da aula: Roma - monarquia e república Monarquia: fase lendária Governada por sete reis. Tarquínio,o Soberbo o último rei foi deposto ao tentar tornar seus poderes ilimitados , ignorando o Senado. Grupos sociais: patrícios, plebeus, clientes e escravos. República: após a deposição de Tarquínio foi implantado a República. Período de expansão, lutas e conquistas plebeias por igualdade de direito ( Lei Canuleia, Leis Licínias, Lei Olgúnia e Lei Hortensia). Guerras púnicas: Entre Roma e Cartago disputando o domínio do mar mediterrâneo.

República: a expansão dá início a uma crise, a tentativa de amenizar a crise levam alguns Tribunos da Plebe ao poder: os irmãos Tibério Caio Graco, mas ao tomar medidas favoráveis aos plebeus, foram assassinados. Com os ditadores Mário e Sila a crise acentua-se, então foram criados os triunviratos . Primeiro Triunvirato: Pompeu, Crasso e Júlio César . Crasso morre em batalhas, Júlio Cesar ambicionando o poder trava uma batalha com Pompeu e vence, tornando um Ditador. Após importantes reformas, ele foi visto como uma ameaça aos princípios da política romana e é assassinado por alguns senadores. Segundo Triunvirato: após a morte de Júlio César, seu fiel amigo Marco Antonio, seu sobrinho Otávio e Lépido formam o segundo triunvirato. Mas Marco Antonio e Otavio ambicionam o poder uno, Lépido se retira do poder e Marco Antonio para se fortalecer se alia a rainha do Egito Cleópatra, Otavio vence as guerras e torna-se o primeiro imperador romano.

EXERCÍCIOS DOS CONCEITOS ( PÁGINAS 35 a 38) 01- Os patrícios, grandes proprietários rurais, dominavam as instituições políticas, ao passo que os plebeus eram a maioria da população, composta por pequenos agricultores, comerciantes, artesãos e pastores – os clientes eram em suas maioria ex escravos que possuíam algum tipo de qualificação, por isso gozavam de alguns privilégios dos patrícios. Os escravos neste período eram em sua maioria capturados em guerra. 02- Em razão das desigualdades políticas. Embora muitos plebeus tivessem riquezas e formassem grande parte das forças militares necessárias à proteção da cidade, estavam excluídos dos principais cargos públicos. 03- Os tribunos da plebe, magistrados que dispunham do poder de veto para decisões do Senado que considerassem contrárias aos interesses dos plebeus; a Lei das doze Tábuas, publicação de leis escritas que asseguravam igualdade jurídica entre patrícios e plebeus; a Lei Canuleia, permitia o casamento entre patrícios e plebeus; a Lei Licínia, que garantia o direitos dos plebeus participarem dos consulados e ter direito a terras públicas, a Lei Olgúnia, garantia liberdade religiosa e a Lei Poetélia, abolição da escravidão por dívidas.

04- Júlio Cesar acumulou os poderes e cônsul, tribuno, sumo sacerdote , supremo comandante do exército e ditador. Durante seu governo, promoveu reforma político Administrativa, distribuiu terras entre soldados, impulsionou a colonização das províncias, construiu obras públicas e reformulou o calendário. Seus poderes, contudo, despertaram a oposição de alguns senadores, que tramaram sua morte. 01- D 02- A 03- E 04- A 05- E 06- E 07- A 08- A