Semana da Leitura'12

Post on 26-Mar-2016

217 views 1 download

description

portefólio das atividades da SL'12

Transcript of Semana da Leitura'12

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior

A edição da Semana da Leitura de 2012 decorreu de 5 a 9 de março, em todas as escolas são-joanenses, numa festa da leitura.

As atividades agendadas, direcio-nadas para a promoção da leitura e da escrita, foram concretizadas nas sessões de Hora do Conto, nos en-contros com escritores, na feira do livro, através do concurso Toc’a Ler!, nas mostras dos trabalhos desen-volvidos ao longo das aulas do Plano Nacional da Leitura, entre muitas outras iniciativas de animação que envolveram todos os intervenientes da comunidade educativa, do ensino pré-escolar ao secundário, não deix-ando ninguém indiferente.

Esta iniciativa foi promovida pelo Plano Nacional da Leitura (PNL) e pela Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira (RBE-SJM).

Estas páginas são um testemun-ho das atividades mais marcantes da semana, organizadas cronologi-camente.

As professoras bibliotecáriasCarla Flores, Luísa Correia

Os livros da Semana da Leitura

Entre muitos outros...

Toc’a Ler!Concurso

A Semana da Leitura começou com o lançamento do concurso Toc’a Ler!, em todas as escolas do agrupamento.

Para o 1º ciclo selecionou-se um excerto de Pequenos Vagabundos, de Giani Rodari. Para o 2º/3º ciclos e ensino secundário escolheu-se o conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, in Contos.

No lançamento do concurso, colaboraram, na escola sede de agru-pamento, cerca de 38 alunos selecionados nas turmas do 7º E, 8º B, 9º A,10ºF, 11º C e 12º F. Os docentes de português preparam-nos para que lessem o texto em todas as salas e mobiblizassem os cole-gas.

O concurso decorreu de 5 a 20 de Março. Os trabalhos selecionados serão publicados no site das Bibliotecas do agrupamento, em

www. biblioteca.aeoj.org

Leitura em várias línguasAnimação da leitura

A Leitura em várias línguas envolveu docentes de todas as línguas lecionadas no agrupamento: Português, Inglês, Francês e Espanhol.

Tratou-se de uma iniciativa muito rica e participada, que envolveu os alunos do 2º ciclo ao ensino secundário, na leitura de poesia, peque-nos textos e canções, todos com uma única fi nalidade: promover a leitura.

João Sardente e o espírito da televisãoLeitura encenada

A turma de Animação Sociocultural, coordenada pela docente de expressão dramática, encenou o conto João Sardento e o espírito da televisão, para os alunos do 5º ano.

O livro narra o diálogo entre o João Sardento, um rapazinho que adorava ver televisão logo após a conclusão dos trabalhos de casa, e uma estranha criatura, feita de luz e de fumo, que mais não é do que o espírito da televisão que vivia num velho televisor, arrumado no sótão dos avós.

Leitura com SentidosLeitura braille

A partir de O livro negro das cores, Vitor Martins, cego estagiário da Bi-blioteca Municipal, proporcionou aos alunos do 2º, 5º e 6º anos, uma lei-tura em braille, valorizando a perce-ção do mundo através dos sentidos.Ao longo desta leitura, Vítor Mar-tins (coadjuvado por Arlete Ladeira, animadora da Biblioteca Municipal) respondeu às questões dos alunos e esclareceu toda a curiosidade que suscitou, relacionada com a sua condição de cego.

Carla Flores levou os jovens e do-centes que se predispuseram, a ex-perienciarem e a refl ectirem sobre como será aquilo que nos rodeia para quem não vê, através dos chei-ros, sabores, texturas...

Dia AbertoAnimação da Feira do Livro

No Dia Aberto, a Semana da Leitura continuou ape-nas com animação da Feira do Livro e visitas às expo-sições do PNL e da Foto-grafi a Estenopeica, paten-tes na biblioteca da escola sede.Foram muitos os visitantes nesse dia devido às ativi-dades desenvolvidas: Feira das Profi ssões, Dia da Ci-ência, Palestras, entre ou-tras.

A Feira do livro esteve patente toda a semana, bem como a exposição do 50º Aniversário da Biblioteca Municipal

de S. João da Madeira

Leitura com DireçãoAnimação da leitura pelos elementos da direção do agrupamento

Viajando ao sabor dos livrosObrigada SEMANA da LEITURA. Ainda bem que existes e nos tiraste do meio dos decretos, despachos,

resoluções, decisões e outras complicações.Ainda bem que nos conduziste ao outro lado das letras, ao mundo dos

livros, das estórias, aos encantos das crianças…Partilhámos com elas emoções, afetos, tentando de alguma forma “

regar “as pequeninas sementes que já começam a germinar…E assim saltámos, de sala em sala, de estória em estória… “ O traseiro

do rei “para delícia da pequenada ao ouvir o grito de dor do soberano, quando ao sentar-se no trono se picava num alfi nete e gritava:

- AI, TIRA-MO! Tira-mo!...Passando pela “ Sopa queima” que de uma forma hilariante e interativa

”Então sopra, fi lha, sopra!” os ajuda a enfrentar alguns pequenos desconfortos de quem tudo faz para se ver livre da sopa.

