saneamento básico em sao luis

Post on 13-Jun-2015

1.974 views 4 download

Transcript of saneamento básico em sao luis

SANEAMENTO SANEAMENTO BÁSICO BÁSICO EM SÃO LUÍSEM SÃO LUÍS

Samuel rochaSamuel rocha

IntroduçãoIntrodução No conceito de saneamento básico No conceito de saneamento básico

podemos dizer que Saneamento básico podemos dizer que Saneamento básico é um conjunto de procedimentos é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. higiênica saudável para os habitantes. Trata-se de serviços que podem ser Trata-se de serviços que podem ser prestados tanto por empresas estatais prestados tanto por empresas estatais como privadas, porém é um serviço como privadas, porém é um serviço essencial tendo em vista a necessidade essencial tendo em vista a necessidade por parte da população e sua por parte da população e sua importância para saúde e o meio importância para saúde e o meio ambiente da sociedadeambiente da sociedade..

E QUAIS SÃO ESTES E QUAIS SÃO ESTES SERVIÇOS?SERVIÇOS?

Abastecimento Abastecimento d’águad’água

Esgotamento Esgotamento sanitáriosanitário

Resíduos sólidosResíduos sólidos DrenagemDrenagem

Controle de poluentes Controle de poluentes Educação ambientalEducação ambiental Controle de vetoresControle de vetores UrbanizaçãoUrbanização

Nesse trabalho iremos falar sobre Nesse trabalho iremos falar sobre três pontos dentro de saneamento três pontos dentro de saneamento

básico em São Luísbásico em São Luís::

Abastecimento D’ÁguaAbastecimento D’Água Esgotamento SanitárioEsgotamento Sanitário Resíduos Sólidos (lixo)Resíduos Sólidos (lixo)

1 - Abastecimento D’Água

Chamamos de água potável a água própria para o consumo humano.

A água potável deve ser:

• Límpida e transparente, livre de impurezas;• Arejada;• Com certa quantidade de sais minerais dissolvidos;• Sem micróbios e sem ovos de vermes parasitas;•Inodora (sem cheiro) e incolor (sem cor).

Como podemos obter água potável ?Está cada vez mais difícil obter água na natureza com as características de água potável.

Dessa forma cabe ao governo providenciar o tratamento da água para torná-la potável e servi-la á população.

O local onde a água é tratada antes de ser servida a população, é a estação de tratamento. Nela a água passa por uma série de processos até torná-la potável.

Distribuição e armazenamento

As companhias que tratam a água nos estados e nos municípios são responsáveis também pela sua distribuição. Para isso se utilizam de quilômetros de canos, que devem ser mantidos em perfeito estado para que a água distribuída à população não se contamine depois de sair da estação de tratamento.

Quando chega às residências, acaba a função das companhias de saneamento e começa a responsabilidade dos moradores.O que fazer para manter a água que chega às casas e aos prédios potável?- Manter a caixa d’água em bom estado.Para isso, convém deixá-la bem fechada, para que pequenos animais não entrem, além disso, substituir os canos que estão começando a se danificar.

A água é um recurso natural indispensável à vida, sendo assim é muito importante a sua preservação.Além da poluição, o consumo de água dobrou nos últimos 20 anos enquanto a disponibilidade de água ficou três vezes menor: e pior, há muito desperdício. Cerca de 30% da água tratada é desperdiçada em vazamentos pelas ruas.Há ainda os nossos hábitos culturais, como deixar a torneira da pia aberta em nossa higiene pessoal, tomar longos banhos ou lavar as calçadas ou carros com grande desperdício de água.

2 - SISTEMA DE ESGOTOS: Despejos são compostos de materiais rejeitados ou eliminados devido a atividade normal de uma comunidade. O sistema de esgoto existe para afastar a possibilidade de contato de despejos, dejetos humanos, químicos,hospitalares entre outros com a população e com as águas de abastecimento, impedindo assim o contato com os vetores de doenças.

O sistema de esgotos ajudam a reduzir despesas com tratamento tanto da água de abastecimento quanto das doenças provocadas por contato humano com os dejetos, Além de controlar a poluição das praias.

Existem três tipos de esgotos:

-Esgoto doméstico

-Esgoto de escoamento pluviais

- Esgoto industrial

Durante o tratamento do esgoto são mortos os micróbios e os ovos de vermes causadores de doenças. Dessa forma o esgoto não irá contaminar o ambiente.

Quando uma cidade ou um bairro não possui rede de esgotos, devem-se construir fossas para recolher os dejetos humanos. Há dois tipos de fossas: a seca e a séptica.

Doenças causadas por falta de rede de esgotos: São inúmeras as doenças que podem ser adquiridas por falta de uma rede de esgoto eficiente tais como:• Não bacterianas – Poliomelite, Hepatite tipo A, giárdias , disenteria amebiana, diarréia por vírus.

• Bacterianas – Febre tifóide, febre paratifóide, diarréias e disenterias bacterianas como a cólera.• Helmintos transmitidos pelo solo – ascaridíase (lombriga), tricuríase, amarelão.• Tênias (solitárias da carne de boi e de porco – teníase, cirticercose.• Helmintos associados a água – esquistossomose (barriga d’água)• Insetos vetores relacionados com a fezes – (elefantíase).

3 -Disposição do lixo

DEFINIÇÃO

São os restos das atividades humanas considerados inúteis, apresentam-se sob as formas inorgânica e orgânica.

Limpar uma cidade não é apenas recolher o lixo, afinal temos que tratá-lo também.

O lixo que é depositado no meio ambiente é um problema muito sério, pois os materiais hoje fabricados têm enorme durabilidade e se degradam lentamente. Certos plásticos demoram dezenas de anos para sofrer total decomposição.

IMPACTOS AMBIENTAIS E ECÔNOMICOS:

-Esgotos jogados sem nenhum tratamento em lagoas, rios e praias;

-O solo é um fator importante na transmissão de algumas doenças, principalmente em locais onde não há rede de esgoto nem água tratada;

-As pessoas que viviam da pesca;

-Ecossistemas totalmente devastados pela poluição.

Efeitos positivos do saneamento básico:

- melhoria da saúde da população;

- diminuição dos custos do tratamento de água;

- melhoria do potencial produtivo das pessoas;

- dinamização da economia e geração de empregos;

- eliminação da poluição;

- conservação ambiental;

- melhoria da imagem da cidade.

Conclusão Enfim, já erramos o suficiente para saber o que não devemos fazer. Todos, governos e sociedade, devem juntar-se em um trabalho que envolva obras do governo e de conscientização da população para mudarmos esse quadro inacabado e injusto com o meio ambiente, o que reflete em toda a população.

BAIRRO DO RENASCENÇA

BAIRRO DO RENASCENÇA

BAIRRO DO RENASCENÇA

ESGOTO A CÉU ABERTO NO MAIOBÃO

BAIRRO DO RENASCENÇA

BAIRRO DO MAIOBAO

BAIRRO DO MAIOBAO

BAIRRO DO MAIOBAO

BAIRRO DO MAIOBAO

BAIRRO DO MAIOBAO