Para os mais cresciditos… Valter Hugo Mãe e “ Os Quatro Tesouros”, numa partilha de sentimentos e elos de ligação que unem as famílias.

…Assim aconteceu, SEMANA da LEITURA…assim decorreram as estórias com direção, sem rota certa, mas com rumo defi nido.

E foi contigo, SEMANA da LEITURA, que eu, a Renata e o Alexandre proporcionamos e usufruímos de momentos fantásticos!…

Antonieta Oliveira

Leitura com direçãoAnimação da leitura pelos elementos

da direção do agrupamento

As coordenadoras do 1º ciclo também não resistiram à alegria de contar/ouvir uma boa estória...

... e os meninos do pré-escolar ouviram tambémas estórias da Renata e Antonieta

Leitura com direçãoAnimação da leitura

O sub-diretor, dr. Ricardo Mor-gado escolheu a história da Do-ninha na despensa, do livro 365 Histórias.

Os alunos do 6º C retribuíram com poesia e muita imaginação

Os alunos do 6ºA leram um excerto de Limpa Palavras, de Álvaro Magalhães

Leitura com direçãoAnimação da leitura

Como sempre, o diretor escolheu um livro de matemática para os alunos. Desta vez, foi O pequeno livro da desmatemática, de Ma-nuel António Pina, do qual lhes leu a história do Zero, demons-trando que o número zero é um dos mais extraordinários perso-nagens do mundo da matemáti-ca. Mário Coelho provou que se pode ler a matemática de uma forma muito divertida.

No intervalo da ma-nhã, as Marias do 7º A encenaram uma pe-quena dramatização, na qual uma menina pede à avó que lhe con-te uma história.

Nada de anormal não fosse a avozinha ser muito surda...

Muito divertido!

O Lobo NegroAnimação da leitura

A partir de um album sem qual-quer texto, os alunos do 2º ciclo foram convidados a visionar o do-cumento com atenção para an-teciparem o fi nal da história.Para tal, foi necessária uma gran-de concentração bem patente nesta imagem.No fi nal houve prémios para as três melhores propostas.

Os alunos do 6ºA e 6ºC premiados

Nada nos inquietará?Exposição de fotografi a estenopeica de Rui Apolinário

Rui Apolinário participou na Semana da leitura do agrupamento com a expo-sição de fotografi a estenopeica Nada nos inquietará?

Nas palavras do autor, o projecto consistiu tecnicamente em fotografar com uma câmara estenopeica a fl oresta após esta ter sido consumida pelo fogo. A opção resultou da intenção de tentar obter imagens nas quais prevalecesse um “continuum” fi el ao devir intrínseco da realidade imediatamente física, mas tam-bém, metaforicamente, da actual “realidade” axiológica. Tornou-se vital desde início o afastamento do que poderia ser visto como um estado de “rigor mortis” consumado. O “estenopo” foi ainda escolha pela demora consciente do acto de colher a luz importando um conjunto de imagens tão cruas quanto próximas da intensidade telúrica que todo o processo de destruição augura e todo o acto de recriação exige.”

A iniciativa foi ao encontro das motivações dos alunos do Curso Profi ssional de Fotografi a que se iniciou este ano. Os alunos entusiastas, aproveitaram a pre-sença do autor para esclarecer aspetos mais técnicos da fotografi a, mas também tiveram a oportunidade de mostrar a Rui Apolinário os trabalhos já desenvolvidos na sua sala de trabalho.

O Santo GulosoAna Oliveira presentou o seu livro

Ana Oliveira apresentou o seu recém-publicado livro - O Santo Guloso - aos alunos do 2º ciclo que, por sua vez, agradeceram com poesia e uma bonita melodia. O Santo Guloso, da Calendário das Letras, é o segundo livro da escritora de literatura infanto-juvenil.

Apresentação do livro A mentira sagrada

A terminar a Semana da Leitura, Luís Miguel Rocha apresentou aos alunos do secundário o seu último Livro, A Mentira Sagrada. Tratou-se de uma sessão bastante participada, durante a qual o autor clarifi cou a temática abordada neste thriller, editado pela Porto Editora.

Grande conhecedor do Vaticano e de História, Luís Miguel Rocha respondeu às questões e, no fi nal, disponibilizou-se para a sessão de autógrafos.

A sessão foi animada pelo grupo de teatro 3atos e moderada pelas alunas Ana Bela e Dalila do 12º ano.